Hospedagem WordPress: saiba o que é e para quem é indicado

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de junho de 2022 | Atualizado: 22 de junho de 2022.

 

Hoje em dia, criar um site não é tão simples quanto parece, é necessário entender os processos internos para que um site funcione perfeitamente. Por isso, irei explicar brevemente o que será preciso entender antes de criar um site.

Antes de tudo, você deve adquirir um endereço web, ou seja, é preciso ter um domínio. Após ter um domínio registrado é a hora de escolher um tipo de hospedagem.   

Escolher uma hospedagem não é fácil, pois é necessário se atentar e ver se ela realmente se encaixa no seu site. Desta forma, hoje você conhecerá o tipo de hospedagem mais popular do mercado. Também verá se ela é adequada para o seu site, blog ou página na web. 

Vamos lá!?

Afinal, o que é a Hospedagem WordPress?

Creio que você já deve ter ouvido falar em WordPress, pois atualmente esta plataforma é utilizada mundialmente. Muitas empresas renomadas e celebridades optam pela plataforma WordPress, entres elas estão: Mercedes Benz, Beyoncé, Renault, Justin Bieber e muitos outros. 

O WordPress é um CMS (Content Management System), que significa em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Sua função é administrar sites, páginas, blogs e outras aplicações web.

Devido à popularidade do WordPress, muitas empresas começaram a criar serviços de hospedagens voltados para esta plataforma. Sendo assim, surgiu a hospedagem WordPress.

A hospedagem WordPress difere dos serviços de hospedagens comuns, pois oferece exclusividade e grandes vantagens para sites, blogs ou lojas virtuais que utilizam o WordPress. 

Essa modalidade de hospedagem garante benefícios, como:

Simplicidade no gerenciamento

Uma hospedagem WordPress oferece simplicidade no gerenciamento de conteúdo e otimizações de SEO. Não precisa de conhecimento de programação para desenvolver sites com essa plataforma.

Update automáticos

Essa função é primordial, pois você não precisará se preocupar em realizar atualizações mensais. Muitos planos de hospedagem WordPress já incluem essas atualizações automáticas. 

Plugins

Com a hospedagem WordPress, você terá uma variedade de plugins que poderão te auxiliar com suas estratégias de marketing e para ajudar com a organização de conteúdo. 

Recursos adicionais

Algumas empresas que fornecem o serviço de hospedagem WordPress, oferecem recursos adicionais como, backups frequentes e ferramentas de segurança. Assim, será possível prevenir ataques maliciosos e seu site ficará mais seguro.

Preço

A hospedagem WordPress é o verdadeiro custo-benefício. Como a plataforma apresenta muitos recursos e vantagens, o valor se torna muito mais acessível para as empresas que contratam esse tipo de hospedagem. 

Como funciona uma hospedagem WordPress?

Existem diversas empresas do ramo de hospedagens que oferecem o serviço de hospedagem WP, normalmente elas possuem funcionalidades e recursos diferentes umas das outras. Por isso, vamos falar como funciona esse serviço de modo geral.

Quando se realiza uma contratação de uma hospedagem WordPress, você terá acesso a uma pré-instalação automática da plataforma, além de temas e plug-ins. 

Além do backup automático mencionado acima, a hospedagem oferece o serviço de firewall que ajuda aumentar a velocidade de carregamento do site. 

Alguns hosts também oferecem contas de e-mail e outros recursos que simplificam e otimiza o tempo do cliente. Em alguns casos até oferecem certificados de segurança gratuitos e ferramentas que realizam varreduras automáticas buscando por possíveis invasões de malware.

Para quem esse tipo de hospedagem é indicado?

Agora que você viu como surgiu a hospedagem WordPress e como ela funciona, vamos conferir para quem essa hospedagem é recomendada.

Geralmente, esse serviço é indicado para pequenos e médios negócios, blogs ou lojas virtuais feitas na plataforma WordPress. Mas, também pode ser recomendada para empresas que buscam por mais praticidade no gerenciamento, maior custo-benefício, atualizações frequentes e customização facilitada.

Para aqueles que querem se preocupar com configurações, essa é uma ótima opção de hospedagem, pois é ideal tanto para leigos quanto para programadores avançados. 

Se você está procurando por um serviço de hospedagem WP, recomendamos sempre ficar ligado aos fatores fundamentais para escolher uma hospedagem. Pois, isso pode te ajudar a escolher o plano ideal para atender as demandas que o seu site necessita.

Por hoje é isso! Espero ter ajudado no seu entendimento sobre este serviço de hospedagem que vem ganhando destaque mundial e vem ajudando muitos sites e páginas web a ter mais resultados no mundo digital. 

Aguardo você nos próximos conteúdos!