Agência de marketing digital em São Paulo: guia completo sobre como escolher uma!

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Publicado: 6 de dezembro de 2021 | Atualizado: 6 de dezembro de 2021.

Uma agência de marketing digital é a responsável por todas as estratégias de divulgação de uma marca na rede. Ela reúne todos os principais serviços que uma empresa pode precisar para atrair novos clientes no meio digital. 

Seu serviço se tornou essencial em cenário em que a venda digital cresceu 47% entre os brasileiros, segundo o site Mercado e Consumo.

Ao longo desse conteúdo, você vai descobrir quais são as vantagens de investir em uma agência de marketing, os principais serviços oferecidos e dicas para te ajudar a escolher a melhor opção.

Aproveite a leitura!

Agência de marketing digital: qual o cenário atual?

Não há como negar a ascensão do marketing digital.

Com a expansão do uso dos meios de comunicação online, esse modelo de estratégia se tornou fundamental para empresas que desejam conquistar a nova geração, que está sempre conectada.

Em meio a essa tendência, houve também o crescimento exponencial do modelo de empresa especializada nessa estratégia: a agência de marketing digital.

Afinal, para atrair e converter clientes, é necessário implementar táticas profissionais e eficientes, conhecidas pelos profissionais que atuam nesse mercado.

Ademais, conheça abaixo as principais tendências para esse setor em 2022:

  • Marketing de conteúdo;
  • Vídeo marketing;
  • Podcasts;
  • Marketing de indicação;
  • Relacionamento via BOTS;
  • Experiência por voz.

Inclusive, baseie-se nessas tendências ao escolher a sua agência de marketing digital em SP!

Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

O sucesso das empresas de marketing são um excelente motivo para quem deseja empreender neste mercado. 

Todavia, caso você já possua uma empresa e tenha interesse em contratar serviços desse setor, conheça abaixo os benefícios em realizar esse investimento:

Otimização de resultados

Qual opção parece ser mais segura: comprar um bolo decorado de uma confeiteira profissional ou pedir para o primo fazer?

A não ser que seu primo seja confeiteiro, temos certeza que a primeira opção vai lhe garantir um bolo lindo e delicioso, além de evitar problemas.

O mesmo acontece com as agências de marketing digital: ao contratar essa empresa, você possui mais chances de conquistar resultados positivos, do que teria ao aplicar essas estratégias por conta própria — ou com ajuda de um primo.

E caso seu negócio já tenha iniciado no marketing digital, sem o auxílio de profissionais, os resultados obtidos até agora (atração, fidelização, faturamento…) serão otimizados!

Suporte de especialistas

O marketing digital é subdividido em muitas ramificações, desde otimização de páginas a produção de conteúdos. E, para alcançar resultados promissores, cada categoria necessita de conhecimentos e estratégias diferentes.

Sabendo disso, as agências possuem profissionais especializados em cada área, os quais direcionam todo seu conhecimento e esforços para aprimorar um único setor.

Dessa forma, ao invés de possuir uma pessoa se dividindo em várias partes (e gerando resultados baixos), você terá uma equipe completa 100% dedicada e focada em suas devidas funções!

Redução de custos

A grande maioria das estratégias de marketing digital para empresas necessita de investimento monetário, sobretudo aquelas voltadas ao tráfego pago.

Contudo, sem o conhecimento devido, é bem provável que esse dinheiro seja aplicado de forma errada, sem gerar resultado positivo algum ao negócio, somente gastos.

Com uma agência, o cenário muda, haja vista que esses profissionais saberão as estratégias certas a se investir — assim como quantidade, periodicidade… 

Além disso, os serviços prestados por empresas de marketing se enquadram como terceirizados, eliminando a necessidade de contratar um profissional para esse setor e arcar com seus custos trabalhistas. 

Transparência

Como administrador ou gestor do negócio, você sempre terá acesso às estratégias de marketing digital que estão sendo aplicadas pela agência, desde a fase de construção do projeto.

Assim, será possível eliminar ações de marketing que não agradem ou que simplesmente não transmitam a mensagem que sua empresa deseja.

Os prazos e orçamentos também podem ser delimitados pelo responsável, inclusive durante a criação do contrato — que é o mais recomendado, visto que evita problemas negociais no futuro.

Acesso a recursos profissionais

Do mesmo modo em que existem diversas estratégias de marketing digital, também há disponível no mercado inúmeras ferramentas, capazes de atendê-las.

No entanto, esses recursos costumam ter um valor elevado — ou suas versões gratuitas não atendem às necessidades reais da empresa — fazendo com que os profissionais limitem seu acesso a apenas alguns.

Em uma agência de marketing digital, há as principais ferramentas do mercado, cujas funcionalidades e vantagens serão aproveitadas (in)diretamente por sua empresa ao contratar esses serviços.

Empresa atualizada

Assim como todos os setores da modernidade, o marketing digital está em constante mudanças.

E para prestar um serviço de excelência, as agências e seus profissionais devem estar sempre atentos às novidades, aplicando cada estratégia ou conhecimento novo durante o exercício de suas atividades.

Com essa parceria, sua empresa sempre estará antenada ao que há de mais novo no marketing digital, incluindo as tendências citadas no início do artigo.

Serviços de uma agência

Ficou interessado nas vantagens em contratar uma agência de marketing digital em SP? 

Para guiar ainda mais a sua escolha, conheça abaixo os principais serviços oferecidos por essas empresas e verifique quais seu negócio precisa para conseguir se destacar no mercado!

Inbound marketing

O marketing de conteúdo foi um grande sucesso em 2021 e continua garantindo as primeiras colocações nas listas com as principais tendências para 2022.

Não é por menos: com essa estratégia a atração orgânica de clientes em potencial é super otimizada! Além disso, a técnica pode ser aplicada através de diversos formatos, como:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Conteúdos para blog;
  • Posts para Instagram;
  • Email Marketing.

Então, ao escolher os serviços da agência de marketing digital em SP, não deixe o inbound marketing de fora! 

SEO

Alinhado ao marketing de conteúdo, estão os serviços de otimização de SEO.

Afinal, é por meio dessas estratégias que uma empresa consegue rankear seus conteúdos em colocações favoráveis nos buscadores — garantindo mais visualizações.

Os serviços disponibilizados por essa categoria são:

  • Consultoria de SEO;
  • Auditoria de SEO;
  • Conteúdo para Blogs e Sites;
  • Migração de SEO;
  • Remoção de Penalização.

Mídia paga/tráfego pago

Além do tráfego orgânico, também existem outros meios de atrair o público através de estratégias pagas feitas em plataformas de anúncio.

Investir nesse modelo de marketing também é fundamental, visto que oferece resultados mais rápidos — quando aplicados da forma certa.

Atualmente, os canais de distribuição de anúncios mais utilizados são:

  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Tik Tok Ads
  • Pinterest ads

Gestão de redes sociais

As redes sociais — Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter — são excelentes canais para atrair o público, mas, que precisam ser gerenciados por profissionais especializados, os famosos social media.

Eles podem ser encontrados nas agências de marketing digital, ao lado de produtos de conteúdo. Assim, você já garante o combo completo.

Além disso, também é possível contratar serviços de automação do Whatsapp ou criação de chatbots, os quais otimizam a experiência do cliente ao agilizar o atendimento.

Criação e desenvolvimento

Nesse grupo de serviços você encontra a criação de sites e WordPress, fundamentais para pôr em prática a estratégia de criação de conteúdo para blog.

Outros serviços oferecidos são o desenvolvimento de conteúdo para Landing Pages, recomendados para sites de vendas, e a criação de Infográficos — outro material rico com alto potencial de atração.

E-commerce

O comércio online também possui suas especificidades, que devem ser atendidas por meio de estratégias e profissionais especializados.

Assim, nessa categoria você encontra os seguintes serviços:

  • SEO para E-commerce;
  • Inbound Commerce;
  • Mídia de Performance;
  • Conteúdo para E-commerce;
  • Monitoramento de E-commerce.

Como escolher uma agência de marketing digital em São Paulo

O primeiro passo para fazer essa escolha é definir quais dos serviços citados acima a sua empresa necessita. Em seguida, filtre as agências de marketing digital em SP que os oferecem.

Após montar sua lista de opções, entre novamente no site de cada uma e busque o portfólio, avaliando a qualidade dos serviços e produtos apresentados neste currículo — caso a agência não possua portfólio, elimine-a da sua lista.

Leia também a missão e valores dessas empresas de marketing, selecionando as que possuírem visões semelhantes ao do seu negócio. Assim, será mais fácil alinhar as estratégias.

Uma vez aplicados todos esses filtros, está na hora de entrar em contato com as agências!

Marque reuniões (presenciais ou online) e exponha as necessidades e objetivos da sua empresa, tanto profissionalmente, como em relação ao marketing digital. Escute com atenção as informações apresentadas por cada agência.

Por fim, compare as propostas enviadas pelas empresas e, se necessário, marque outra reunião para alinhar todas as expectativas.

Tem certeza sobre sua escolha em relação à agência de marketing digital em SP? Então, feche o contrato e aproveite todas as vantagens que esses serviços tem a oferecer!

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Conteúdo produzido pela equipe da PWR Marketing Digital, uma agência de marketing digital em SP que já construiu inúmeros cases nacionais e internacionais.