Como pequenas empresas podem se dar bem no marketing digital
Publicado: 20 de agosto de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.
Começar o seu próprio negócio é um momento emocionante para qualquer empreendedor.
A emoção de ver sua visão se tornar realidade, sua loja cheia de estoque, cozinha pronta ou um espaço de escritório pronto para o primeiro dia de trabalho duro é um sentimento que não é facilmente explicado.
Uma vez que você tem seu negócio pronto, não é tão simples como apenas abrir as portas e esperar que a multidão comece a entrar.
Naturalmente, você terá uma certa quantidade de clientes, mas para ter sucesso, você precisa começar a trabalhar o nome da sua marca.
Claro, na era digital em que nos encontramos, isso significa marketing digital.
Como uma pequena empresa, você provavelmente não tem os tipos de orçamentos de marketing que as grandes marcas lançam, mas isso não é um problema.
Uma das melhores coisas sobre pequenas empresas no marketing digital é que muitas das plataformas utilizadas para facilitar o acesso a ele podem ser acessadas por pouco ou nenhum esforço financeiro.
Pesquisa de mercado
Uma das coisas melhores coisas sobre viver em um mundo sempre online é o acesso sem às informações.
Isso pode ajudar os proprietários de pequenas empresas a conhecer seu mercado e descobrir novas formas de se diferenciar de seus concorrentes.
Nosso bom e velho amigo Google é um ótimo lugar para começar e permitirá que você veja como outras empresas do seu setor estão se anunciando e chamando a atenção para os sites delas.
Otimize seu website
Os consumidores não gostam de sites que levam muito tempo para carregar, mas também querem que as empresas tenham seus portais cheios de conteúdo rico e interessante.
Então, você deve encontrar um equilíbrio para se certificar de que seus visitantes encontrem informações relevantes e naveguem sem ter problemas.
Há uma forte correlação entre os tempos de carregamento de página e a taxa de rejeição.
Isso significa que você tem apenas alguns segundos para colocar sua página em funcionamento antes que seu público fique entediado e saia do seu site.
Caso isso aconteça, existe uma grande chance de que o visitante parta para os seus concorrentes.
É preciso ter em mente a importância da experiência do usuário na hora de otimizar o site, por isso, é fundamental ter uma pessoa que entenda do assunto.
Mídia Social
Em 2019, a mídia social é um de extrema importância para qualquer marca que queira ser notada no espaço digital.
E você pode ir pela rota de anúncios pagos e posts patrocinados, mas existem diversas maneiras de utilizar as mídias sociais com esse intuito por absolutamente nenhum dinheiro.
Primeiro e acima de tudo, a mídia social é uma ótima maneira de se envolver com seu público.
A maioria das pessoas, especialmente as gerações mais jovens, como Millennials ou GenZers – listam as mídias sociais como seu método preferido de comunicação com as marcas.
Isso significa que, se você leva a sério o engajamento do cliente, a mídia social é onde você precisa estar. E o engajamento é a chave.
Não é suficiente para simplesmente preencher seus feeds sociais com publicidade, e esta estratégia digital fará as pessoas clicarem no botão unfollow antes de qualquer coisa.
Responda a comentários (bons e maus), faça enquetes, compartilhe posts divertidos e faça concursos (competições como/comentário/share são ótimas para atrair novas pessoas).
Além disso, prove que você se importa em construir relacionamentos com seu público ao invés de apenas vender seus produtos ou serviços.
Esteja ciente de quais plataformas você usa também. Se concentre naquelas em que seus clientes são mais ativos.
Em termos gerais, se você é uma marca B2B, então o Linkedin e o Twitter provavelmente produzirão os melhores resultados, enquanto que, para B2C, Facebook e Instagram podem ser uma escolha melhor.
Crie um blog
O conteúdo escrito tem sido um princípio fundamental do marketing digital há muito tempo e é algo que os algoritmos do Google adoram.
Ao mesmo tempo é um excelente material para compartilhar e atrair pessoas para o seu site.
Uma vez que as pessoas criam o hábito de ler o seu blog, você pode estabelecer-se como uma voz especializada em seu segmento.
Isso aumenta as chances de seu negócio ser um referencial no assunto e que vem à mente de seus leitores quando estão procurando o produto ou serviço que você fornece.
No entanto, o Google também pode dizer quando o conteúdo é bem escrito, por isso é essencial contar com uma pessoa que entenda do assunto e que produza os textos com as técnicas necessárias
Nem todo mundo tem tempo ou habilidade para escrever o tipo de material de alta qualidade, então vale a pena considerar contratar uma empresa de marketing de conteúdo profissional para fazer isso por você.
Os escritores profissionais saberão os tópicos certos para cobrir, links para usar, formato para aplicar, e mais, para fazer seu conteúdo se destacar da multidão.
Considerações finais
Seja através de conteúdo escrito, mídia social, um site bem otimizado, pesquisa de mercado, ou mais, há uma tonelada de maneiras de começar a fazer trabalho de marketing digital para o seu negócio.
Entre de cabeça agora e comece trabalhar duro, assim, seu negócio terá a melhor chance de crescer.
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