O que é newsletter? Conheça a ferramenta e aprenda como alavancar seu negócio neste guia prático

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 11 de abril de 2022.

O que é newsletter? Você acha que é uma estratégia antiga? Saiba que ainda é uma maneira eficiente de promover sua empresa e gerar mais tráfego para seu site.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Newsletter é um boletim informativo via e-mail.

Imagine, por exemplo, um jornal digital com vários links de publicações recentes do seu site sendo enviado uma vez por semana para pessoas interessadas em seu negócio.

Este é o objetivo ao fazer uma newsletter: informar potenciais clientes quanto ao conteúdo publicado nos últimos dias em suas páginas.

Afinal de contas, ninguém entra no mesmo site o tempo inteiro, não acha?

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Quando se trabalha com a estratégia de newsletter, seus conteúdos terão um tráfego muito maior, mas fique atento: não envie várias vezes em um período curto, pois o efeito pode ser contrário e, no fim, alguns usuários podem se descadastrar da sua lista.

Quer saber muito mais sobre o que é newsletter? Confira o guia prático e aprenda sobre:

Afinal, o que é newsletter?

o que é newsletter?

Chegou a hora de você entender de vez o que significa newsletter.

Como apontamos no início, trata-se de um resumo das informações publicadas em determinado período por um site ou blog.

Este período você define de acordo com seu público e a quantidade de conteúdos publicados.

Antes de aprender como fazer uma newsletter, você precisa ter em mente que esta ferramenta não tem como objetivo principal a venda.

Ela é mais focada no relacionamento com o potencial cliente e no aumento de tráfego. Isso ocorre ao disponibilizar uma Call To Action na newsletter, convidado a acessar o site, ou por meio de links de conteúdos novos inseridos no e-mail.

Contudo, isso não o impede de inserir um banner do seu produto ou serviço, por exemplo.

Porém, é preferível deixar os anúncios dentro do próprio site, afinal, sua newsletter direcionará o usuário até ele.

No início, quando ainda estiver aprendendo o que é newsletter, como a estratégia te permite ter contato com muitas pessoas, talvez você sinta a necessidade de colocar um pequeno anúncio.

Se hoje você tem uma grande quantidade de contatos, amanhã essa quantidade pode ser reduzida por conta dessa prática, e reconquistar a assinatura de um cliente é quase impossível.

Não corra o risco de perder essas assinaturas por conta de publicidades que podem não ser agradáveis ou relevantes para o usuário.

Mas, e aí? Deu para entender o que é newsletter? Não caia na furada de pensar que essa é uma ferramenta ultrapassada.

Embora não seja uma alternativa focada nas vendas, ela proporciona um relacionamento melhor com o cliente a fim de estimular o acesso do seu site.

Quando bem feita, esta ferramenta é capaz de gerar vendas a longo prazo.

Quando enviar uma newsletter ao usuário?

Além de saber como criar uma newsletter é preciso aprender a respeitar à risca os critérios de periodicidade.

Não envie uma vez por semana e, depois de algum tempo, passe a enviar uma por mês. Isso pode confundir seu público e também passar uma imagem ruim. Ele pode pensar que este trabalho é feito apenas “quando dá”.

Alguma vez você já reclamou de receber e-mail diários do mesmo remetente?
Não há nada mais chato que alguém enchendo nossa caixa de entrada.

Mas se não enviarmos e-mails, não conseguiremos fortalecer a imagem da marca e nem estabelecer o bom relacionamento – principal objetivo da newsletter.

Entender o que é newsletter não basta para ter resultados positivos, você também precisa saber quando seus e-mails são bem recebidos pelos usuário.

Veja o exemplo a seguir para facilitar:

Se você trabalha em uma empresa produtora de quatro conteúdos semanais, qual seria o período ideal para enviar newsletter aos clientes?

É bom frisar: o usuário não está o tempo inteiro atento a todos os conteúdos postados em seu blog e não acessa os quatro textos.

Banner para baixar ebook de Inbound Marketing

Neste caso, enviar uma vez na semana seria adequado, pois o usuário teria acesso à conteúdos recentes do seu blog com apenas um e-mail de newsletter.

Supondo que seus conteúdos são publicados de segunda à quinta. Toda sexta-feira, por exemplo, você pode enviar a newsletter com o material divulgado nos últimos dias.

Assim você não enche a caixa de entrada do potencial cliente, mas também não deixa de construir uma boa relação.

Assim que souber como criar uma newsletter e aplicá-la em seu negócio, você saberá como identificar muitos fatores que podem definir a frequência de envio.

Entre esses fatores, podemos destacar o seu público ou até mesmo a quantidade de conteúdos produzidos pela sua empresa.

Ao compreender o que é newsletter, faça testes e analise as métricas de comportamento dos usuários cadastrados. Assim sua estratégia pode tomar um rumo melhor para o negócio.

Mas lembre-se: receber muitos e-mails do mesmo remetente pode ser irritante e não é isso que buscamos para a nossa newsletter.

Como fazer uma newsletter não virar spam?

newsletter - não vire spam

Ao aprender o que é newsletter, você saberá que todas exigem um bom tempo de dedicação para ser criada.

É importante produzir conteúdos relevantes e objetivos, com mensagens de fácil leitura. O material precisa ser dinâmico e criativo.

Com uma newsletter construída dessa forma, o usuário não se sentirá incomodado com seus e-mails e isso evita que seu trabalho se torne spam.

Se sua intenção é obter resultados a curto prazo, saber como criar uma newsletter não será muito relevante a você neste momento, pois trata-se de uma ferramenta que constrói uma relação a longo prazo.

Se durante essa relação não for oferecido nada de útil para o leitor, a newsletter
inevitavelmente cairá na caixa de spam. Depois disso, o trabalho de recuperação pode ser bem complicado.

Se destaque na caixa de entrada

 como fazer uma newsletter - se destaque no e-mail

Talvez você esteja com seu e-mail aberto. Entre na sua caixa de entrada e repare quantas mensagens recebeu no último dia.

Por volta de 20, 30 ou até mais, não é mesmo?

Agora nos diga uma coisa: quantos e-mails você realmente parou para ler?

Poucos, não?

Ao acessar o Google e pesquisar “newsletter o que é”, você imaginou que também aprenderia a elaborar um assunto chamativo para um e-mail? Este é um ponto fundamental para o sucesso da nossa ferramenta.

Primeiro passo: crie um título atrativo e objetivo. Ele deve ser muito claro quanto ao conteúdo da mensagem enviada ao usuário.

Exemplo: Quer ficar craque em marketing digital? Veja 4 conteúdos preparados por profissionais da área!

Além disso, com a possibilidade de inserir emoticons é muito mais fácil ser notado em uma caixa de entrada lotada. Afinal de contas, isso ajuda a chamar atenção do leitor, não é mesmo? ??

Outro ponto que pode ser benéfico para sua newsletter: personalize as mensagens enviadas. Só de colocar o nome do usuário no título será um bom destaque entre várias mensagens no e-mail.

Entre novamente nos seus e-mails e veja quantos são do “[email protected]”.

A mensagem perde um pouco do valor quando não é mais humanizada. Parece que estamos conversando com um robô.

Por isso é importante que a assinatura do e-mail tenha o nome de algum funcionário, por exemplo.

As pessoas se sentem mais seguras quando conversam com alguém de verdade, não com uma máquina.

Como você deve ter notado, entender o que é newsletter não é o suficiente para aderir a estratégia e ter sucesso. É preciso estudar muitas coisas que fazem a diferença no resultado final.

Entendeu o que significa newsletter? Agora analise os resultados!

Você pesquisou no Google “newsletter significado”, aprendeu sobre o tema, como criá-la, mas agora não sabe ao certo sua efetividade. Vamos apresentar uma forma de sanar essa dúvida que ronda a cabeça de muitas pessoas.

A própria ferramenta de automação no envio de e-mail marketing para newsletter revela a quantidade de pessoas que abriram a mensagem.

Se ao analisar este número e a taxa de rejeição for alta, você pode rever os pontos que talvez tenham dado errado em sua newsletter.

Reveja seu título, o horário de envio ou até mesmo a segmentação escolhida. Após realizar os ajustes, reenvie.

Com o Google Analytics, ferramenta de monitoramento que aponta o volume de visitas em seu site, também é possível descobrir algumas métricas de sua newsletter.

Conseguiu sanar algumas dúvidas sobre o que é newsletter? Mas ainda não acabou. Veja a lista a seguir e fique craque na estratégia!

6 dicas de como fazer uma newsletter

Com o conteúdo acima, você já está mais por dentro e sabe o que é newsletter.

Agora, para facilitar ainda mais seu trabalho, veja algumas dicas essenciais para desenvolver uma news perfeita!

1. Envie apenas quando for relevante

Como apontamos, para se destacar em uma emaranhado de e-mails é preciso que sua newsletter seja objetiva e ofereça um conteúdo de qualidade.

É extremamente importante saber qual assunto mais interessa a sua lista.

Temas focados em responder dúvidas dos potenciais clientes costumam fazer mais sucesso quando comparado a uma simples divulgação de produto.

Lembre: aqui se constrói uma relação a longo prazo. Não seja tão direto.

O ideal é que você tenha o maior número de informações sobre a preferência de seus leitores. Com isso você poderá segmentar a mensagem e terá uma assertividade muito maior em sua newsletter.

Depois de aprender o que é newsletter, você verá que esta dica pode ser uma das mais importantes para ter sucesso!

2. Trabalhe para escolher um bom assunto e o remetente adequado

Como falamos ao longo do conteúdo, saber o que é newsletter é entender que um dos pontos cruciais na decisão de abrir ou não seu e-mail, é o assunto da mensagem.

Analise todos os textos selecionados e faça uma chamada focado no mais relevante. Esta estratégia tende a aumentar a taxa de cliques.

É importante o nome do remetente ser acompanhado do nome da empresa, assim, caso o cliente já conheça, passará mais confiança.

3. Utilize um layout simples

Ao aprender como fazer uma newsletter, você jamais deve ignorar o desenvolvimento do layout.

Não encare o HTML do seu e-mail como se fosse um site.

Elaborar templates complexos pode aumentar a chance de problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem e torna mais frequente a quebra de layout.

Oferecer muitas opções pode tirar a atenção do usuário e isso diminui o número de cliques. Usar um layout simples de tabelas é a melhor opção.

4. Faça testes

Ok, você já sabe muito sobre o que é newsletter, mas não pense que acabou! Agora é a hora de testar o material.

Antes de enviar a newsletter para sua lista, envie para você mesmo e para pessoas próximas. Assim você terá outra visão e talvez mude alguns pontos desfavoráveis.

Utilize ferramentas como o site litmus, que permite ver como a mensagem disparada é exibida em diferentes serviços de e-mail.

É importante avaliar os horários e dias de envio, analisar qual obteve mais acessos e aplicar as possíveis melhorias.

5. Tenha equilíbrio no conteúdo oferecido

É importante estar ciente: as pessoas não estão interessadas 100% do tempo em seu produto ou serviço.

Portanto, ao adentrar neste tema e saber o que é newsletter de qualidade, é preciso oferecer algo a mais para os usuários.

Vamos a um exemplo:

Você tem uma empresa fabricante de computadores. Por isso, toda semana envia promoções aos e-mails de sua newsletter.

Não acha isso desagradável? A partir desse momento, a possibilidade do seu e-mail ser bloqueado é muito grande.

Ao invés de jogar promoção na cara das pessoas, experimente elaborar um conteúdo mais atrativo, como “7 dicas para prolongar a vida útil do seu computador”.

Notou a diferença? Não há invasão na rotina do usuário e pode agregar uma informação relevante no seu dia.

Entenda o que é newsletter de qualidade e não esteja na lista de empresas chatas.

o que é newsletter - dicas

6. Facilite o cancelamento da newsletter

Uma coisa é certa, quando você pesquisou no Google “newsletter o que é”, seu objetivo era manter uma lista de assinantes realmente interessados no conteúdo oferecido.

Ao deixar claro para o usuário que ele pode cancelar a assinatura da newsletter a qualquer momento, você terá uma lista mais saudável e com potenciais clientes ativos. Deixe a opção visível e com informação o mais clara possível.

Isso acontece quando entendemos o que é newsletter e trabalhamos apenas com pessoas realmente interessadas no nosso material, a probabilidade de construir um bom relacionamento é muito maior.

Como já estamos no final do conteúdo, você já tem um conhecimento muito maior sobre o que é newsletter e pode arriscar a estratégia em seu negócio sem medo!

Agora você sabe o que é newsletter, não perca tempo e faça a sua

Depois de ler este conteúdo você não precisará mais realizar a pesquisa “newsletter significado” novamente. Agora você já tem todas as informações necessárias para elaborar uma estratégia de sucesso.

Mas tenha muita atenção, pois ao saber o que é newsletter, você deve focar em um dos fatores primordiais para alcançar o resultado desejado: criar vínculos com o leitor.

Isso, a longo prazo, trará resultados significativos.

Se estiver pensando em conversões rápidas, esta não é a alternativa ideal para o seu negócio.

Gostou de mergulhar nesse tema e entender de vez o que é newsletter? Agora chegou sua vez de ser criativo e ver seu negócio alavancar.

Siga nossas instruções e colha resultados lá na frente.

Compartilhe nas Redes Sociais!