Como melhorar a experiência do usuário no Inbound Marketing

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Certamente você já entrou em contato com a experiência de usuário sem nem perceber. Seja para publicar uma foto no Instagram, procurar um filme para assistir na Netflix ou até mesmo realizar uma chamada no seu smartphone, a UX está em todo lugar. 

Neste artigo, você vai entender porque pensar na experiência de usuário é tão importante para fazer um bom inbound marketing e melhorar a relação com seu público.

Por que a UX é importante para inbound marketing?

A User Experience, também conhecida como UX, é um conjunto de estratégias que busca melhorar a experiência de navegação de um usuário através do design e da programação. Trata-se de desenvolver páginas responsivas, bem organizadas, intuitivas e de rápido carregamento. 

Com a evolução tecnológica dos dispositivos digitais, o mundo se torna cada vez mais imediatista. As pessoas não querem navegar em páginas lentas, nem quebrar a cabeça com informações incompletas. Por isso, empresas que não consideram a experiência de usuário na hora de montar um conteúdo para web perdem cada vez mais tráfego, retenção e taxas de clique.

Sob essa perspectiva, você já deve estar se perguntando: como é que UX se relaciona com o inbound marketing? A resposta pode ser mais simples do que você imagina!

Em um contexto de alta competitividade no mercado, quem ganha protagonismo são empresas que oferecem uma interface confortável, com informações bem distribuídas e que fazem sentido para a buyer persona. Oferecer uma boa experiência de usuário demonstra profissionalismo ajuda a construir a autoridade da sua marca no ramo. 

Além disso, as estratégias de UX também podem ter um grande impacto na sua taxa de conversão. Com landing pages bem-feitas e CTAs mais assertivas, maiores as chances do visitante se tornar um lead.

A importância da buyer persona para a UX

Conhecer bem a sua buyer persona é o primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de comunicação, independente do veículo. Você precisa saber quais são as necessidades, os desafios e os padrões de comportamento das pessoas que a sua empresa deseja atingir para poder falar a mesma linguagem e construir um relacionamento com o público. 

Na UX, conhecer a persona é essencial para definir as estratégias digitais da sua empresa. Será que o seu cliente responde melhor a uma página mais objetiva ou com mais informações? A linguagem utilizada nos textos combina com a buyer persona? As informações estão escritas de forma que não deixe dúvidas? Responder a perguntas como essas vai ajudar você a se conectar melhor com o público da sua empresa.

Dicas práticas para melhorar a UX no inbound marketing

Depois de entender porque a experiência de usuário é importante para trabalhar com o inbound marketing, é hora de conhecer algumas dicas práticas para não errar na sua estratégia. Confira a seguir:

Desenvolver um site eficiente

O site é um dos primeiros contatos que o público tem com a sua empresa. Por isso, desenvolver uma boa interface é essencial. Crie uma página coerente com a identidade da marca, organize as informações de forma clara e facilite as ações dentro do site. Se o visitante precisar passar por muitas páginas para fazer contato ou finalizar a compra, é possível que ele acabe desistindo no meio do caminho.

Aplicar SEO no blog

Você sabia que o Search Engine Optimization também é um tipo de estratégia de UX? As regras do ranqueamento em mecanismos de busca priorizam conteúdos completos e bem diagramados porque são os que melhor atendem aos usuários. Aplicar estratégias de SEO no seu blog ajuda não só a ganhar visibilidade como também a prender visitantes por mais tempo.

Otimizar a navegação para mobile

Atualmente, a maioria das pessoas entra na internet através de um smartphone ou de um tablet. E se o usuário encontra um site que não responde bem ao seu dispositivo móvel, ele desiste de acessar a página. Por isso, é muito importante otimizar a navegação do seu site.

Criar boas landing pages

Criar boas landing pages é fundamental para captar mais leads. Por isso, não subestime a diferença que o UX Design e UX Writing podem fazer nos resultados das suas páginas. Monte formulários objetivos, ofereça informações sobre a oferta e incorpore a mesma identidade do seu site.

Lembre-se que o caminho do cliente até você precisa ser facilitado com CTAs claros e chamativos. Portanto, se restar no usuário alguma dúvida sobre o que diz no conteúdo ou o que deve ser feito, há algo de errado. Vale a pena realizar testes A/B para chegar aos melhores resultados.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Formigueiro Criativo, agência especializada em soluções de marketing digital.