Você sabe o que é a experiência do usuário e o quanto ela é importante para o seu site?

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Publicado: 8 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

O comércio online vem crescendo muito nos últimos anos, com isso, a experiência do usuário é cada vez mais importante. Os clientes agora muito mais exigentes, querem produtos de mais qualidade e melhores experiências com a marca.

No ano que passou, em função da quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, as vendas online aumentaram consideravelmente. Por isso, pensar em recursos que melhorem a satisfação do usuário é imprescindível.

Além disso, a concorrência está cada vez mais acirrada e se você quiser se destacar precisa pensar em diferenciais competitivos. É preciso investir na experiência do usuário para fazer com que o seu negócio seja visto. 

Quanto melhor for a experiência do usuário, maior será a sua satisfação e consequentemente a chance de que ele se torne um cliente fiel e indique a sua marca.

Se você ainda não sabe o que é a experiência do usuário e o quanto ela é importante para o seu site, continue lendo este artigo!

O que é a experiência do usuário?

A experiência do usuário, também conhecida como UX (User Experience) é um conjunto de elementos que abrange todas as interações que o usuário tem com um site, aplicativo ou serviços digitais que determinada empresa oferece. 

É ela quem determina o quão satisfatória é a experiência de um usuário, considerando todas as suas percepções e emoções. São diversos os fatores que contribuem para que ela seja boa ou ruim, principalmente no que diz respeito ao funcionamento técnico e estrutural.

A experiência do usuário se baseia em 4 pilares fundamentais:

  • usabilidade: facilidade de navegação;
  • utilidade: o conteúdo disponível precisa ser relevante e útil, 
  • acessibilidade: o acesso ao material deve ser simples;
  • funcionalidade: o site, e-commerce ou aplicativo precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

Por que a experiência do usuário é importante para o seu site

Proporcionar aos usuários do site uma boa experiência é fundamental para ter 

maiores possibilidades de atração, conversão e fechamento de oportunidades de venda. Em um e-commerce, por exemplo, quanto mais o usuário fica satisfeito com a experiência que ele teve, maiores são as chances de que ele volte e efetue uma ou mais conversões. 

Além disso, as chances de que ele indique para outras pessoas também é muito maior. Dessa forma, aumentam as possibilidades de novas oportunidades de negócios.

Da mesma forma, se o usuário tem uma experiência negativa é provável que ele nunca mais retorne. Sites lentos, que travam a todo momento ou não carregam as informações fazem com que os usuários desistam e procurem outras empresas para efetuar uma compra.

Quando o seu site, e-commerce ou aplicativo não oferece uma boa experiência ao usuário, ele prejudicará a reputação e a imagem da sua marca. 

Assim, a experiência do usuário é importantíssima para o seu site. Ela é capaz de converter usuários em clientes, fidelizá-los e fazer com que eles compartilhem experiências positivas sobre a sua marca.

Em um mercado cada vez mais competitivo, esse efeito de diferenciação é essencial. 

Como melhorar a experiência do usuário?

Agora que você já sabe o quanto a experiência do usuário é importante para o seu site, deve pensar constantemente em como melhorá-la. Você pode (e deve) levar em consideração a sua experiência como consumidor.

O primeiro passo é pensar em quais elementos fazem com que uma pessoa permaneça em um site por mais tempo e decida comprar um produto ou serviço. 

Da mesma forma, é importante se perguntar o que faz os usuários nunca mais quererem acessar aquele site.

Outra boa prática relacionada à experiência do usuário é ficar atento a todos os feedbacks que você recebe. É o seu usuário dizendo o que você pode melhorar.

Essas informações são fundamentais para melhorar a experiência do usuário. A seguir trazemos algumas práticas que impulsionam essa experiência:

  • tenha clareza dos valores da sua empresa. Como você quer que ela seja reconhecida? Após ter esses valores bem claros, pense em maneiras de comunicá-los para os seus usuários;
  • produza conteúdos dinâmicos e interativos para chamar a atenção dos usuários. E-books, vídeos, landing pages e  infográficos são materiais interessantes para encantar os seus usuários;
  • o design importa muito! Sites modernos e intuitivos facilitam a experiência do usuário. Encontre o equilíbrio entre funcionalidades e design para usuários iniciantes e mais avançados;
  •  dê uma atenção especial para a responsividade. Os usuários acessam o seu site ou loja virtual em diferentes dispositivos e todos eles precisam se adaptar perfeitamente à tela utilizada;
  • conheça o perfil dos seus usuários. Faça pesquisas para conseguir informações úteis e esteja sempre atento aos feedbacks que você recebe;
  • mantenha o seu site rápido e otimizado!

O mercado está cada vez mais competitivo e para se destacar você precisa de diferenciais. Ter uma presença digital forte e proporcionar uma excelente experiência ao usuário farão com que você se sobressaia aos demais.