Remarketing: como fazer para atrair mais clientes

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Publicado: 16 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Remarketing em suma é uma forma de atrair novamente um lead ou cliente que já conhece e teve algum contato com seu negócio.

A cada dia mais o Inbound Marketing se fortalece, as estratégias de marketing online, seja em redes sociais ou site próprio têm se tornado as protagonistas do marketing da atualidade. 

E sem dúvidas, para que uma ação seja bem sucedida, é imprescindível conhecer o Remarketing.

O que é Remarketing? 

O Remarketing pode ser considerado uma estratégia de Inbound Marketing, ou mais comumente chamado de Marketing Digital.

Se você já pesquisou por algum produto ou serviço na internet, já passou pelo Remarketing. Ou seja, recebeu diversos tipos de anúncios relacionados ao produto ou serviço que você pesquisou.

Diferente do que muitos pensam, esses anúncios não são coincidência e muito menos algum tipo de hacker que fica de olho no que você pesquisa. É a mágica do Remarketing!

O objetivo do Remarketing é aumentar a conversão em vendas. É continuar a mostrar o produto ou serviço para o usuário que o pesquisou, através de anúncios. E isso tudo só é possível através dos dados e informações coletados pelos cookies dos sites e pelo Pixel do Facebook Ads, por exemplo.

A estratégia em usar o Remarketing está no fato de que é incomum que alguém realize a compra de um produto ou serviço em um primeiro contato. 

Um estudo do Google mostra que 97% dos visitantes de um e-commerce são os considerados não conversores em primeiro contato ou visita.

Se você conhece bem a jornada de compra do seu produto ou serviço e na complexidade envolvida, vai entender a importância de se fazer visto para seus clientes e leads através dos anúncios de Remarketing, até que ele tome a decisão de compra.

Etapas da Jornada de Compra e o Remarketing

Cada cliente vive a sua própria jornada, até tomar a decisão pela compra de um produto ou serviço.

Entenda que essas etapas podem mudar de acordo com cada tipo de consumidor, produto e serviço, de acordo com a complexidade da jornada de compra.

Porém, podemos resumir a jornada de compra e ligá-la ao Remarketing, de acordo com os seguintes estágios:

  • Consciência: é quando o usuário passa a se tornar consciente a solução que seu produto ou serviço entrega, e começa a pesquisar mais sobre ela, mesmo sem a intenção de comprar;
  • Consideração: após algumas pesquisas, o usuário passa a considerar a compra;
  • Compra: quando ele toma a decisão e ação de compra em seu site;
  • Fidelização: quando a intenção é fidelizar o seu cliente, impactando-o para conversões futuras.

Dessa forma, você precisa estudar os relatórios fornecidos pelos Pixels, conhecer seu público e a jornada de compra do seu produto ou serviço. Assim, você será capaz de direcionar o Remarketing a fim de levar seu lead pela jornada até a decisão da compra.

Remarketing no Google Ads

O Google tem diversas ferramentas e é sempre a primeira opção de pesquisa por isso cresce tanto, mesmo após tantos anos. Logo, anunciar no Google Ads tem vários benefícios e dentre eles está incluso o Remarketing.

Em resumo, o fluxo do Remarketing no Google Ads é realizado da seguinte forma:

  1. Usuário acessa o seu site;
  2. Usuário é rastreado através dos cookies;
  3. Usuário sai do seu site;
  4. Usuário vê seus anúncios em outros sites;
  5. Usuário é constantemente lembrado dos seus produtos ou serviços até que tome a decisão da compra;
  6. Usuário retorna para o seu site;
  7. Usuário converte.

Tipos de Remarketing no Google Ads

Dentre as formas de fazer Remarketing no Google ADS podemos destacar:

  • Remarketing Padrão: anúncios baseados em pesquisas anteriores são exibidos através da rede de display, enquanto o usuário navega na internet;
  • Remarketing Dinâmico: apresenta ao usuário anúncios de produtos ou serviços os quais ele já visitou em seu site;
  • Remarketing para Anúncios da Rede de Pesquisa: anúncios baseados em visitas ao seu site são apresentados na rede de pesquisa, enquanto o usuário realiza novas pesquisas;
  • Remarketing para Aplicativos: anúncios baseados nas visitas anteriores do usuário ao seu site são apresentados enquanto ele navega por aplicativos ou sites semelhantes;
  • Remarketing para Lista de E-mails: você fornece uma lista de e-mail de leads ou clientes para o Google e, anúncios do seu negócio aparecerão para esses usuários enquanto eles estiverem navegando pelo Google, YouTube ou Gmail;
  • Remarketing de Vídeo: exiba anúncios no YouTube, sites ou aplicativos compatíveis com rede de display, para usuários que assistiram seus vídeos ou interagiram com seu canal do YouTube.

O que são Cookies?

Basicamente o Google Ads utiliza dados dos usuários, conhecidos como cookies, para gerir os anúncios. Os cookies fornecem grandes insights sobre seu público, entendendo suas preferências e comportamentos e usando isso como base estratégica para anunciar.

Quando você visita um site, os seus cookies são salvos neste site. Dentre eles estão informações como idiomas, endereços de IP e outras preferências. 

Essas informações ficam armazenadas por um período, em geral, 30 dias, fazendo com que você seja impactado por anúncios que correspondam com suas pesquisas e comportamento online.

Esses cookies são restritos às políticas de privacidade de cada site e atualmente, são totalmente protegidos pela LGPD, por isso é comum ser perguntado sobre o aceite aos cookies do site.

O Remarketing no Facebook e Instagram Ads

Se você optar por anunciar nas redes sociais, o gerenciador de anúncios do Facebook também permite o Remarketing.

Ele ocorre através do Pixel do Facebook que, uma vez adicionado a seu site, rastreia o comportamento do usuário nele.

São diversas as possibilidades e estratégias através do uso do Pixel do Facebook. Podemos destacar:

  • Medir conversões e entender comportamento do usuário: veja quais ações o usuário realiza dentro do seu site, como é o comportamento dele, quais produtos visita e use estrategicamente essas informações;
  • Anuncie para quem está pronto para converter: de acordo com o seu objetivo ao anunciar (nem sempre precisa ser conversão), entregue seus anúncios para os usuários que são mais propensos a realizar a ação de acordo com seu objetivo de campanha;
  • Conheça seu Público: através do Pixel, obtenha informações relevantes sobre o público que visita seu site;
  • Crie Públicos Personalizados: crie anúncios para públicos personalizados, criados com base em usuários que tomam ações específicas em seu site, como adicionar produto ao carrinho, por exemplo;
  • Crie Públicos Semelhantes: crie um público semelhante aos seus clientes, logo esse público terá os mesmos interesses que seus clientes e serão mais propensos à conversão;
  • Crie Anúncios Dinâmicos de Produtos: crie anúncios com base nos produtos mais visitados em seu site, por exemplo.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook fornece uma página completa de relatórios sobre seus clientes e leads. É possível estudá-las profundamente e obter inúmeros insights para criar suas campanhas de anúncios de forma mais otimizada.

Estreitando o relacionamento com o cliente

Ao realizar o Remarketing de forma estratégica, o relacionamento entre seu negócio e o cliente é estreitado consideravelmente. 

Ao atrair a atenção do cliente ou lead que já teve contato com seu negócio, você se faz presente na rotina dele, aumentando a possibilidade de conversão.

Como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”, todavia, não saber trabalhar o Remarketing de forma estratégica e harmônica pode cansar e irritar seu lead.

Por isso, tenha bom senso, para se fazer se notado de forma sutil, para que o cliente se lembre que em algum momento houve uma intenção de pesquisa e possível compra do seu produto ou serviço e volte a considerar a compra.

Assim como em qualquer estratégia de Marketing, o bom senso é a melhor forma de direcionar o seu Remarketing para obter sucesso.