O que é vendas internas? Confira 4 dicas incríveis para implementar o método de inside sales em seu negócio

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Publicado: 10 de julho de 2018 | Atualizado: 10 de janeiro de 2020.

Você sabe o que é vendas internas? Esse conceito se refere a prática de realizar inside sales, ou seja, vender dentro da sua própria empresa, em vez de ter vendedores indo até os clientes na rua. E saber como adotar essa técnica é essencial para otimizar tempo de seus funcionários e fazer um melhor uso do seu dinheiro!

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Com o alto grau de competitividade no mercado empresarial, qualquer processo focado em otimizar tempo e dinheiro pode se tornar o diferencial para o sucesso ou não do seu negócio.

Por isso, as empresas foram ao longo dos anos aprimorando a forma como realizavam qualquer atividade, inclusive as vendas.

Mas, para isso, diversas técnicas foram desenvolvidas, sendo uma delas as chamadas inside sides, ou “vendas internas” em português.

Essa técnica consiste em realizar as vendas de dentro da empresa, ou seja, sem fazer o profissional precisar ir para rua para entender e atender as demandas.

Dessa forma é possível fazer um melhor uso do seu dinheiro e ainda proporcionar um atendimento diferenciado e de qualidade aos seus clientes, afinal, com isso é possível realizar investimentos mais estratégicos!

Então, se você quiser saber TUDO sobre o que é inside sales e como implementar essa técnica na sua empresa, confira o conteúdo:

O que é vendas internas?

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Vendas internas é uma técnica de venda realizada de forma remota.

Isso quer dizer o seguinte: os vendedores realizam seu trabalho de dentro da empresa ou de algum estabelecimento, contatando os cliente via telefone, email ou qualquer outro meio.

E é justamente por conta dessa praticidade que essa técnica vem ganhando espaço nos últimos tempos, além de dar aos seus adeptos uma grande vantagem: otimizar tempo e dinheiro.

Mas espera, se os clientes são contatados por telefone, as vendas internas não são igual ao telemarketing?

Não confunda vendas internas com telemarketing!

Quando falamos de vendedores conversando por telefone, logo lembramos do telemarketing e torcemos o nariz.

Mas antes que a repulsa ganhe ainda mais força, vamos já esclarecer o seguinte: uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Isso porque o telemarketing tem como objetivo trabalhar o relacionamento com o cliente, enquanto as vendas internas, como o próprio nome diz, trabalha com o processo de aquisição de cliente.

Por isso mesmo é bem fácil diferenciar uma ligação da outra, pois se no primeiro o roteiro é robótico e impessoal, o segundo é o contrário.

No conceito sobre o que é vendas internas os representantes devem ser bem treinados a fim de primeiro entender as necessidades do cliente, para só depois apresentar os benefícios de um produto ou serviço.

Bom, se o Inside Sales revoluciona tanto as relações entre empresas e consumidores, quer dizer que as vendas tradicionais, ou outside sales, estão chegando ao fim?

As vendas internas não marcam necessariamente o fim das vendas tradicionais

Ao se aprofundar nesse conceito, muitas vezes pode parecer que as vendas tradicionais estão ultrapassadas.

Mas a verdade é a seguinte: na realidade, não precisa ser tão cruel assim com o modelo de vendas externas.

Isso porque podemos dizer que essas técnicas (vendas internas e vendas externas) podem ser complementares, afinal tudo depende das necessidades do cliente em questão.

Além disso, a transição de um modelo de venda para o outro deve ser lenta e gradual, então não tem como eliminá-lo de uma vez.

Por isso, não se preocupe quanto a técnica a ser utilizada e sim na qualidade e eficiência do atendimento.

Dessa forma você estará pronto para conversar com o cliente deixando-o confortável e contente de fechar negócio com a sua empresa.

Por que investir nas vendas internas?

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Até agora nós apresentamos o conceito de o que é vendas internas, mas talvez ainda não tenha ficado claro o porquê de passar a investir nessa técnica.

Bom, como falamos anteriormente, fazer com que alguns dos processos de vendas sejam feitos de forma remota vai te ajudar a reduzir custos ou ao menos te abrirá a oportunidade de direcionar os investimentos de maneira mais estratégica.

Isso porque gastos relacionados com manutenção de alguma loja ou com locomoção de vendedores não vão mais fazer parte da sua rotina.

Assim você poderá destinar esse dinheiro a novos investimentos, melhorias nas condições de trabalho de seus funcionários etc

Mas os benefícios das vendas internas não param por aqui: você também poderá distribuir de melhor forma outro recurso importante: o tempo! Afinal o tempo gasto preso no trânsito entre uma visita a cliente a outra agora será livre.

Além disso, se as vendas internas forem integradas com o Marketing para entender melhor as necessidades do público, suas estratégias serão planejadas de forma muito mais assertivas!

Inclusive, se você quiser saber mais sobre como alinhar as equipes de marketing e vendas, veja nosso conteúdo sobre o tema!

Pois agora nós vamos conferir 4 dicas para adotar essa técnica de venda na sua empresa!

4 dicas para implementar inside sales na sua empresa

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Depois de entender o que são vendas internas e conhecer as vantagens que elas podem trazer para a sua empresa, você já deve estar doido para começar a pôr em prática essa técnica.

Mas calma! não será preciso esperar muito! Basta conferir as próximas dicas e correr pro abraço!

Então, vamos lá?

1. Capacite a sua equipe

Bom, em primeiro lugar será necessário capacitar a sua equipe para a nova forma de realizar o processo de vendas internas.

Por isso, invista o tempo necessário na realização de treinamentos, workshops e reuniões, a fim de que todos estejam na mesma página e saibam tudo sobre o método.

Além disso, aproveite esse momento também para estruturar o processo de venda baseado no conceito de inside sales e definir a melhor estratégia para abordar os possíveis clientes com as vendas internas.

Assim você terá uma equipe preparada para enfrentar todos os desafios e engajada na missão de te entregar os melhores resultados.

Aliás, se você quiser saber mais sobre treinamento de vendas, confira nossa publicação sobre o tema!

2. Tenha um objetivo e estabeleça metas

Mudanças geralmente não são fáceis, por isso a importância de estabelecer objetivos claros para cada etapa do novo método.

Assim todos têm um farol para seguir em algum momento de dúvida ou insegurança.

Além disso, estabeleça metas capazes de ajudar a equipe a manter o foco durante a jornada de trabalho, além disso, é interessante oferecer recompensas aos colaboradores de melhor desempenho.

Dessa forma, acredite, será possível contar com um time unido e fechado com a sua empresa!

3. Possua uma infraestrutura no processo

Bom, como todo o processo de vendas irá acontecer dentro da sua empresa, você precisa se certificar de possuir a infraestrutura adequada.

E isso significa contar com um espaço bacana, com internet rápida, planos de telefone que atendam às suas necessidades e computadores equipados com programas os quais podem otimizar tarefas.

Assim você consegue montar o cenário perfeito e, dessa forma, seus vendedores conseguirão realizar o seu trabalho da melhor maneira.

4. Realize a transição com calma

A última dica para bombar suas vendas internas: não tenha pressa no inicio da implantação dessa técnica.

Isso porque ao deixar seus funcionários assimilarem as novidades aos poucos e ir testando uma alteração de cada vez tornará todo o processo mais assertivo e saudável.

Sendo assim, mesmo havendo algum imprevisto no caminho, nem as metas da sua equipe e nem a receita do seu negócio serão prejudicadas.

Já sabe o que é vendas internas? Transforme o seu processo comercial e curta todos os benefícios do avanço.

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Nesta publicação você descobriu tudo sobre vendas internas e viu como realiza-las pode te ajudar a alcançar o sucesso.

Isso porque ao trazer boa parte do processo de vendas para dentro da sua empresa, você poderá economizar dinheiro e otimizar o tempo dos seus funcionários.

E para isso acontecer, você viu aqui 4 dicas simples para começar a implantar essa técnica em seu negócio!

Ou seja, agora é hora de colocar as mãos na massa e aplicar o conceito de vendas internas!

Aliás, se quiser saber como otimizar ainda mais esse processo, confira nossa publicação sobre inbound sales e se torne o mestre da venda!

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