Como vender mais: descubra os 7 segredos dos campeões em vendas

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Publicado: 9 de abril de 2018 | Atualizado: 17 de julho de 2020.

Aprender como vender mais é o segredo que todos querem saber no mundo dos negócios. E agora ele está prestes ser revelado! Já imaginou ter um guia com TODAS as dicas essenciais para arrasar em vendas? Pois é, ele está agora mesmo bem diante de você!

E-book da Ideal Marketing sobre como iniciar um projeto de marketing

Hoje em dia o consumidor tem um comportamento ativo em suas relações comerciais e uma das formas de aprender como vender mais é dando a ele um atendimento personalizado, criativo e ágil.

E só consegue suprir tais necessidades quem conhece bem o seu produto ou serviço, o mercado, a cadeia de produção e a de distribuição, assim como a equipe estrategicamente treinada para tocar o negócio em todas as pontas.

Inclusive, o empresário, inventor e filantropo Marcus Lemonis, o qual tem um patrimônio estimado em bilhões de dólares, defende e aplica em seu negócio o conceito de que para uma empresa ter resultados lucrativos é necessário investir e alinhar 3 P’s: pessoas, produtos e processos.

Dessa forma é possível construir uma teia capaz de atrair o consumidor, vender e segurá-lo a partir de sua fidelização, impedindo-o de ir em busca da concorrência.

Se você quer saber como aumentar o número de clientes e assim, vender mais, não deixe de conferir os 7 segredos dos campeões em vendas, bem como baixar nosso material gratuito sobre como triplicar suas vendas. É só clicar no link abaixo e conferir tudo sobre o tema!

1. Qualifique a sua audiência para vender melhor

Aprenda a como vender mais qualificando a sua audiência!

Assim como uma banda não pode desafinar, a sua empresa também não pode se dar o luxo de sair do tom ao incluir na lista de contatos clientes sem a mínima vontade de ouvir a sua proposta.

Dessa forma, não tem mesmo como vender mais se você não está seguro de estar gastando seu tempo e energia com pessoas com os mesmos interesses que o seu.

Para ter certeza de estar atingindo o público-alvo correto, invista no desenvolvimento de uma buyer persona, ou seja, um perfil detalhado de quem seria o seu comprador ideal.

E você pode fazer isso investindo em pesquisas de mercado que explorem os hábitos de cada pessoa.

Desse jeito é possível conhecer o que move o seu possível cliente a realizar uma compra, identificar tendências nesse comportamento e ainda quais são as melhores formas de entrar em contato com ele.

Isso irá te ajudar a entrar na cabeça das pessoas e descobrir seus desejos e como realizar as vontades delas.

Anotou as suas descobertas sobre os seus possíveis clientes e como pode vender mais com isso? Então agora é hora de preparar o terreno para o atendimento.

Quer saber como? Se liga na próxima dica!

2. Tenha uma equipe preparada

Se de um lado da moeda existe o cliente ideal, do outro precisa existir o vendedor ideal.

Não adianta pensar nas melhores condições se a sua equipe não souber atender o cliente.

Por isso, um dos principais segredos de como vender mais e melhor é ter os profissionais mais capacitados do mercado.

E nem é preciso quebrar a cabeça para conseguir isso, viu?!

Basta investir pesado em treinamento de vendas, inclusive até já te ensinamos a realizar um aqui!

O melhor jeito de assegurar que seus colaboradores estejam motivados e capacitados a te ajudar a fazer a sua empresa a vender mais é ensinando-os as técnicas de vendas mais adequadas.

Também crie o hábito de realizar treinamentos com o objetivo de reciclar os conhecimentos de seus funcionários, assim eles estarão sempre afiados quando o assunto for como vender mais.

Mas atenção! Existe outro ajuste a fazer para assegurar o bom funcionamento da sua empresa e vender mais.

Curioso para saber qual seria? Descubra no tópico a seguir.

3. Estabeleça metas

Como aumentar as vendas pode ser um objetivo muito amplo e até indefinido, estabeleça metas.

Defina um número e em quanto tempo ele deve ser atingido. Isso ajudará a sua equipe a manter o foco.

Além disso, adote um sistema de recompensas para quem cumprir com o combinado, isso serve como um fator extra de motivação.

Assim, fica fácil manter o time unido e concentrado para realizar o melhor atendimento ao cliente possível.

E depois de ter colocado ordem na casa, você finalmente está pronto para começar a estruturar as técnicas de venda relacionadas ao contato com o consumidor.

Então vamos lá, mãos à obra!

4. Adote uma abordagem criativa

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de como usar gatilhos mentais para atrair clientes

Quando uma pessoa realiza uma compra, ela o faz primeiro lugar pensando em resolver um problema.

Por isso, ao criar a apresentação do seu produto, invista em uma linguagem fácil e em um conteúdo que o ajude a solucionar essa necessidade.

Além disso, quando estiver pensando na forma de apresentar o seu produto, também o faça de maneira atenciosa e criativa.

Demonstre que entende o problema do consumidor e mostre como os benefícios da sua mercadoria era exatamente o que ele precisava.

Como ele já vai ter acesso a descrição do seu produto, mostre como você está ligado a realidade do seu cliente e insira esses elementos no seu material.

Isso vai trazer uns pontinhos de carisma a sua marca e fazer essas pessoas a olharem com outros olhos.

5. Invista em um atendimento personalizado

Finalmente chegamos ao momento crucial da sua estratégia de vendas.

Isso porque se você não tratar o cliente como se ele fosse a última bolacha do pacote, suas chances de vender mais serão maiores.

Por isso, adote uma postura menos robótica e invista em um atendimento mais descontraído.

Além disso, invista na criação de condições especiais baseada nos interesses de cada consumidor. Isso pode incluir diferentes formas de pagamento e contar até com cupons de desconto. Tudo vai depender das informações obtidas com o estudo de mercado.

Criar vínculos de identificação com o cliente pode ser o que ele esperava para continuar comprando da sua empresa e não te trocar pela concorrência.

E para te ajudar a montar um script de vendas arrasador, não deixe de conferir o nosso guia.

Porque agora é hora de focar no próximo passo de como vender melhor.

6. Como vender mais com o marketing digital

Saiba como vender mais com a ajuda do marketing digital!

Atualmente, tem como pensar em qualquer estratégia pensando em vender melhor sem incluir as redes sociais ou outro canal digital, como blog e o website?

Mas não é porque existem todas estas opções que para vender mais você deva investir em todas elas.

Por isso é preciso conhecer bem o seu público-alvo e seus hábitos na internet, assim fica fácil saber em qual ferramenta focar.

Ser assertivo na abordagem garante a sua presença onde realmente está o seu público, assim você não perde tempo brincando de gato mia, aquela brincadeira de criança em que a gente fica tentando encontrar seus amigos no escuro.

Ah, só não se esqueça de interagir com os clientes. A interação gera engajamento, uma ferramenta poderosa para vender mais.

E se não bastasse isso, possuir uma audiência qualificada te ajuda a se tornar referência no assunto e sabemos que ser líder no mercado também é uma das principais formas de vender mais.

Para você aproveitar o melhor que o marketing digital pode oferecer, conheça dois caminhos que ele oferece para te ajudar a vender mais.

Inbound Marketing

O primeiro desses caminhos que vamos citar aqui tem como destino a conquista do cliente por encantamento.

O conceito de o que é Inbound Marketing tem como princípio investir em meios para que a empresa seja encontrada pelo consumidor e não o contrário. Não é à toa que ele é até conhecido como o marketing de atração.

E ele faz isso adotando uma abordagem menos invasiva, ou seja, por meio do compartilhamento de conteúdo útil e relevante para conseguir informações de contato que a pessoa decidir compartilhar.

Se você não quer que o seu cliente corra o risco de desviar do caminho correto, saiba como aproveitar melhor dessa estratégia e vender mais.

Tenha uma estratégia de SEO

O Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de estratégias de otimização de sites.

Se o seu foco for vender mais, o ideal é que seu site apareça em uma boa posição no Google para atrair mais visibilidade.

Mas pode ficar tranquilo! Não estamos falando de nenhum bicho de sete cabeças.

Um dos pontos a serem levados em consideração é o tamanho dos seus textos, a qualidade dos seus conteúdos e o uso adequado de palavras-chave para aumentar a relevância do seu site.

Além disso, a linkagem de conteúdos é fundamental, afinal o Google encara links como votos de popularidade e relevância do seu material.

Dessa forma, se outros sites relacionados fizerem menção às suas publicações, elas conseguirão “votos” e vão te ajudar a alcançar uma posição de destaque nos buscadores, passo importantíssimo de como vender mais.

Se você quiser descobrir tudo sobre o que é SEO e conhecer outras dicas a respeito da estratégia, confira nosso conteúdo.

Aposte no Marketing de Conteúdo

O combustível do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. Ele é todo o material que você produzir para atrair, informar e entreter seus clientes.

Por isso, faça materiais no formato buscado por sua persona com o intuito de solucionar todos os problemas dela, mas fazendo também com que ela volte ao seu site por vontade própria.

O Marketing de Conteúdo é a estratégia que reunirá esforços para educar seu mercado e oferecer conteúdos de qualidade e relevância para seus clientes.

Dessa forma, os materiais se tornam menos invasivos e mais interessantes aos olhos do seu público-alvo.

Mas caso queira saber mais sobre essa estratégia que vem revolucionando a forma de atuar em Marketing, confira nosso conteúdo sobre o que é Marketing de Conteúdo.

Outbound Marketing

Chamado também de Marketing Tradicional, o Outbound Marketing não costuma ser tão agradável quanto o seu parceiro Inbound.

Isso porque ele prioriza campanhas mais invasivas, como comerciais na TV e propagandas impressas.

Mas muita gente esquece que o Outbound também marca presença no ambiente digital por meio de anúncios pagos.

Para saber outros detalhes sobre essa modalidade, conheça as opções:

Mídia paga

Embora seja primordial produzir um conteúdo de qualidade, é inegável que essa estratégia nem sempre vai te entregar resultados rapidamente. Mas nem por isso você vai ficar na mão e ficar sem vender.

Se você procura uma forma rápida de como vender mais e está disposto a aumentar um pouco os investimentos, afinal o Outbound tem um custo maior, esses são os formatos de anúncios conhecidos atualmente:

Links patrocinados

Sabe aqueles links com destaque em uma pesquisa do Google?

Então, eles são os links patrocinados e será onde o site da sua empresa vai aparecer se você optar por essa ferramenta.

Aprenda como vender mais com a ajuda de links patrocinados

Você pode criar links patrocinados por meio do Google AdWords e direcioná-lo para o seu público-alvo, incluindo aquelas camadas que talvez não alcançasse com uma ação não paga.

Remarketing
Descubra como vender mais com o uso do remarketing

Sabe quando você pesquisa algum produto e depois ele começa a aparecer em outros sites? Esse é o remarketing entrando em ação.

Ele identifica os visitantes do seu site e depois passa a exibir anúncios do seus produtos em portais estratégicos.

A ferramenta, disponibilizada pelo Google Adwords e o Facebook Ads, é ótima para te ajudar a vender mais, pois ela instiga o cliente e o estimula a voltar ao seu site até realizar a compra.

E para saber outros detalhes sobre o que é remarketing, confira nosso guia completo sobre isso.

Redes Sociais

Não é segredo para ninguém o potencial gigante concentrado das redes sociais para te ajudar em como vender mais.

Para aproveitar todos os benefícios de anunciar nessas plataformas e vender melhor, escolha sempre o canal certo para falar com a sua audiência.

Conforme falamos anteriormente, não adianta criar uma fan page no Facebook se seus clientes passam a maior parte tempo no Twitter, por exemplo.

Se você quer aprender a criar anúncios criativos e vender mais usando cada plataforma, veja nosso conteúdo sobre como anunciar no Linkedin, no Facebook Ads, no Instagram Ads e no Twitter Ads.

Depois de desvendar todos esses seis segredos de como vender mais, você pode estar pensando que sabe de tudo.

Fechando com chave de ouro o guia dos campeões em vender ainda temos uma última dica, confira!

7. Avalie os resultados para vender mais

Não importa qual tenha sido a sua estratégia, acompanhar o desempenho da sua equipe e avaliá-lo é tão importante quanto pôr em prática qualquer tática.

Dessa forma é possível tirar algumas pedras do meio do caminho, corrigir o percurso e ainda por cima ter em mãos um valioso documento repleto de dicas de como vender mais e sempre.

Além disso, essa é a hora perfeita para realizar uma pesquisa de satisfação, como a que já ensinamos aqui.

Por meio dela você conhece a opinião do cliente sobre a experiência dele com o seu produto e o que ainda pode ser feito para enriquecê-la em uma próxima compra.

Isso se chama ações de pós-venda, inclusive já falamos sobre o tema aqui em nosso blog. Elas são fundamentais para aumentar a taxa de fidelização entre os seus consumidores.

A análise de resultados é uma das principais dicas de como vender mais

Seja um mestre de como vender mais

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Agora sim! Finalmente você descobriu todos os segredos dos campeões em vender mais.

E também aprendeu a importância de conhecer a sua persona e atendê-la de forma personalizada.

Depois disso, duvido que ainda vá repetir aquela pergunta do início “meu deus, como aumentar minhas vendas?”

Porque você já sabe o que precisa fazer quando for vender, então é hora de pôr a mão na massa!

Mas não deixe de ler outros conteúdos do blog da Ideal Marketing! Eles vão te ajudar a vender mais e se posicionar em direção ao sucesso!

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