Entenda a diferença entre Inbound x Outbound e saiba qual a estratégia mais assertiva para a sua empresa

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Publicado: 11 de setembro de 2018 | Atualizado: 8 de julho de 2019.

Você conhece as diferenças entre Inbound x Outbound? Se não, não precisa mais ficar preocupado: aqui saberá tudo sobre o tema para conseguir criar estratégias muito mais assertivas para a sua empresa.

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Com o avanço da tecnologia e o avanço da internet, o Marketing sofreu uma grande metamorfose.

Isso porque a partir dessa revolução foi possível desenvolver novas formas e métodos para investir na captação e no relacionamento com novos clientes.

Assim, as práticas mais invasivas, como a mídia paga comum no Marketing Outbound, o mais tradicional, foram dando espaço as mais sutis.

Estamos falando então do Inbound Marketing, metodologia a qual respeita o espaço do consumidor e o aborda por meio de um conteúdo relevante para educá-lo a fim de que ele possa tomar a melhor decisão.

Mas assim como a internet não acabou com a televisão, que por sua vez não determinou o fim do rádio, as duas práticas podem coexistir, basta saber qual é a mais indicada para as necessidades da sua empresa.

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Vamos descobrir isso? Confira então o conteúdo sobre Inbound x Outbound:

O que é Marketing Outbound?

Também conhecido como Marketing Tradicional, o Outbound é uma forma ativa de captação de clientes por meio dos meios de comunicação.

Isso porque ela consiste na identificação do potencial público de um produto ou serviço para se aproximar dele com algumas técnicas de abordagem.

Para isso, os canais de comunicação em massa, como a TV e a internet, são os principais meios da metodologia, pois com eles é possível atingir o maior número possível de pessoas.

Dessa forma, tal estratégia pode ser considerada por muitos como intrusiva, afinal o consumidor é bombardeado por uma campanha sem ter pedido por ela e estar interessado no produto.

Tanto é que, segundo pesquisas de agências de Marketing, 86% das pessoas disseram que já pularam os comerciais de TV, enquanto 84% não pensaram duas vezes antes de sair de um site devido a uma propaganda.

Como isso pode significar uma certa desvantagem, para melhorar a captação e o relacionamento com os clientes foi desenvolvida uma nova metodologia: o Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Inbound x Outbound: saiba mais sobre o Marketing de Atração

O conceito do que é Inbound Marketing tem como princípio a atração e a conversão de clientes de forma espontânea por meio de práticas passivas.

Ou seja, nessa metodologia não é a empresa que vai até o cliente e sim o contrário.

Isso porque aqui a ideia é educar o mercado consumidor para que ele entenda o seu problema e chegue por conta própria a conclusão de que a melhor solução é o seu produto.

Para isso é preciso conhecer bem o seu possível cliente, pois dessa forma consegue-se criar um material relevante e que atenda as suas necessidades.

Afinal, lembre-se: a internet facilitou o acesso à informação, por isso os consumidores estão muito mais exigentes e procuram saber qual produto o oferecerá o melhor custo-benefício.

Não à toa quem investe nessa abordagem já consegue colher bons resultados.

Pesquisas realizadas por empresas de marketing indicam que quem alimenta sua base de contatos com conteúdo relevante consegue ver suas oportunidades de venda aumentarem 20% e ainda gastando 33% menos do que com outros métodos.

Conheça as diferenças de Inbound x Outbound

Entenda as diferenças entre Inbound x Outbound

Como podemos perceber, as diferenças entre Inbound x Outbound começam desde o princípio, pois enquanto o primeiro parte para uma prospecção passiva, a do outro é ativa.

E essa premissa faz com que o Inbound tenha um custo-benefício maior, pois uma estratégia mais direcionada terá resultados melhores do que uma que trabalhe com um público maior e nem sempre interessado no que a empresa tem a oferecer.

Tanto é que de acordo com pesquisas de empresas do setor, quem elege o Inbound como o vencedor da batalha Inbound x Outbound gasta 62% menos para cada lead gerado.

Além disso, o dentro do Inbound é possível acompanhar o desempenho em tempo real e modificar uma estratégia, caso seja necessário, para ela apresentar resultados melhores.

Isso porque como o combustível dele é conteúdo, você consegue medir pela resposta do público se ele está agradando e tomar as medidas necessárias para agradar se preciso.

Entretanto, como esse é um processo orgânico, é preciso paciência para colher esses resultados com o Inbound, ao contrário do Outbound, que os apresenta de forma mais rápida.

Já sabe as diferenças entre Inbound x Outbound? Comece a criar estratégias assertivas agora mesmo!

Estratégias a serem tomadas

Nesta publicação você finalmente pode pôr um basta em todas as suas dúvidas a respeito das diferenças entre Inbound x Outbound.

E viu que o Outbound nada mais é do que a boa e velha forma de fazer anúncios direcionados para o público em massa.

Enquanto isso, o Inbound tem como princípio a educação do mercado consumidor, para que ele decida por conta própria de que a sua empresa é que oferecerá a melhor solução.

Mas para isso é preciso investir na produção de um conteúdo relevante e mostramos quem tem feito isso tem colhido grandes resultados em suas empresas.

Se você quiser saber mais sobre essa estratégia, confira o conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

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