Blog Ideal Marketing

O que é growth mindset? Descubra os benefícios de trabalhar sua mente para o crescimento

o que é growth mindset

Growth mindset é o instrumento de mudança que qualquer empresário que deseja ter sucesso precisa desenvolver. Se você quer entender mais sobre o assunto, encontrou o conteúdo certo!

Você já ouviu falar em growth mindset? Quem é empreendedor e deseja alcançar o sucesso precisa conhecer esse termo.

Isso porque o growth mindset tem a ver com seu crescimento pessoal e profissional. Na verdade, ele é indispensável para quem busca por algo a mais.

A questão é: o que é, como desenvolver o growth mindset? Como introduzi-lo no seu dia a dia?

Se você tem sede de aprendizado e aperfeiçoamento, isso já é um ótimo sinal!Confira no conteúdo que preparamos tudo que você precisa para ter sucesso com o growth mindset e se prepare para resultados que nunca teve antes!

O que é growth mindset?

o que é growth mindset

Growth mindset em tradução livre significa “mentalidade de crescimento”. Nada mais é que uma atitude mental para encarar a vida de uma forma diferente.

Ou seja, é um tipo de mindset (configuração da mente) que influencia na forma como alguém entende e age no seu dia a dia.

Ele foi primeiro estudado e definido pela psicóloga americana Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford. Ela e outros colegas acadêmicos começaram a analisar o comportamento de alunos com baixo desempenho.

Em um estudo com mais de mil alunos, os pesquisadores perceberam que alguns estudantes pareciam se abalar demais por coisas pequenas, enquanto outros se recuperavam rapidamente de situações de fracasso.

Isso fez com que Dweck começasse a estudar o comportamento das pessoas, com foco nos perfis identificados entre os alunos.

Desses estudos surgiram os termos “mentalidade fixa” e “mentalidade de crescimento”,que é o growth mindset.

Os dois perfis se referem às crenças que as pessoas têm sobre aprendizado e inteligência, mas cada um deles parte de uma perspectiva diferente.

Mentalidade fixa

Pessoas com mentalidade fixa, ou fixed mindset, são aquelas que acreditam que já nasceram com uma inteligência e capacidades limitadas, que não podem mudar.

Para essas pessoas, errar é insuportável. Por conta dessa crença limitante, elas tendem a evitar desafios e experiências novas justamente pelo medo de parecerem menos inteligentes,tornando-as acomodadas com as situações.

A mentalidade fixa também faz com que a pessoa não saiba lidar com críticas e se sinta ameaçada pelo sucesso dos outros.

Essas pessoas acreditam que para ter sucesso é necessário provar que são inteligentes ou talentosos, validando a si mesmas.

Em razão dessas crenças limitantes, as pessoas de mentalidade fixa têm conceitos e verdades imutáveis que impedem seu crescimento.

Mentalidade de crescimento

Já as pessoas com mentalidade de crescimento, a growth mindset, acreditam que sua inteligência é aprimorada toda vez que aprendem algo novo ou passam por uma nova experiência.

Ou seja, elas acreditam que as habilidades e inteligência podem, sim, serem desenvolvidas. Por isso apostam tanto em buscar mais conhecimentos.

Assim, o sucesso das pessoas com essa mentalidade está ligado ao trabalho intenso e esforço delas.

Afinal, o growth mindset é flexível e baseado na possibilidade de mudança e evolução das pessoas por meio de dedicação e prática.

Esse perfil costuma aceitar melhor os feedbacks e entende que qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa. Todos são capazes do que quiserem e se esforçarem para realizar.

Para que serve a mentalidade de crescimento?

Por ser um modelador de comportamento, a growth mindset é uma ferramenta de mudanças.

Benéfica na educação, no ambiente de trabalho, nas relações pessoais, na saúde, esportes e afins. É justamente a capacidade de potencializar o desenvolvimento de conhecimentos e talentos que torna essa mentalidade tão poderosa.

Por isso, para empresários é essencial ter uma mentalidade de crescimento. Afinal de contas, eles precisam sair da caixinha, inovar, aprender tudo sobre como manter uma empresa girando de forma saudável e constante.

Além disso, empreendedores precisam sempre considerar mudanças, imprevisibilidade e incertezas que podem acontecer ao longo dos processos e anos.

É preciso ser adaptável, esforçado e criativo para lidar com esses cenários. Ou mesmo para melhorar os que já estão positivos.

Imagine um empresário com mentalidade fixa atuando em uma pandemia. Provavelmente, ele enfrenta dificuldades para passar por ela de forma saudável e as mudanças podem dar a ele uma sensação enorme de fracasso e incapacidade.

O empresário com growth mindset pode se ajustar ao ambiente online, por exemplo, e buscar formas de manter o negócio funcionando e trazendo lucro.

Afinal, o empreendedor com uma growth mindset é aquele que vê uma oportunidade em tempos de crise.

Basta imaginar outra situação: qual profissional você gostaria de ter no seu quadro de funcionários? O que fica estagnado ou o que erra, aprende e evolui rapidamente?

10 dicas para desenvolver uma mentalidade de crescimento

Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em desenvolver um growth mindset.

Um bom começo é ler o livro da Carol Dweck, “Mindset: A nova psicologia do sucesso”. Ali, ela explica por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não, seja no trabalho, no círculo pessoal e até na educação dos filhos.

Mas também trouxemos para você, logo abaixo, dicas para desenvolver o growth mindset.

Aprenda a errar e não desistir

Michael Jordan foi um dos maiores jogadores de basquete do mundo e tem uma fala icônica sobre não ter se tornado o maior da noite para o dia.

“Eu errei mais de 9.000 arremessos em minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso”.

O que quis dizer foi que mesmo errando muitas vezes, o que tornou ele um dos melhores, senão o melhor, foi justamente não ter desistido de tentar.

Afinal, o erro faz parte do ser humano, o que muda de uma pessoa para outra é a mentalidade para lidar com isso.

Então, para ter um growth mindset, aprenda a errar, a cansar, mas não desistir.

Aposte no seu aprendizado contínuo

O profissional de sucesso é aquele que não para de se atualizar, está sempre por dentro das tendências do seu mercado.

Até porque não existe alguém que saiba de tudo e que não precise aprender ou estudar mais nada.

Se manter em constante atualização é uma das formas de crescer e potencializar seu growth mindset.

Aprenda com os erros e acertos dos outros

Ao observar outras pessoas ao seu redor, você pode tirar aprendizados dos erros e acertos que elas têm.

Repare no que a pessoa fez para ter tal resultado e pense no que ela poderia ter feito diferente. Dessa forma, você pode evitar repetir o erro e conquistar resultados diferentes sem ter que passar pelo mesmo processo.

Substitua a palavra “falha” por “novos aprendizados”

A culpa não é aliada do aprendizado nem do desenvolvimento. É preciso superá-la para alcançar o sucesso.

Então, para transformar a sua mentalidade, comece a substituir a palavra “falha” por “aprendizado”. Essa pequena mudança pode gerar grandes transformações no seu mindset e na sua vida, consequentemente.

Afinal, a forma como as ideias se organizam na nossa mente direciona nosso mindset.

Valorize o seu processo

Você já deve ter escutado a máxima “O caminho é mais importante que o destino”, isso porque se você não aproveitar o processo, dificilmente vai saber aproveitar devidamente o “ponto final” quando ele chegar.

Tão importante quanto saber onde quer chegar e ter objetivos é essencial é saber dar valor ao processo para chegar lá.

Mas não só isso, sem entender seu processo e valorizá-lo você também não tem como entender os erros e acertos dele. Isso mata o aprendizado.

Por isso, faz parte do growth mindset aproveitar o caminho e desfrutar dos resultados como consequência do que foi feito.

Se abra para feedbacks

Um feedback construtivo pode te dar uma visão interessante de melhorias para você, seu processo, objetivos e até seu negócio.

Em vez de se chatear, pense em como aquela informação pode te ajudar a crescer.

Coloque o termo “ainda” antes do “não”

Uma prática que ajuda e muito a transformar seu modelo mental em growth mindset é dizer “ainda não” em vez de simplesmente aceitar o “não” como sua resposta definitiva.

Por exemplo, no lugar de dizer “eu não sei o que é growth mindset”, diga “eu ainda não sei sobre o assunto”.

Isso porque a linguagem que usamos tem um peso muito forte nas nossas crenças, ou seja, impactam no que acreditamos. Então, cuide para sempre formar frases que te estimulem a crescer.

Inclusive, Carol Dweck explicou sobre isso com excelência no vídeo a seguir:

Considere que esforço vale mais que o talento

Como já explicamos nos tópicos acima, acreditar que as pessoas realizam coisas porque nasceram talentosas faz parte da mentalidade fixa.

Então, se quer ter um growth mindset precisa reconhecer que seu esforço vale mais do que seu talento, pois é ele que te impulsiona a dar o seu melhor e alcançar os seus objetivos.

Defina novas metas toda vez que atingir alguma

Conhece o meme que fala “quando a gente bate a meta, a gente dobra a meta”? Pois bem, é esse o espírito da coisa.

Claro que você não necessariamente precisa dobrar sua meta quando alcançá-la, mas estabelecer novas que te desafiem é importante para se manter em um growth mindset.

Isso porque as metas precisam te estimular e impulsionar a seguir adiante para se desenvolver cada vez mais.

Inclusive, o que você pode fazer é dividir um grande objetivo em etapas. Assim, ao cumprir uma, irá se motivar para seguir para a próxima, até concluir todo o processo.

Entenda seu reconhecimento como consequência

Última dica que te daremos, mas não menos importante, para que mantenha um growth mindset é: pare de perseguir o tempo todo seu reconhecimento individual.

Isso quer dizer que você deve focar no seu aprendizado, melhoria contínua e desenvolvimento, não no fortalecimento do ego.

Quando você foca em aprender para gerar resultados, o sucesso e, consequentemente, o reconhecimento, vem também.

Trabalhe sua mente para o crescimento!

Se chegou aqui sem saber o que é growth mindset e leu o conteúdo completo, agora não tem mais motivo para desculpas, seu crescimento e sucesso estão na palma da sua mão se você tem growth mindset, um mindset vencedor! 

Afinal, essa é a mentalidade do crescimento, da conquista, do aprendizado e melhoria constante!

Como gestor ou colaborador, o growth mindset revoluciona os resultados do negócio e da sua vida pessoal.

Então não perca mais tempo, oportunidades e nem dinheiro! Com as dicas que demos, tente revolucionar seus resultados e aprenda a não desistir, mesmo quando for necessário para um pouco para respirar.

E se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão, continue acompanhando o blog Ideal Marketing e se inscreva na nossa newsletter.

Sair da versão mobile