Marketing de dados: como eles melhoram as suas estratégias?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 17 de novembro de 2022 | Atualizado: 17 de novembro de 2022.

Certamente, a sua empresa trabalha com diversas estratégias de marketing e vendas. Afinal, elas são responsáveis por atingir os seus objetivos e promover o crescimento dos negócios. Você sabia que o marketing de dados pode ser um ótimo aliado nesse processo?

O marketing de dados, como o nome sugere, é uma técnica que coleta, trata e cruza diferentes fontes de informação para atingir os objetivos de determinada campanha. 

Em outras palavras, você utiliza uma série de informações (internas e externas) para otimizar a gestão estratégica do negócio.

Dessa maneira, você tem à sua disposição, uma série de informações importantes que ajudam na tomada de decisão. 

Vamos aprender mais sobre o assunto e conferir como o marketing de dados ajuda a melhorar as suas campanhas? Continue conosco e confira a leitura a seguir!

Garante boas oportunidades de venda

Além de conquistar bons leads, o marketing de dados ajuda a conquistar ótimas oportunidades de venda. Isso porque, você ultrapassa a fase inicial dos leads e entende quais são as melhores estratégias para, de fato, vender o seu produto e serviço.

Afinal, sabemos que as vendas são essenciais para a sobrevivência e o crescimento do negócio no mercado. Assim, com o marketing de dados, você consegue automatizar a jornada de compra e vender muito mais.

Promove a inteligência analítica

Tomar decisões baseadas no “achismo” não é uma boa alternativa para as empresas. Por isso, utilizar os dados para direcionar o planejamento estratégico é sempre a melhor opção.

Assim, é uma forma para criar uma cultura de dados na empresa, promovendo a inteligência analítica. Ou seja, você começa a coletar, tratar e qualificar os dados para:

  • tomar decisões mais assertivas;
  • identificar tendências;
  • prevenir possíveis problemas;
  • aumentar a competitividade;
  • otimizar os processos internos;
  • e muito mais.

Torna as campanhas muito mais assertivas

O marketing de dados ajuda a coletar uma série de informações importantes que ajudam a ter insights para se relacionar melhor com o seu público. Afinal, é uma forma para conhecer melhor o seu cliente e entender quais são os seus interesses e necessidades.

Isso porque, com o marketing de dados você consegue segmentar melhor as suas campanhas e direcioná-las para o público certo e no momento certo. 

Além disso, é uma maneira para identificar qual é a melhor abordagem para investir, baseando-se nas interações e nos interesses dos seus clientes.

Gerar leads qualificados: uma das maneiras de melhorar as suas estratégias com o marketing de dados

Pare de perder tempo investindo nos clientes errados! Elabore boas estratégias de gerenciamento de dados para gerar leads realmente qualificados. Afinal, eles são essenciais para o crescimento do seu negócio.

Os leads qualificados fazem com que você não perca tempo (e dinheiro) com alguém que não está interessado nas soluções da sua empresa. Então, qualifique os leads e utilize esses dados para diminuir os esforços do time e, consequentemente, vender mais.

Cria uma ótima experiência para o cliente

Sabemos que, se as marcas querem se destacar na mente e no coração do seu cliente, precisam investir no customer experience (CX). Afinal, criar uma ótima experiência para o consumidor é essencial para retê-lo e fidelizá-lo. 

Assim, o marketing por dados ajuda a identificar as dores e as necessidades do público, possibilitando ideias criativas e inovadoras para atender melhor o seu cliente.

Satisfaz as necessidades dos clientes

Os dados são poderosos aliados para satisfazer as necessidades do seu público. Isso porque, você pode coletar o seu feedback para entender onde a sua empresa está acertando e o que precisa ser melhorado.

Então, além de ajudar na prospecção de vendas, os dados contribuem para coletar a opinião do público, resolver os seus problemas e investir na melhoria constante. Assim, você vê a sua empresa crescer e prosperar com mais facilidade.

Se você gostou de aprender mais sobre o assunto, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Este conteúdo foi produzido pelo time da PIATTINO para o uso exclusivo do blog Ideal Marketing