Entenda como fazer marketing de conteúdo para contadores

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Publicado: 9 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Explorar o marketing de conteúdo para contadores pode ser a melhor saída ao lidar com a competitividade no mercado contábil. 

Além disso, um contador que investe em estratégias de divulgação e que educa seu cliente estará em vantagem, considerando que é cada vez maior a quantidade de pessoas que bloqueiam a exibição de anúncios.

Uma prova disso é que, ano após ano, o número de navegadores com a extensão Adblock só cresce. Entre 2012 e 2019, , segundo o site Statista, o aumento foi de 258,4%. Isso significa que, em 7 anos, mais que triplicou o contingente de usuários dos bloqueadores de anúncios.

Esse é mais um motivo para apostar em uma estratégia de marketing que privilegie o conteúdo. E é isso que você vai saber a partir de agora. Acompanhe!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é um tipo de marketing indireto, no qual a prospecção de possíveis clientes é feita por meio de artigos — como este aqui —, e-books, podcasts, infográficos, entre outros. Assim, os processos de vendas são mapeados e controlados por meio do funil de conversão.

No topo do funil, estão as pessoas que ainda não conhecem seus serviços contábeis ou que nem conhecimento têm dos seus próprios problemas. Conforme avançam pelo funil, vão ficando mais “espertos”, até que, na parte mais estreita, eles estão finalmente prontos para fechar negócio.

Acontece que ninguém decide contratar serviços contábeis da noite para o dia. Sendo assim, é preciso educar o cliente contábil a fim de que ele tome sua decisão de forma criteriosa. Isso faz com que, antes de explorar o marketing de conteúdo para contadores, seja necessária uma estratégia que dê conta de todas as etapas do funil de conversão.

Quais resultados esperar dessa estratégia?

O crescimento de uma empresa contábil depende de investimento. Nesse aspecto, poucas vertentes do marketing trazem resultados tão consistentes quanto a de conteúdo. Em primeiro lugar, por que ele é sustentável. 

Diferentemente dos anúncios, que param de gerar negócios quando deixam de ser veiculados, o conteúdo pode se perpetuar de forma indefinida.

Enquanto um artigo estiver no ar e atraindo audiência, por exemplo, esteja certo de que ele estará “trabalhando” por você 24 horas. Veja a seguir quais outros resultados podem ser gerados!

Oportunidades melhores (e recorrentes)

Uma maneira de aderir ao movimento de inovação na contabilidade é se fazer presente na web por meio de blogs e de páginas nas redes sociais. Assim, você se habilita a atrair pessoas realmente interessadas em seus serviços — e o que é melhor, de forma constante.

Incremento nas vendas

A questão é que nem sempre vender mais é a melhor solução. Afinal, um cliente que feche negócio sem saber o que esperar dos seus serviços, ou que esteja mal informado, tem uma propensão muito maior a abandoná-lo. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo para contadores é a solução ideal de vender mais e, acima de tudo, com consistência e segurança.

Mais previsibilidade

Não é fácil manter um ritmo de vendas quando se trabalha no segmento contábil. Enquanto há meses em que a quantidade de clientes parece ser maior, em outros o profissional sofre para manter seu fluxo de caixa equilibrado.

O marketing de conteúdo, nesse sentido, ajuda a tornar os processos de vendas mais previsíveis. Ou seja, você vai saber quantos clientes esperar a cada mês ou, pelo menos, como fazer projeções mais realistas. Isso porque todas as ações são monitoradas e mensuradas com métricas confiáveis.

Como fazer marketing de conteúdo para contadores?

Na contabilidade 4.0, não é só a tecnologia que assume o protagonismo. Junto a recursos como chatbots, Software as a Service (SaaS) e Machine Learning, o contador também tem à sua disposição as possibilidades que só o conteúdo pode gerar. Mas, para ter acesso a elas, é preciso fazer do jeito certo. Veja a seguir como começar a estruturar uma estratégia campeã e vender melhor o seu peixe!

Defina uma ou mais personas

Você sabe para quem vender? A resposta correta a essa questão vai depender do seu sucesso e, para isso, a melhor ferramenta é a construção de uma persona. 

Na web, podem ser encontrados facilmente geradores gratuitos que vão ajudar você a identificar seu cliente ideal. A partir disso, é só elaborar conteúdos que dialoguem com esse perfil.

Analise a concorrência

Não basta conhecer o cliente se seus concorrentes estão há mais tempo no mercado. Por isso, eles sabem os atalhos para chegar até ele mais facilmente. 

Logo, é fundamental que, antes de publicar artigos e posts em redes sociais, você saiba também o que a concorrência está fazendo para ter referências em relação ao que funciona — e para saber o que não fazer.

Elabore uma estratégia

Agora, temos os requisitos básicos para dar o pontapé inicial em uma estratégia baseada em conteúdo. Para isso, comece definindo palavras-chaves a serem inseridas nos seus materiais. 

Isso ajuda a atrair leads conforme seu estágio de amadurecimento no funil de conversão. Para encontrar essas palavras, use o Keyword Planner do Google.

Publique regularmente

Um dos segredos para ter resultados no marketing de conteúdo é a persistência. Dificilmente as conversões acontecem nas primeiras publicações. 

Então, mantenha a constância, sempre seguindo a estratégia traçada e fazendo mudanças conforme os relatórios apresentados pelas ferramentas de Analytics.

Avalie os resultados

Depois de publicar seus conteúdos, será necessário avaliá-los para saber se estão gerando os resultados esperados. 

Para isso, use os relatórios do Google Analytics e do Google Search Console, duas ferramentas indispensáveis para quem publica conteúdo tendo em vista mais conversões.

Procure fazer alterações na estratégia sempre considerando as informações extraídas dessas ferramentas. 

Elas vão dizer o quanto seus conteúdos estão impactando a audiência. Faça ainda uso constante delas para saber que tipo de palavra-chave usar na elaboração de seus materiais: curtas e amplas ou longas e específicas.

Saber como dar os primeiros passos para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para contadores é apenas o começo. Assim como na contabilidade, resultados sólidos só vêm com o tempo e, claro, muita análise de dados e conhecimento.

Então, para ficar fera nas melhores estratégias, técnicas e saber como utilizar as ferramentas que são tendência no mercado, assine nossa newsletter!