3 estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas

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Publicado: 12 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Aprenda a utilizar diferentes estratégias de marketing digital, de forma integrada, para posicionar sua marca, captar mais clientes e impulsionar suas vendas!

O advento tecnológico e a evolução das redes sociais fez surgir o marketing digital como uma estratégia de mercado que estimula a realização de negócios no âmbito virtual, criando assim, vínculos e diálogos com os consumidores e oferecendo-lhes serviços e informações através da internet.

Diante disso, o marketing digital tem sido um grande aliado das empresas, pois as aproxima do seu público-alvo, estabelece um contato direto e transparente com os clientes, além de possibilitar a customização e personalização dos produtos e serviços entregues.

Cumpre salientar que o mercado se tornou mais desafiador com esta tática competitiva, no entanto as possibilidades que vieram junto dela não apresentam limites.

Nessa perspectiva, visando orientar os mais diversos profissionais na jornada do e-marketing, falaremos ao longo deste post sobre as principais estratégias abordadas no livro “A Bíblia do Marketing Digital”.

Escrito por Cláudio Torres, notável consultor e especialista em mídias sociais, este guia ensina como utilizar a internet em prol dos negócios e implementar práticas de marketing, comunicação e publicidade online.

Portanto, acompanhe-nos nesta leitura enriquecedora e alcance novos patamares no marketing digital!

Marketing de Conteúdo

A internet passou a ser uma rede de pessoas que consomem conteúdo a todo tempo, em todas as áreas do conhecimento humano, por isso o conteúdo dentro de um site tornou-se a primeira e mais importante forma de comunicação com o público conectado.

Esse processo de evolução do marketing tradicional para o digital deu origem ao marketing de conteúdo, definido pelo uso de conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o consumidor encontre, goste e se relacione com a sua marca. 

Logo, o propósito dessa ferramenta online é gerar conteúdo genuíno, útil e relevante para o cliente, isento de interferência comercial e feito de forma economicamente viável.

Em vista disso, para desenvolver um conteúdo que se espalhe rapidamente por toda a rede, é necessário: 

  • Definir o seu público-alvo, de forma clara e específica;
  • Planejar o conteúdo;
  • Alocar os recursos necessários para a execução do planejamento e da produção constante de conteúdo;
  • Divulgar frequentemente seu conteúdo, por meio de mídias sociais e outros blogs;
  • Monitorar os resultados.

Marketing nas Mídias Sociais

As mídias sociais traduzem grandes oportunidades para a interação entre as pessoas e, consideravelmente, atuam como meio de relacionamento entre cliente e empresa.

Este é um recurso de baixo custo e grande alcance, e tem um enorme poder formador de opinião entre os consumidores.

Isso significa que ser presente e ativo nas mídias sociais te ajudará a construir sua própria imagem, de modo que essa visibilidade torne o seu marketing digital ainda mais atraente, através das redes sociais e criação de conteúdos colaborativos. 

Para conquistar uma mídia forte, com boa audiência e segmentada, é imprescindível explorar ferramentas como Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, blogs, e assim por diante. 

Por conseguinte, dentro desse universo de possibilidades, você deve:

  • Trabalhar seu relacionamento com o público nas mídias sociais;
  • Ampliar o seu networking;
  • Direcionar seus esforços aos principais veículos de mídia online
  • Ouvir e monitorar o que o consumidor está falando nas mídias sociais;
  • Utilizar as redes sociais para reconhecer as necessidades e tendências do mercado;
  • Interagir com outros conteúdos.

Marketing Viral

O consumidor é o principal potencializador e propagador de mensagens para outros indivíduos, levando para o ambiente offline as experiências vividas no ambiente virtual. 

A partir desse boca a boca de informações, nasceu uma nova abordagem publicitária, denominada marketing viral, que se apoia nos recursos digitais disponíveis para criar uma mensagem que viralize na internet e se espalhe pela rede espontaneamente, de consumidor em consumidor.

É importante ressaltar que a regra da estratégia em questão é a criatividade, sendo as redes sociais sua forma de distribuição de conteúdos, ideias ou mensagens. 

Partindo dessa premissa, é possível executar uma campanha sólida de marketing viral, fundamentada nas seguintes etapas:

  • Defina o objetivo a ser alcançado;
  • Crie uma mensagem que esteja alinhada aos propósitos gerais de marketing da empresa;
  • Estabeleça seu público-alvo específico e qualificado; 
  • Faça um brainstorm sobre quais ações de marketing viral podem ser utilizadas em sua campanha;
  • Teste as reações à campanha com um grupo de usuários pertencentes a seu público-alvo.

Marketing Digital: desenhe um plano certeiro!

As estratégias de marketing digital apresentadas ao longo deste artigo geram excelentes resultados, a médio e longo prazo, para as empresas que as implementam – seja qual for o seu porte ou segmento.

A grande vantagem em destaque é que a eficiência desses processos se dá pela simplicidade e pelo baixo custo de execução.

Perante esse cenário promissor, não há dúvidas que o melhor momento para começar a investir em marketing digital é agora.

Dessa maneira, tenha o profissionalismo e a inovação como palavras de ordem. 

Ademais, estude os novos comportamentos de compra, se relacione com o seu consumidor, faça acontecer, e o sucesso da sua trajetória no e-marketing será inevitável!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!