Início » Convidados » Como as palestras motivacionais podem otimizar o desempenho da sua equipe

Como as palestras motivacionais podem otimizar o desempenho da sua equipe

Publicado: 26 de novembro de 2019 | Por: | Atualizado: 26 de novembro de 2019.

Muitas vezes, uma empresa tem tudo certo: logística perfeita, marketing eficaz, preços competitivos, custos baixos e um produto que agrada os consumidores.

No entanto, ela não consegue sair do lugar. O que será que falta para ela? A resposta pode ser uma palestra motivacional.

Empreender não é uma equação matemática. Em muitas ocasiões, 1+1 não é igual a 2. Nem deve ser! Existe muita gente que considera que, no mundo dos negócios, o ideal é que 1+1 seja igual a 3.

Por quê? Porque o todo deve ser maior que a soma dos seus elementos. Esse conteúdo “extra” que faz toda a diferença é a motivação dos seus colaboradores, que tem um peso real no desempenho da equipe.

É aí que entra em cena a palestra de motivação. Elas ajudam a colocar a sua equipe no estado de espírito para oferecer aquele 10% a mais que você precisa. Quer saber como? Então siga a leitura!

Como a palestra motivacional ajuda a melhorar o desempenho do time?

A motivação é um dos elementos mais poderosos e misteriosos do ser humano. Afinal, o que é motivação? Como sabemos quando estamos motivados ou não? De onde vem essa energia extra que faz toda a diferente?

Apesar de essas perguntas serem difíceis de responder, o fato é que a motivação faz toda a diferença no comprometimento de uma equipe.

A ideia é básica: desmotivados, os colaboradores não oferecem 100% ou 110% do que podem para a empresa. Sem um fogo queimando dentro do peito, a equipe fará apenas o básico, cumprirá ordens e irá para casa.

Isso é aceitável, claro, mas não oferece a margem que a empresa precisa para ter mais sucesso.

No entanto, quando motivados, os colaboradores ficam mais criativos, trabalham com menos distrações e resolvem problemas mais facilmente. O resultado é visto em maior produtividade e mais eficácia em suas ações.

A palestra motivacional existe para fazer a transição dos colaboradores do estágio 1, ou seja, desmotivados, para o estágio 2, quando estão prontos para suar a camisa e render ao máximo pela equipe.

Quais os tipos de palestras motivacionais existentes?

Antes de contratar um palestrante motivacional para a sua equipe, é importante frisar que existem diferentes tipos de palestras motivacionais e nem todas têm a mesma eficácia.

Por exemplo, existe aquele tipo de palestra cujo objetivo é causar uma boa impressão nos colaboradores. A ideia é que eles saiam dali prontos para vender mais e produzir mais.

No entanto, apesar de usarem bons recursos tecnológicos para motivar as pessoas, elas não geram um resultado que seja duradouro. Depois de uma semana ou duas, os colaboradores voltam ao estado inicial.

Para ter uma mudança duradoura, é necessário contratar uma palestra motivacional que seja focada na sua equipe. Seja um conteúdo personalizado, que identifique qual é o bloqueador que impede aquele time de render como deve.

Será que é a falta de um propósito? Talvez sejam problemas particulares? Quem sabe os colaboradores não se sentem preparados para a tarefa?

Seja como for, a palestra motivacional vai trabalhar para vencer essa barreira e colocar a equipa em um estado emocional mais positivo, o que rende resultados bem mais duradouros.

Qual a melhor palestra para melhorar o desempenho da minha equipe?

Essa resposta dependerá do seu time, claro, além do problema que afeta a motivação dele. Nem toda palestra terá o mesmo efeito em pessoas diferentes.

No entanto, é importante contratar alguém que entenda profundamente da motivação de funcionários e saiba como montar histórias capazes de eliminar obstáculos e garantir uma motivação duradoura.

O que fazer além da palestra para os colaboradores?

É importante frisar, todavia, que nem a melhor palestra do mundo consegue manter uma equipa de colaboradores motivada em um ambiente que é desmotivador. 

Por exemplo, não existe palestra que realize o milagre de fazer uma equipe mal paga, maltratada em um ambiente de trabalho ruim e que tem de lidar com um produto desagradável, trabalhar com felicidade e motivação.

É essencial que a empresa possa reverter a situação que levou os colaboradores a se desmotivar e eliminar os elementos que cortam o ânimo da equipe.

Por exemplo, se a razão do desânimo for uma baixa remuneração, então o empreendedor deve tratar de inserir mais valor no pagamento. Se não dá para aumentar o salário, então é importante remunerar a equipe de outra forma, como com bônus no fim de ano, participação nos lucros ou com alguma outra coisa que faça aquele trabalho valer a pena.

Dessa forma, os benefícios de uma palestra motivacional podem continuar por mais tempo e até mesmo se transformar em uma energia fixa da equipe, o que contagiaria até mesmo novos funcionários do seu time.

É dessa maneira que uma palestra motivacional ajuda a otimizar o desempenho da sua equipe: ao remover os obstáculos que diminuem o ânimo dos colaboradores e maximizar a energia de cada um.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário com a sua opinião a seguir!

2019-11-26T10:01:17-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Descubra como fazer sua empresa crescer 200% ao ano