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O que é UX Writing e quais as vantagens da estratégia para os seus resultados?

ux writing

UX Writing é um termo que você ainda não está completamente familiarizado? E UX Content? Se a resposta for positiva, você está perdendo a chance de impactar diretamente na decisão dos usuários!

Já pensou em unir técnicas de conteúdo, marketing, experiência do usuário, design e arquitetura da informação? Esse é o objetivo de estratégias como UX Writing e Ux Content!

E para quem quer ter sucesso online, essas são estratégias essenciais. Afinal, a experiência do usuário impacta completamente na atração, conversão e manutenção de clientes na base da empresa.

Para isso, você precisa se atentar à agilidade de navegação, a escalabilidade do texto e até as cores escolhidas para integrar o design da página.

E quando bem executada, a estratégia de UX Writing se transforma em uma grande vantagem competitiva. Então, para te ajudar a ter sucesso, veja o conteúdo que preparamos para você:

O que é UX writing?

UX é a sigla de User Experience, ou experiência do usuário em português. Essa é a prática que estuda a forma como os usuários interagem com o produto ou serviço de uma empresa.

Já UX Writing é, basicamente, a produção de conteúdos textuais voltados para a otimização da experiência do usuário.

Para isso, a prática seleciona de forma estratégica todo e qualquer elemento que integra um texto, com o objetivo de facilitar a jornada do leitor.

Essa prática pode ser aplicada em qualquer texto feito para uma plataforma digital, por menor ou maior que seja.

Inclusive, no prisma do UX Writing existe a microcopy, ou microtexto, o qual tem o objetivo de passar uma mensagem clara e objetiva aos usuários, estimulando seu engajamento e conduzindo-os rumo à conversão.

E o profissional que trabalha com essa estratégia é conhecido como UX writer. Ele foca em corrigir a escrita, a semântica dos textos e usar as palavras certas para conectar, impactar e converter a persona do negócio.

As características de um bom UX Writing

Para que a prática de UX Writing tenha sucesso, o conteúdo precisa ser claro, objetivo e estabelecer um bom relacionamento com o usuário.

Para te ajudar a entender qual a estratégia ideal de conteúdo para o seu negócio e qual a forma de abordagem melhor para o seu público, levantamos alguns pontos em que deve se atentar:

  • Seja claro: o usuário precisa ter a plena compreensão da mensagem. Por isso, as informações devem ser bem organizadas e o discurso inteligível;
  • Seja conciso: a mensagem deve ter um foco e evitar rodeios para não cansar o usuário. Por esse motivo, evite frases vagas e informações descontextualizadas;
  • Teste a aplicabilidade: não basta ter uma informação clara e concisa, ela precisa agregar valor ao leitor. Sendo assim, o conteúdo também deve de fato ajudar os usuários em suas interações e experiências;
  • Ofereça consistência: o conteúdo precisa ter consistência quanto ao estilo, tom de voz e terminologias utilizadas, isso oferece clareza, consistência e aplicabilidade, além de oferecer uma linguagem particular da sua empresa com seu consumidor. Então trabalhe com um guia de estilo e um workflow que oriente todo o processo.

Qual a diferença da escrita UX writing e copywriting?

Uma redação bem feita é necessária em qualquer estratégia de Marketing e no marketing digital isso não seria diferente.

Isso porque ela pode ser empregada na roteirização de vídeos, na produção de posts para blog, na apresentação de landing pages, posts para redes sociais e assim por diante.

Só que existem técnicas ideais para cada tipo de estratégia. Tem diferença entre a escrita de UX Writing e copywriting, por exemplo, duas estratégias de muito sucesso.

O copywriting foca em chamar atenção das pessoas, impactá-las, conectá-las e convertê-las, ou seja, atrair leads para o negócio e converter clientes.

Já o UX writing, mesmo que indiretamente também facilite a conversão de leads, foca na experiência do leitor. Isso resulta no uso de termos mais simples, em um texto mais objetivo e em um desenvolvimento orientado pelo produto, não pelas vendas.

Como aplicar a estratégia de forma assertiva?

Para começar a aplicar a UX Writing ou UX Content como estratégia de sucesso no seu negócio, você deve levar em consideração alguns pontos, tais como:

  • Seja claro para passar a mensagem;
  • Ofereça informações de valor que de fato agreguem no conteúdo;
  • Tenha uma jornada do cliente clara e estruturada;
  • Estabeleça um workflow como guia de escrita.

Levando tudo isso em consideração, sua estratégia tende a ser muito mais assertiva e trazer bastante sucesso como retorno.

Como ser um bom UX writer?

O nome do profissional que trabalha com a estratégia UX writing é o UX writer.

E para ser altamente qualificado nessa profissão, você precisa ter foco na experiência do usuário e conhecer muito de marketing digital.

Você ainda pode fazer cursos voltados para a área, entrar em grupos de discussão e contar com ferramentas de escrita.

Porém, existem alguns outros pontos que você pode e deve considerar para ser um bom UX writer, tal como criar e distribuir os conteúdos de forma adequada.

Fora isso, na hora de criar seu conteúdo você deve considerar:

  • Usar apenas as informações mais relevantes;
  • Evitar longos blocos de texto;
  • Usar verbos no tempo presente;
  • Não usar gírias ou jargões;
  • Usar um tom de voz ativo;
  • Destacar números e elementos importantes no conteúdo com negrito, por exemplo;
  • Usar listas numeradas e bullet points;
  • Identificar os elementos interativos da página (como botões de CTA) de forma clara;
  • Utilizar uma linguagem que conecte com a persona do seu negócio, com a plataforma de marca e com o workflow que já tem estipulado;
  • Manter a consistência dos elementos visuais;
  • Evitar o uso de datas para não tornar os textos perecíveis;
  • Usar elementos gráficos para comunicar dados;
  • Integrar boas práticas de IU ao conteúdo;
  • Usar uma hierarquia padrão nos títulos e subtítulos;
  • Fazer uma correção gramatical detalhada;
  • Manter o texto amigável e acessível;
  • Explicar termos técnicos;
  • Evitar palavras e frases confusas e cheias de vírgulas (seja direto);
  • Fazer o teste A/B para conteúdos com elementos interativos.

Seus conteúdos e resultados nunca mais serão os mesmos!

Se você chegou nesse conteúdo sem estar familiarizado com o que é UX Writing ou UX Content, essa realidade mudou e agora o sucesso te aguarda!

E não parou por aí! Você agora sabe também que existem outras estratégias de conteúdo, tal como o copywriting, focadas em fazer a sua comunicação impactar, conectar e converter a pessoa certa para o seu negócio.

E se quer se aprofundar em temas sobre experiência do usuário e design, temos conteúdos incríveis no blog para te ajudar, por exemplo:

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