Marketing de Afiliados: Entenda o que é e como aplicar na sua estratégia

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de novembro de 2022 | Atualizado: 1 de novembro de 2022.

Atualmente, o marketing digital é uma ferramenta importante para qualquer empresa. Mas principalmente para as empresas que trabalham com e-commerce. Entenda nesse artigo o que é marketing de afiliados e como aplicá-lo na sua estratégia para melhorar seus resultados.

Quando pensamos em mídia, muitas vezes lembramos das mais tradicionais: televisão, cinema, outdoor…

Mas com o avanço da tecnologia e dos acessos no universo online, isso mudou. Agora existem milhares de formatos que podem ser trabalhados para divulgação e impulsionamento das vendas, como: anúncios em grandes portais, e-mails, rede social, conteúdos e marketing de afiliação… E é especificamente desse último que abordaremos com mais detalhes.  

Como funciona o Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados funciona como um meio de impulsionar as vendas dos anunciantes. Os afiliados (conhecidos como vendedores online) recebem uma comissão toda vez que um cliente realiza uma compra através da sua divulgação. O comissionamento varia de acordo com cada negociação, podendo ser pago toda vez que ele realiza uma venda, por exibição do anúncio ou apenas quando o usuário clica no link divulgado. 

O número de pessoas trabalhando como afiliados, assim como a relevância dessa estratégia, ganhou mais força nos últimos anos. Isso por conta da pandemia, que estreitou a relação das pessoas com a internet e aumentou a procura pelas lojas virtuais. Além, é claro, de terem ganho uma ampla divulgação pelas redes sociais.

Para encontrar esses afiliados, é necessário procurar uma plataforma que trabalhe o marketing de afiliados, que seja de confiança e que consiga entregar resultados para os mais diversos segmentos. Através da negociação e do objetivo de cada anunciante, será definido a melhor estratégia junto a um time com a melhor experiência no assunto.

Acompanhe as métricas

Depois de implementar sua campanha em uma plataforma de afiliados, é importante sempre acompanhar as principais métricas de investimento para entender melhor suas necessidades e oportunidades de crescimentos no mercado digital. 

Atualmente, anunciantes brasileiros dedicam de 10% a 15% do investimento em marketing digital para afiliados. E esse número só tende a crescer por se tratar de uma estratégia com baixos riscos, diversidade das estratégias, aumento da visibilidade e controle total sobre os investimentos da campanha.  

Em conclusão, esse tipo de estratégia de marketing é uma ótima maneira de divulgar seu negócio e aumentar suas vendas, e principalmente se destacar!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Afilio, plataforma e blog que sua empresa precisa para investir e aprender sobre marketing de afiliados no Brasil.