Python no Marketing Digital: como usar programação na estratégia

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Publicado: 13 de setembro de 2021 | Atualizado: 13 de setembro de 2021.

A linguagem de programação Python é uma das mais utilizadas atualmente. É versátil e pode ser aplicada em diversos projetos, como desenvolvimento de sites, aplicativos e jogos, inteligência artificial, computação científica e muitos outros. 

No Marketing Digital, o Python também pode cumprir um papel importante. Com essa linguagem de programação, é possível criar sites otimizados para o Google, desenvolver modelos de análise de dados para extrair inteligência do big data e ainda utilizar em outras diversas aplicações. 

Neste artigo, você vai entender melhor qual é a relação entre Python e Marketing Digital e como essa linguagem pode contribuir para as estratégias digitais. Acompanhe! 

O que é Python? 

Python é uma linguagem de programação de código aberto. Tem uma sintaxe bastante simples e compreensível, já que é baseada na língua inglesa. Por isso, é considerada uma linguagem de alto nível, diferentemente do baixo nível, que se aproxima da linguagem de máquina. 

Essa linguagem de programação é uma das mais usadas atualmente. Isso se deve principalmente à sua simplicidade, que permite programar em menos linhas de código e aprender facilmente a usá-la, e à capacidade de processamento de grandes volumes de dados. 

Por isso, pode ser aplicada em projetos simples e complexos, como em computação científica, inteligência artificial, data science e desenvolvimento web. 

De acordo com o índice TIOBE, que mede a popularidade das linguagens de programação, Python ficou em segundo lugar no ranking em 2021, atrás apenas da linguagem C. Em 2007, 2010, 2018 e 2020, foi considerada a Linguagem do Ano. 

A popularidade do Python se percebe na prática. Inúmeras empresas utilizam essa linguagem de programação em seus projetos — Google, Instagram, Amazon e Spotify são apenas alguns exemplos.

Além disso, a comunidade de Python vem crescendo ao redor do mundo com um forte engajamento, o que mantém a linguagem em constante evolução. 

Python ficou em segundo lugar no ranking da RedMonk de junho de 2021, desta vez atrás de JavaScript. 

Para que serve Python no Marketing Digital? 

No Marketing Digital, a aplicabilidade do Python é diversa. A linguagem está presente na programação de sites, blogs, landing pages e outros tipos de páginas da web, além de aplicativos e até jogos. Sua sintaxe simples é ideal para programar códigos simples, que o Google e outros buscadores entendem facilmente. 

Python é usado também na Ciência de Dados, que é essencial para o marketing atual. Afinal, as empresas precisam saber trabalhar de forma automática e precisa com o volume massivo de dados que elas detêm. Por meio dos dados, é possível compreender melhor o mercado, os consumidores e os concorrentes e, assim, tomar melhores decisões. 

Além disso, o Python está por trás de diversas plataformas focadas em otimizar a experiência do usuário. Essa linguagem é usada na construção de modelos de aprendizado de máquina, que automatizam ações a partir do processamento de dados e possibilitam experiências personalizadas e diferenciadas na internet. 

Portanto, os algoritmos desenvolvidos com Python podem ser usados em diversas estratégias digitais. A seguir, você vai conhecer algumas possibilidades. 

5 aplicações de Python no Marketing Digital 

Certamente você já utilizou algum sistema desenvolvido em Python sem saber. A seguir, vamos mostrar algumas aplicações do Python no Marketing Digital, para você entender a importância e as possibilidades dessa linguagem. Confira agora:

  1. SEO 

A linguagem Python pode ser usada na otimização de sites para buscadores. De maneira geral, ela ajuda a analisar grandes quantidades de dados, que podem ser usados nas análises de SEO, e a automatizar tarefas que otimizam o desempenho das páginas. 

É possível, por exemplo, utilizar scripts de Python para otimizar o tamanho das imagens e melhorar a velocidade de carregamento, que é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Outra possibilidade é verificar erros como a ausência de títulos e meta tags, que prejudicam a experiência do usuário na página. 

  1. Análise preditiva 

Python é muito usado em Data Science, já que permite processar grandes volumes de dados com modelos estatísticos e matemáticos. Uma das atividades da Ciência de Dados é a análise preditiva, que serve para identificar cenários futuros a partir de dados históricos.

Esse tipo de atividade é essencial na análise de mercado, que embasa decisões importantes do planejamento de marketing. É possível analisar tendências de comportamento ou prever a receptividade dos consumidores sobre um novo produto, por exemplo. Assim, as marcas podem criar estratégias digitais com mais chances de sucesso. 

  1. Sistemas de recomendação 

A personalização da experiência é outra possibilidade de aplicação do Python. Com o uso de ferramentas de coleta de dados, é possível monitorar a navegação dos usuários e identificar quais são seus comportamentos e interesses. 

Então, algumas plataformas transformam essas informações em sistemas de recomendação que aprimoram a experiência do usuário. É o caso, por exemplo, das recomendações de playlists do Spotify e de produtos da Amazon. Modelos de machine learning são usados para aprender continuamente sobre os usuários e oferecer sugestões mais relevantes. 

  1. Sistemas de reconhecimento de imagem 

Sistemas de reconhecimento de imagem também utilizam machine learning e, portanto, podem utilizar Python em seu desenvolvimento. Esse tipo de sistema utiliza a tecnologia de visão computacional, que se aproxima da forma humana de enxergar. 

É com essa tecnologia que o Google Fotos agrupa imagens semelhantes, como fotos de uma mesma pessoa da sua família, por exemplo. A visão computacional abre ainda outras possibilidades como o reconhecimento de imagens em um e-commerce, que poderia recomendar produtos mais relevantes de acordo com o visual de cada consumidor. 

  1. Chatbots 

Chatbots são usados para automatizar as interações online. Para tornar as conversas mais inteligentes e relevantes, esse tipo de sistema também utiliza o aprendizado de máquina, de maneira que os robôs aprendam continuamente sobre a melhor forma de se comunicar com os usuários. 

O Python pode ser usado, portanto, para desenvolver algoritmos de machine learning com respostas automatizadas, que são aprimoradas à medida que os usuários interagem com os robôs. 

Excel ou Python: quais as principais diferenças para tratar dados? 

A análise de dados é uma das principais tarefas que o Python ajuda a otimizar. Porém, muitos profissionais acabam usando o Excel como ferramenta para consolidar e processar os dados.

De fato, o Excel é uma ferramenta versátil, que pode organizar dados, automatizar cálculos e facilitar as análises. Mas é uma ferramenta muito passível a erros. O próprio usuário pode incluir dados equivocados ou aplicar funções indevidas, que levam a falhas. 

Além disso, o programa tem pouca capacidade de processamento. Você pode preencher até um milhão de linhas com diversos dados e operações. Porém, é provável que ele comece a travar antes de chegar a esse número. 

Já no Python, você pode reduzir as chances de erros ao utilizar códigos que automatizam as operações. A capacidade de processamento da linguagem de programação também é muito superior ao Excel — em menos de 1s, o Python realiza operações que levariam mais de 1min no Excel. 

Outra diferença relevante entre essas ferramentas é a visualização de dados. O Python gera relatórios e dashboards muito mais atrativos e eficientes, enquanto o Excel oferece apenas as planilhas e gráficos do Pacote Office, que são limitados. 

Mesmo que você tenha o costume de usar o Excel para análise de dados, vale a pena considerar a programação. Se você quiser evoluir na área de dados, substituir o Excel pelo Python é um passo essencial. 

É preciso ser programador para usar Python no Marketing Digital? 

Python é uma linguagem fácil de aprender. Sua sintaxe simples, baseada na lógica do inglês, permite que até mesmo profissionais iniciantes em programação consigam desenvolver algoritmos e sistemas básicos. 

Para isso, não é necessário ser programador ou programadora. Mas é importante aprender alguns conceitos básicos de programação para dar os primeiros passos. Cursos livres ou de pós-graduação podem ensinar os fundamentos de Python, e você ainda pode contar com a ajuda da comunidade global que existe em torno dessa linguagem. 

Mas vale ressaltar que, se você quiser construir modelos estatísticos, algoritmos e sistemas mais complexos, é preciso aprofundar os conhecimentos em programação. Dessa forma, você pode se tornar uma pessoa programadora ou ainda cientista, engenheira ou analista de dados. 

Quais conhecimentos de programação você precisa ter? 

Para utilizar Python no Marketing Digital, é necessário aprender algumas lições básicas que vão ajudar você a escrever suas primeiras linhas de código e acionar suas principais operações. Estes são alguns conhecimentos primordiais: 

  • Lógica de programação; 
  • Tipos de linguagens (marcação, programação, de estilos);
  • Sintaxe das linguagens de programação; 
  • Comandos básicos de Python; 
  • Frameworks de desenvolvimento; 
  • Estruturas de dados; 
  • Construção de algoritmos. 

Afinal, vale a pena aprender Python? 

Depois de entender melhor o que é Python e o que tem a ver com Marketing Digital, você ainda está em dúvida se vale a pena aprender sobre essa linguagem? 

Saiba que Python, além de ser uma das linguagens mais amigáveis aos programadores, é também uma das mais requisitadas pelas empresas. Se você está procurando oportunidades no mercado de trabalho, aprender Python pode abrir portas. Melhor ainda é que os salários são bastante valorizados para quem domina essa linguagem de programação. 

Aprender Python significa também que você pode ajudar empresas e organizações a desenvolver tecnologias inovadoras e potencializar seus resultados com Marketing Digital. 

Além de tudo, é uma linguagem fácil de aprender, mesmo que você não conheça nada de programação. Não tenha dúvidas: aprender Python vale a pena para quem quer se destacar no Marketing Digita