Como um sistema ERP pode ajudar em suas ações de marketing

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Publicado: 27 de outubro de 2022 | Atualizado: 27 de outubro de 2022.

Saiba como o sistema ERP auxilia na divulgação e nas ações de marketing do seu negócio, além de contribuir com a gestão e visão geral da empresa. 

É de conhecimento geral que o uso da tecnologia é essencial na divulgação de sua empresa, não é mesmo? Mas você sabia que um sistema ERP também pode ajudar em suas ações de marketing? Isto mesmo!

O sistema de gerenciamento que auxilia empresas de todos os portes e áreas a controlarem melhor seus processos e operações é também uma ótima ferramenta para que você consiga divulgar seus produtos, serviços e resultados.

Para apresentar a maneira como isto é possível, preparamos este conteúdo especial. Confira!

O que é ERP?

Antes de começar a falar sobre a conexão entre o sistema ERP e as ações de marketing é necessário entender, de fato, o que é ERP.

Basicamente, o sistema ERP (Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais) serve como uma ferramenta de gerenciamento de informações da empresa.

Ou seja, é uma plataforma onde é possível centralizar os dados e controlar os recursos de cada setor envolvido na operação do negócio, seja ele qual for. 

O software pode contribuir com muito setores, seja restaurantes, bares, pet shops, lojas de roupas e muitos outros estabelecimentos do varejo.

O principal atrativo, além da possibilidade da centralização e controle das informações, é a possibilidade de personalizar o sistema ERP de acordo com as necessidades de cada empresa. 

Ou seja, é possível contratar apenas os módulos do sistema ERP interessantes para o seu negócio, como:

Com isso, chegamos à relação entre o software e a divulgação da sua empresa. Agora que você já sabe o conceito de ERP, conheça como o sistema auxilia nas ações de marketing da sua empresa.

Como um sistema ERP auxilia nas ações de marketing?

O marketing de um negócio envolve as ações de divulgação de produtos e serviços passando pela criação da identidade do negócio e até mesmo pela percepção de valor dos colaboradores. 

Com o sistema de gestão ERP a empresa potencializa os resultados de marketing e vendas a partir do alinhamento da cultura organizacional aos resultados concretos das atividades do negócio. 

Veja a seguir os itens que fazem com que o software ERP auxilia na prática das ações de marketing:

  1. Maior organização e controle

O sistema ERP garante que os gestores e empreendedores consigam observar a movimentação da empresa de maneira mais próxima e ampla.

Entendendo a produtividade de cada setor, as necessidades e qual produto ou serviço necessita de melhorias. Além disso, consegue observar os produtos mais vendidos e as principais necessidades dos clientes. 

Isto faz com que as ações comerciais e de marketing sejam melhor direcionadas e alcancem melhores resultados. 

  1. Padronização de processos 

Outro ponto fundamental que o software ERP auxilia é no entendimento da execução da operação da empresa. 

O setor de atendimento está com resultados mais baixos? A produção necessita de ajustes?

Tudo isso pode ser solucionado com o controle das informações e maior possibilidade de mensuração, graças às métricas do sistema.

Com processos padronizados, a empresa ganha forma e cria uma identidade sólida em seus serviços e produtos que pode ser melhor e mais amplamente divulgada. 

  1. Maior valorização dos colaboradores

Os colaboradores são, junto aos clientes, as peças-chave para os resultados positivos do negócio.

Com o sistema ERP é possível que gestores treinem melhor seus funcionários, invistam em capacitação e crescimento de carreira, além de promover premiações e bônus regulares conforme o alcance de resultados.

E isto, por si só, é um marketing positivo para o negócio.

Colaboradores satisfeitos fazem melhor seu trabalho, levam a identidade do negócio consigo e geram melhores resultados.

  1. Centralização das ações de marketing

Outro ponto positivo de como o sistema ERP ajuda nas ações de marketing é que ele possibilita a execução e o acompanhamento das ações de marketing em um mesmo local.

No software, é possível editar conteúdos e definir padrões visuais para suas campanhas, por exemplo. Além de possibilitar a formação da base de contatos de clientes e a segmentação deles para cada ação de marketing. 

  1. Maior faturamento

O sistema ERP auxilia os donos de negócios na redução dos custos de operação – graças a minimização de falhas e identificação de problemas da empresa. 

O controle de informações é essencial para analisar que ponto ela está e para onde ela quer ir.

Além disso, a padronização dos processos contribui para a formação de uma cultura organizacional sólida e construtiva fazendo com que o próprio dia a dia do negócio e a forma como ele atua sirvam como material de divulgação.

O sistema de gestão ERP também contribui com as ações de marketing e de vendas gerando melhores resultados e aumentando o faturamento do negócio. 

Seu negócio já conta com este sistema de gestão?

Se ainda não, conte com empresas sólidas e atuantes no mercado que oferecem esta solução e experimente na prática os benefícios que o ERP promove!

Esse texto foi desenvolvido pela equipe ConnectPlug, para saber mais informações acesse nosso site, instagram, facebook!