Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de agosto de 2018 | Atualizado: 28 de setembro de 2022.

Está sem tempo de ler agora? Baixe o conteúdo de Ferramentas de SEO e acesse offline

Ferramentas de SEO são essenciais para quem busca atingir o topo do Google e aumentar a visibilidade da própria empresa. Afinal, com elas é possível identificar problemas e encontrar soluções como em um passe de mágica! Mas primeiro é preciso conhecê-las para escolher a que melhor se adequa ao seu negócio.

Muitos acreditam que uma vez aplicadas as técnicas e ferramentas de SEO, não há mais trabalho a ser feito.

Porém, esse pode ser um terrível engano.

Isso porque, caso você não se lembre, SEO é um conjunto de técnicas as quais têm como objetivo otimizar páginas na web para melhor posicionamento nos resultados de busca e, assim, aumentar a visibilidade da sua empresa.

Portanto, como não poderia ser diferente, ele tem como base os critérios usados pelos sites de pesquisa, como o Google, para eleger os melhores conteúdos para determinada consulta.

Como esses critérios visam, única e exclusivamente, proporcionar uma boa experiência ao usuário, eles vivem em constante mudanças conforme aparecem novidades tecnológicas.

E é por isso que uma vez que você começou a adotar as técnicas de SEO não dá para simplesmente achar que todo o trabalho já foi feito, pois é preciso fazer uma análise SEO e checar se as táticas utilizadas ainda são eficazes e, se não, atualizar para as mais recentes.

Mas como eu posso fazer um teste SEO?

Banner para baixar ebook de Inbound Marketing

Bom, na verdade você não precisa fazer nada! Isso porque há no mercado uma infinidade de ferramentas de SEO capazes de te ajudar e otimizar seu tempo.

Ficou interessado no assunto? Então confira o conteúdo sobre análise de SEO:

O que são ferramentas de SEO?

ferramentas-de-seo-conceito

Como falamos na introdução, para que as técnicas de SEO empregadas na sua página na web sejam eficientes é preciso estar atento as últimas novidades e alterações nos critérios de ranqueamento dos mecanismos de busca.

Mas você não precisa quebrar a cabeça para descobrir se o seu site está atualizado ou não, pois para isso pode utilizar ferramentas de SEO.

Bom, uma boa ferramenta de teste SEO é uma plataforma a qual vai fazer uma análise do seu site e apontar quais são as alterações que precisam ser feitas e o que já está de acordo com os critérios de posicionamento.

Por exemplo, você pode usá-la para realizar pesquisa de palavras-chave com o objetivo de aumentar a relevância do seu conteúdo e até checar se o seu site é responsivo, uma das principais características analisadas pelos mecanismos de busca, inclusive.

Tudo bem, já entendi o que é uma ferramenta de análise SEO, mas o que eu vou ganhar com isso?

Bom, são diversas as vantagens e vamos explicá-las melhor no próximo tópico mas, de cara, podemos dizer que o ponto chave do SEO é dar mais força ao seu conteúdo.

Isso porque, hoje em dia, metodologias em ascensão como o Inbound Marketing que vem ganhando muito valor por trazer o cliente até você de forma espontânea, usa o conteúdo educativo como a principal isca para sustentar essa mágica.

Aliás, se quiser saber ainda mais como essa estratégia funciona e traz resultados, não deixe de conferir o material a respeito!

Pois agora vamos ao próximo tópico conhecer todos os benefícios de usar uma plataforma de teste SEO!

Conheça os benefícios de usar ferramentas de SEO

Acredite: usar uma ferramenta de análise SEO pode te trazer muito mais benefícios que apenas otimizar seu tempo ao realizar essa tarefa.

Isso porque a automatização desse processo vai te ajudar até chegar mais rápido a estratégias mais assertivas de divulgação.

Sim, é isso mesmo que você entendeu! Pois no fim das contas essa plataforma vai te apresentar um relatório muito mais completo que qualquer funcionário conseguiria fazer, o que vai te ajudar a encontrar soluções de maneira mais simples.

Assim, com a análise de SEO pronta você consegue tomar decisões mais rápidas, arrumar o que deve ser ajustado e se preparar para ter a sua marca vista por um número cada vez maior de pessoas.

Isso porque ao otimizar suas técnicas, as suas chances de obter um posicionamento melhor nos resultados do Google ou de qualquer outro mecanismo de busca serão muito maiores!

E essa é uma das principais formas de se aumentar a visibilidade e a importância da sua marca no mercado, afinal só aparece nas primeiras posições aqueles sites que são referência no assunto.

Por isso, se você quer ficar cada vez mais perto de conseguir aumentar seu número de clientes, o primeiro passo pode ser começar a usar uma ferramenta de análise SEO.

E aí, ficou animado? Então vamos conhecer agora o TOP 5 das melhores ferramentas de SEO para te ajudar nessa tarefa!

TOP 5 das melhores ferramentas de SEO

Agora que você já descobriu o que é uma ferramenta de teste SEO e como ela pode ser importante para o crescimento do seu negócio, é hora de conhecer as principais plataformas nesse quesito.

Afinal ela será o seu braço direito na busca pelo primeiro lugar no Google!

Então, sem mais delongas, vamos a lista das ferramentas de SEO?

1. Google Analytics

ferramentas-de-seo-Analytics

Já que estamos falando de Google, não teria como começar esse TOP 5 de ferramentas de análise SEO sem falar do Google Analytics, ferramenta de teste SEO do próprio mecanismo de busca.

Isso porque ela funciona da seguinte forma: você vai “conectar” o seu site a essa plataforma e, a partir desse momento, ela vai monitorar todas as métricas relacionada ao tráfego recebido por sua página.

Então, se você não sabe o que fazer com a perda de posicionamento, veja como subir no ranking segundo o relatório fornecido pela plataforma.

Com ele dá até para ver os hábitos e preferências da audiência do seu site e assim criar estratégias ainda mais assertivas para aumentar a visibilidade da sua marca!

Sabemos que já deve ter se empolgado com essa ferramenta de teste SEO, mas calma! Afinal ainda temos mais quatro opções pela frente.

2. Google Search Console

ferramentas-de-seo-Console

A nossa segunda opção no TOP 5 das melhores ferramentas de teste SEO também é uma versátil plataforma do Google a qual pode ser usada em conjunto com o Analytics.

O Search Console é uma das ferramentas mais completas para diagnóstico e detecção de problemas de SEO em páginas da web.

Isso porque ela faz com que você consiga responder “como saber a posição do meu site no google” de forma automática, pois ela tem mecanismos para ler a sua página como os algoritmos do mecanismo de busca leria.

Além disso, essa ferramenta de teste SEO também analisa quais palavras-chave possuem maior volume de busca e são capazes de gerar mais resultados para o seu negócio.

3. SEMrush

ferramentas-de-seo-SEMrush

Seguindo com o TOP 5 das ferramentas de análise de SEO temos o SEMrush, plataforma bastante popular atualmente.

Mesmo sendo paga, ao contrário das outras opções mostradas aqui, esse é um dos recursos mais completos do mercado, pois tem como objetivo melhorar a competitividade da página da web por meio do desenvolvimento de ações de otimização inteligentes.

Para isso, a ferramenta de análise de SEO disponibiliza uma infinidade de informações, realizando uma auditoria complexa do site da sua empresa.

Por meio de um sistema de notas, ela avalia o desempenho do site, mostra suas falhas e o que deveria ser feito para você obter melhores resultados.

Essa ferramenta de análise é uma verdadeira mão na roda, você não acha? Por isso, se tiver uma graninha disponível, investir nessa plataforma pode ser interessante para o seu negócio!

4. Majestic

ferramentas-de-seo-Majestic

Você já se pegou olhando para os melhores colocados na página de busca e pensou o que o site deles tem que o seu não tem?

Bom, se você usar a ferramenta de teste SEO Majestic vai poder encontrar a resposta para essa pergunta!

Isso porque além de oferecer um estudo completo da sua página na web, essa plataforma de análise também consegue desvendar os segredos da concorrência.

Para isso, basta inserir o domínio escolhido na ferramenta de teste SEO e tcharan: o Majestic vai mostrar um relatório completo sobre a estratégia de otimização daquele site.

Dessa forma você consegue melhorar a qualidade da sua página na web usando as táticas mais usadas no mercado!

E aí? Está gostando do TOP 5 de ferramentas de SEO? Então vamos agora para a nossa última opção da lista de ferramentas de analise SEO.

5. Woorank

ferramentas-de-seo-woorank

Para fechar o nosso TOP 5 das ferramentas de SEO temos o Woorank, plataforma a qual é especializada em avaliar a estrutura de um site.

E isso é uma verdadeira mão na roda, pois dessa forma você não precisa se preocupar em entender códigos usados pelos mecanismos de busca para ler a qualidade do seu site.

Logo, a sua única preocupação será pegar o relatório produzido por ele e ver quais mudanças precisam ser feitas e partir para o abraço.

Viu só como realizar um teste SEO não precisa ser um cachorro de três cabeças? Com as ferramentas de SEO certas esse monstro não passa de um filhotinho indefeso.

Aproveite as dicas e comece a usar as melhores ferramentas de SEO

E-book da Ideal Marketing com 20 dicas para quem quer apostar em SEO.

Nesta publicação você descobriu o que são ferramentas de SEO e viu como é importante saber se as estratégias de otimização do seu site ainda são eficazes.

Isso porque como há sempre novas alterações nos algoritmos dos mecanismos de busca, é preciso fazer com que sua página da web acompanhe essas mudanças.

Por isso, para continuar na briga por um bom posicionamento para ter mais visibilidade, é necessário realizar teste SEO com uma certa frequência, como você pode comprovar aqui no blog em nosso guia de como aparecer no Google.

Mas calma que realizar uma análise SEO não precisa ser uma tarefa difícil, pois você pode usar ferramentas de SEO nessa missão.

Por isso te apresentamos ao longo deste conteúdo 5 das melhores, assim não terá desculpa para não utilizar a que mais for adequada para o seu negócio e aproveitar todos os benefícios de aparecer no topo do Google!

E aí? Gostou do conteúdo sobre ferramentas de SEO? Se quiser mais dicas, confira o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!