Blog Ideal Marketing

Entenda como entrar no mercado de franquias e quais são seus benefícios

conheça mais sobre o mercado de franquias

O Mercado de franquias está mais uma vez em alta no mundo corporativo, crescendo até mesmo na pandemia. Quer saber qual é o grande sucesso desse ramo de negócios? Então achou o conteúdo ideal!

Quem é que nunca pensou em ser seu próprio chefe? Cada vez mais brasileiros sonham em abrir negócio e alcançar o sucesso financeiro e pessoal pelo caminho do empreendedorismo.

Mas o primeiro passo é sempre o mais difícil. Muitas abandonam o sonho ou mesmo nem iniciam a tentativa por falta de conhecimento, compreensão de mercado e estrutura.

Nesse sentido, o mercado de franquias se destaca como opção para empreendedores de todos os níveis. Novas ideias e modelos de negócio em diferentes segmentos surgem todos os dias, e mesmo assim o mercado parece nunca saturar ou deixar de crescer.

Quer entender mais sobre esse mercado que cresceu mesmo durante a pandemia? Acompanhe nosso conteúdo e descubra mais sobre franquias.

Dados e informações sobre o mercado de franquias

dados e informações sobre o mercado

O mercado de franquias não nasceu ontem. Esse modelo de negócios existe há muito tempo, mas ainda faz muito sucesso no mercado brasileiro.

Segundo a Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias aqui no Brasil é bastante sólido e contínuo, sempre em crescimento. Para você ter uma ideia, no terceiro trimestre de 2019, pouco antes da pandemia, esse mercado cresceu 6,1%.

Existem outros dados muito interessantes para quem procura franquias para investir. Em 2018, por exemplo, esse mercado foi responsável por 8% das novas vagas de emprego geradas no país. É muita coisa.

Quem pensa que a pandemia freou esse crescimento, está equivocado. O mercado de franquias cresceu em 2020, sendo um dos poucos mercados confiáveis durante o ano.

Além disso, o faturamento desse modelo de negócio é gigantesco. Em 2018 e 2019, esse setor gerou, respectivamente, 44,4 bilhões e 47,2 bilhões de reais. Aposto que você está pensando em abrir franquias, não é verdade?

Principais franquias no Brasil

Investir em franquias dá muito certo no Brasil, o país tem um dos mercados mais consolidados do mundo para quem deseja empreender na área.

No nosso país, as franquias para investir estão disponíveis em vários setores, como: alimentação, beleza, comunicação, serviços gerais e até mesmo saúde.

Veja quais são as principais franquias no Brasil:

  • Cacau Show;
  • O Boticário;
  • Chilli Beans;
  • CVC Brasil;
  • Arezzo.

5 opções de franquias para investir

Para quem quer se tornar um empreendedor e pensa em investir em franquias opções não faltam no Brasil.

O mercado de franquias é muito grande e possui várias áreas, por isso, listamos 5 opções de franquias para investir, as melhores em sua respectivas áreas:

O que é preciso analisar para investir em franquias?

É interessante que você queira investir em franquias, afinal, é um mercado sólido que cresce muito, dando oportunidade para jovens investidores e empreendedores. Entretanto, antes de sair despejando seu dinheiro por ai, é necessário analisar profundamente o mercado.

A primeira dica é investir em uma área que você conhece e gosta. Se você não entende nada de beleza, por exemplo, e investe em uma franquia de depilação, tem tudo para dar errado. Utilize os caminhos que você já conhece para abrir franquias.

Além disso, estratégia e análise são fundamentais. Pesquise bem as áreas que você pretende investir, saiba como funciona uma franquia e veja se é isso mesmo que você quer. O mercado de franquias é lucrativo, mas para se dar bem, é preciso muito trabalho.

Veja como abrir franquias

Primeiro é importante que você escolha uma área para investir em franquias. Veja áreas do seu interesse e conhecimento, isso é muito importante para o futuro do seu negócio. Alimentação, Moda, Beleza, Saúde, Marketing digital são alguns bons exemplos.

Depois de escolher a área e o modelo do negócio, é hora de entrar em contato com a empresa e estudar o COF (Circular de oferta de franquia).

Esse documento (COF) será enviado pela franqueadora e contém todas as informações sobre a rede de franquias. É muito importante que você entenda tudo desse documento.

Por fim, você assina o contrato e começa a trabalhar no mercado de franquias!

Investir em franquias é o caminho!

Como vimos acima, investir no mercado de franquias é o caminho mais seguro para empreender com sucesso. Esse mercado é muito estável no Brasil e já possui uma estrutura pronta e o conhecimento do público geral.

Isso faz com que as franquias para investir sejam a melhor opção para o momento, além do baixo investimento inicial e das possibilidades de trabalho, como home office, por exemplo.

Bem, como já falamos, o mercado de franquias é uma das várias tendências do mercado, que aparecem de vez em quando e dão muito retorno no investimento.

É sempre bom ficar ligado em todas as tendências e novidades no mundo digital. E para te ajudar nisso, produzimos conteúdos diários no nosso blog!

Se você quer saber mais sobre novas tendências do mercado e marketing digital, não perca mais tempo e confira já nossos textos e artigos. Acesse já!

Sair da versão mobile