Três principais aplicativos para marketing digital

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Publicado: 21 de janeiro de 2022 | Atualizado: 21 de janeiro de 2022.

Quer saber quais os melhores aplicativos para marketing digital? No mundo de hoje estamos 100% conectados através do mundo virtual. Dessa forma, as relações mudaram, principalmente quando falamos em marketing.

Pensando nisso, aplicativos para marketing digital surgem como ótimas alternativas para o crescimento de empresas e empreendedores. 

Assim, empresas desenvolvem estratégias de marketing pensando exclusivamente no meio digital. E, para isso, utilizam os mais variados aplicativos, levando em consideração as metas, público-alvo e outros fatores.  

Nos últimos anos, no entanto, alguns apps se destacaram em meio a tantos. Eles somam bilhões de usuários e ajudam diariamente empresas e influenciadores a se darem bem no mercado tão competitivo. Então, a seguir, veja os três principais aplicativos para marketing digital e suas funcionalidades. 

Três principais aplicativos para marketing digital

TikTok

O TikTok é o app mais novo da lista, mas, mesmo assim, já se tornou um dos aplicativos para marketing digital mais usados. Lançado em 2016, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos no final de 2021. Desde 2020, cresceu 45%, o que mostra sua popularidade. Basicamente, o TikTok é um app de vídeo. Veja como usar essa ferramenta:

  • Serve para compartilhamento de vídeos curtos, com duração entre 15 e 60 segundos;
  • É uma ótima forma de interação e, por isso, o preferido do público mais jovem;
  • Há também como editar seus vídeos;
  • A função “Dueto” é uma das mais utilizadas. Por meio dela, vários usuários podem interagir com vídeos já gravados, o que torna o recurso muito engraçado;
  • A função “Para você” sugere vídeos para você assistir levando em conta suas interações.

Esses e outros recursos incrementam estratégias de marketing. Isso porque o app é usado para a venda e divulgação de produtos e serviços. Essa é a rede social favorita dos criadores de conteúdo, que ganham dinheiro de patrocinadores para divulgar o produto da empresa.

WhatsApp

O WhatsApp foi criado em 2009, mas se popularizou anos depois. Hoje, são mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo. Em 2018, surgiu o WhatsApp Business, versão criada especialmente para empresas. Assim, por meio do aplicativo de mensagens, é possível colocar eficientes estratégias de marketing em ação. 

Mas, diferente do TikTok, o WhatsApp é focado para uma interação de maior proximidade com o público-alvo da empresa. Dessa forma, quando falamos em estreitar a relação entre cliente e empresa, o WhatsApp é um dos mais utilizados aplicativos para marketing digital. Veja alguns recursos dele:

  • Possibilidade de criar listas de transmissão e enviar conteúdo para até 256 contatos ao mesmo tempo;
  • Divulgação de produtos e catálogos;
  • Canal de atendimento ao cliente, para tirar dúvidas ou resolver problemas;
  • Entre outros. 

Se o WhatsApp é um sucesso, o WhatsApp GB também. Ele é uma versão alternativa do app original e oferece ainda mais recursos. Para ter acesso a ele, é necessário baixar um arquivo APK, ou seja, uma modificação do WhatsApp. O arquivo APK não se encontra nas lojas oficiais, apenas em sites externos. Entre as principais funções desse app, estão:

  • Possibilidade de ficar online o tempo todo, mesmo não estando no app;
  • Não mostrar quando está digitando ou gravando áudio;
  • Agendar envio de mensagens;
  • Cadastrar mais de um número no app;
  • Entre outras. 

Instagram

O Instagram é uma rede social que foi lançada em 2010. Hoje, possui mais de 1 bilhão de usuários. Por meio dele, as empresas podem apresentar seus produtos de forma mais detalhada e sofisticada. Além das publicações no feed, os stories são muito utilizados por influenciadores e criadores de conteúdo.

Recentemente, o Instagram tem apostado nos vídeos, para isso, é possível postar vídeos tanto no IGTV, como no Reels. Se não bastasse todas essas opções, dá para fazer lives nessa rede social, com até quatro pessoas. Confira algumas informações sobre esses recursos:

  • Os reels são vídeos mais curtos, com até 30 segundos de duração e com várias opções, como inserir músicas e alterar a velocidade do vídeo;
  • Os vídeos do IGTV podem ter até 60 minutos e o recurso é muito utilizado por empresas, como meio de divulgação de produtos e vídeo educativos. Nesse caso, podemos comparar o IGTV com um canal no YouTube;
  • Os stories ficam disponíveis por 24 horas, depois são excluídos. Por meio dele, você pode compartilhar o que está fazendo com todos seus seguidores. Por empresas, faz parte de estratégias de marketing como meio de divulgação de novidades.

Claro que, além desses recursos, pelo feed do Instagram você compartilha fotos, com filtros e outros recursos de edição. 

Conclusão

Os aplicativos para marketing digital são ótimas ferramentas para alavancar as vendas e o nome da sua empresa ou marca. Antes de colocar um plano em prática, procure saber mais sobre todos os recursos disponíveis e como eles podem te ajudar. 

Por fim, invista em uma equipe especializada ou na própria especialização. Dessa forma, sabendo usar a rede social, a garantia de retorno é quase certa e você só tende a ganhar.