Marketing de afiliação: Saiba como ele pode aumentar suas vendas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 6 de junho de 2023 | Atualizado: 6 de junho de 2023.

Sabia que você pode utilizar o marketing de afiliação para aumentar suas vendas e promover sua marca? Nesse artigo te explicamos como, onde e por quê investir em marketing de afiliados. 

O que é marketing de afiliação?

O Marketing de afiliação é uma vertente de marketing digital que vem ganhando cada vez mais popularidade e reconhecimento nos últimos anos, principalmente no Brasil. Nessa estratégia, um anunciante oferece comissões para afiliados que promovem seus produtos ou serviços em seus próprios canais de comunicação; sejam eles blogs, redes sociais e até mesmo sites. 

Dessa maneira, aqueles que aceitarem divulgar uma campanha, ou seja os afiliados, receberam uma remuneração por cada venda ou conversão realizada através de seu link ou cupom de desconto personalizado para cada afiliado. 

Por existir um número amplo de afiliados que podem divulgar uma oferta ou produto em si, essa é uma forma eficiente e escalável de promover produtos e serviços. E além disso, muito segura. Afinal, o anunciante consegue saber por quais afiliados foram realizadas as vendas. 

Por esse motivo, aderir ao marketing de afiliação como estratégia de divulgação acaba por consequência beneficiando todos:tanto os anunciantes que fazem essa escolha, quanto também os afiliados envolvidos.

Por esse motivo e outros, como a alta rentabilidade, você saberá mais afundo adiante no texto, como diversas empresas têm adotado o marketing de afiliação. Essa utilização se torna parte de sua estratégia para aumentar suas vendas e ganhar presença nos canais digitais. 

Além disso, o marketing de afiliação é uma estratégia segura e que pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Mas para que se note os resultados é necessário ter verba para investir nessa modalidade. 

Como o marketing de afiliação pode aumentar suas vendas?

O marketing de afiliação funciona através de uma rede própria de afiliação, que disponibiliza em sua plataforma as campanhas da marca ou empresa (anunciante) para seus afiliados.

Assim, diferente de mídias tradicionais como a TV ou mesmo o rádio, em que os anúncios podem ser distribuídos em horários com baixa audiência ou mesmo com um público totalmente contrário ao público-alvo da campanha, os afiliados só recebem comissionamento com a conversão da venda. 

Além desse fato, que por si só já torna o marketing de afiliação muito mais rentável, os afiliados também tendem a divulgar normalmente somente para seu nicho específico. Ou seja: pessoas que já tem interesse naquele tipo de serviço ou produto.

Isso torna o formato muito atrativo, uma vez que a mensagem do anunciante chegará para aqueles que fazem sentido ao seu negócio. 

Assim, além de divulgar sua marca para públicos segmentados, esse formato promove a marca e é muito mais rentável para o anunciante. Afinal, independente da divulgação que o afiliado faça, o investimento só é contabilizado quando a compra é fechada. 

Desse modo, podemos destacar em três motivos como o marketing de afiliação pode aumentar sua vendas:

  • Baixo custo de campanha (pagamento realizado somente quando é feita a conversão);
  • Compressão maior do público devido ao controle maior dos investimentos;
  • Afiliados que trabalham diferentes tipos de segmentação.

Deste modo, utilizar o marketing de afiliação e incluir afiliados para vender mais funciona não apenas como uma forma de rentabilizar suas campanhas de marketing. Funciona também como forma de melhorar a performance de suas campanhas

Por que investir em marketing de afiliação?

Como explicamos anteriormente, investir nesse tipo de formato pode aumentar suas vendas por ter um baixo custo em relação a mídias tradicionais.

Além disso, como a popularidade cada vez maior do termo afiliação e mesmo afiliados, aumenta-se diariamente o número de pessoas que trabalham com esse tipo de divulgação. Assim, consequentemente, as marcas que trabalham com esse formato ganham mais força nas suas campanhas. 

Outra razão importante a se considerar é o avanço da tecnologia. Com novas ferramentas de controle e rastreamento, as redes de afiliados conseguem cada vez mais oferecer clareza nos investimentos.

Na Afilio, por exemplo, rede pioneira de marketing de afiliação no Brasil, os anunciantes contam com proteção contra fraude de anúncios. Essa proteção oferece um monitoramento e previsão além do básico. 

Assim, além de aumentar vendas e divulgar a marca, é possível ficar tranquilo quanto à qualidade e origem das conversões da campanha. 

Onde buscar suporte para esse tipo de estratégia?

Para utilizar o marketing de afiliação nas suas estratégias de marketing você deve procurar suporte em um rede de afiliação forte e reconhecida, como a Afilio. 

Assim, você pode buscar fazer esse contato inicial por meio da internet, através do canal oficial para contato ou mesmo através das redes sociais, como Linkedin e Instagram. 

Nas redes diretas você terá suporte, direcionamento e indicação da melhor estratégia. Dessa maneira, será mais fácil encontrar aquela que irá atender o objetivo da sua campanha e gerar resultados extraordinários.

Em resumo, confie no marketing de afiliação para aumentar suas vendas. Conte com uma rede de qualidade, com experiência ampla e diversa para utilizar esse tipo de estratégia! 

Texto produzido pela equipe Afilio, plataforma de negócios que conecta grandes anunciantes a uma rede de afiliados.