Como trazer visitantes orgânicos para o seu site e gerar vendas mesmo sem ter e-commerce

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Publicado: 27 de junho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Sempre que precisamos pesquisar algo na internet, recorremos ao Google. Se você quer que sua empresa seja encontrada no Google, gerando visitantes orgânicos, está no artigo certo. 

Para fazer isso, a melhor maneira é ter um blog. Um blog é um tipo de site, inclusive existem muitas empresas que têm apenas blog. Outro caminho é ter um site com outras páginas e também ter um blog dentro dele. 

Mas o que publicar no blog? Aqui está o mais importante! Descubra tudo neste artigo.

Eduque o consumidor e informe pessoas

Um dos maiores motivos para ter um blog é que ele permite educar e conduzir seu potencial cliente através de uma jornada de compra.

Você já parou para pensar em quantas empresas estão lutando por espaço na cabeça do consumidor apenas no momento final da compra, quando ele já decidiu que quer comprar?

Geralmente, elas fazem isso através da publicidade tradicional, com diversos anúncios nos mais diferentes formatos, tentando convencer o consumidor de que é a melhor opção.

Chamamos isso, dentro do Inbound Marketing de fundo de funil. E é importante anunciar para o fundo de funil! Você deve continuar fazendo ações para “aparecer” para os clientes neste momento, portanto, não deixe de fazer suas ações de mídia tradicional.

Entretanto, existem outros estágios no funil, em que os clientes se encontram em outros momentos da compra.

O topo e meio de funil, são momentos onde o cliente ainda não está 100% decidido se vai comprar ou se realmente precisa daquele produto. Inclusive, pode ser que nem passe na cabeça dele que ele pode precisar daquilo.

Neste momento, você pode impactá-lo oferecendo informações que o auxiliem a caminhar durante a jornada de compra para chegar até a decisão final.

Exemplos disso, são posts de blog que geram interesse no consumidor por algo que ele sabe que tem certa relevância, mas ainda não está 100% convencido disso.

Talvez você mesmo que está lendo este post, já sabe alguma coisa sobre blogs corporativos mas ainda não está 100% convencido e ainda se pergunta “Por que ter um blog?”.

Isso significa que você não está no fundo de funil e precisa de mais informações para se convencer de que vale a pena fazer esse investimento. Por isso, o blog é a melhor ferramenta de marketing digital para criar presença online de longo prazo.

Seja encontrado com facilidade na internet

Outro motivo para ter um blog é porque ele auxilia, e muito, para que o site da sua empresa fique melhor posicionado, ou até mesmo no topo dos resultados do Google, de forma orgânica, isto é, sem precisar recorrer a anúncios pagos de Adwords.

O Google só se tornou o que é hoje, se pautando na missão: tornar a internet um lugar melhor para quem está navegando. Por isso, ele valoriza tanto conteúdos bons e bem escritos.

O que o Google quer, no fundo, é oferecer para quem pesquisa, resultados recheados de sites realmente bons, com conteúdos úteis e relevantes, seja qual for o assunto pesquisado.

Escrevendo bons conteúdos e alinhando isso com uma boa estratégia de SEO, é possível chegar na primeira página do Google para usuários que estão buscando termos relacionados ao segmento em que a sua empresa atua.

E claro que, ganhando posições no Google, seu site terá mais visitas e, consequentemente, mais vendas.
E agora, se você está se perguntando: “Mas como vou usar meu blog para atrair visitantes para o site da minha empresa?” A resposta está aqui:

O mais importante é que você planeje dentro das suas ações de marketing e tenha a dedicação de tempo e investimento necessários para criar, manter e gerenciar um blog de qualidade.

Como escrever para o blog da sua empresa

É um processo ao mesmo tempo, simples, porém complexo. Para você, é fácil falar sobre a sua área de atuação? Ótimo! Já tem o primeiro passo.

Agora, você precisa fazer isso utilizando uma linguagem didática, falando sobre temas pertinentes ao seu público, além de otimizar seus posts com práticas de SEO, como palavras-chave, para alavancar o posicionamento do seu site no Google. Tudo isso pensando em suas personas e na jornada de compra do cliente.

Depois disso, você deve usar técnicas de conversão, para que seus visitantes registrem algum tipo de interesse em consumir mais do seu conteúdo, ou mesmo adquirir os produtos e serviços da sua empresa, convertendo seus visitantes em leads (pessoas que acessam o seu conteúdo e lhe deixam informações, como nome, email, telefone e diversas outras possíveis).

Ou seja, para o blog da sua empresa funcionar, você precisa:

1- Escrever artigos bons, didáticos e que sejam úteis para o seu consumidor;
2- Otimizar seu blog usando técnicas de SEO;
3- Alinhar o conteúdo escrito de acordo com a jornada de compra do seu cliente (Topo, meio e fundo de funil);
4- Criar maneiras para converter seus visitantes em leads.

Agora pareceu um pouco mais complicado, né? Mas se você cumprir estas etapas, naturalmente irá atrair visitantes que estão buscando no Google soluções relacionadas ao seu mercado e, posteriormente, obter informações sobre essas pessoas.

Se você já ouviu falar em “Marketing de Conteúdo”, deve saber como um blog é importante para fazer a coisa toda funcionar.

Sobre o que escrever?

Não há uma fórmula mágica, mas há 2 fatores muito importantes para ter um blog interessante:

1- Fale para os seus clientes sobre assuntos que os ajudam e melhoram as suas vidas, não sobre os produtos e serviços da sua empresa. Esta é uma verdade um pouco dolorosa: seus clientes não ligam para o que sua empresa tem, mas sim para como a vida deles pode se tornar melhor com a sua ajuda.

2- Seja simples. Apesar de você ser especialista em um assunto, quem está lendo provavelmente não será. Traga informações interessantes com uma linguagem de fácil compreensão para o leitor.
Seus clientes não ligam para o que sua empresa tem, mas sim para como a vida deles pode se tornar melhor com a sua ajuda.

Como dito anteriormente, é importante que seu blog seja planejado, para assim trazer resultados efetivos, com visitantes que realmente sejam potenciais leads e clientes.

Dicas gerais para escrever em um blog

  • Não publique textos desestruturados, com conteúdos irrelevantes e sem saber qual é o objetivo de cada post.
  • Ao publicar um artigo em seu blog, você não pode deixar a visita “morrer”. Crie links para outros posts e conteúdos de seu site. Recomendamos a linkagem para landing page’s (páginas de captura), onde você irá oferecer algum conteúdo específico para seus visitantes em troca de algumas informações sobre ele, coletando dados preciosos como email e telefone. Ao fazer isso, você estará convertendo seu visitante em lead, a conversão é mais uma das etapas do Inbound Marketing. Ela representa um passo a mais para você finalizar o ciclo de inbound, cujo objetivos finais são a venda e o relacionamento com os clientes.
  • Mesmo que você não trabalhe com um e-commerce e suas vendas ocorram off-line, a estratégia segue extremamente válida. Mas é necessário que você tenha maneiras fáceis e intuitivas de fazer com que seus visitantes demonstrem interesse pelas soluções que sua empresa oferece e sua equipe de vendas entre em ação de forma efetiva.
  • Não se precipite em abordar um lead de topo de funil, pois ele não estará preparado para comprar, mas também não deixe de fazer isso da maneira certa, pois você estará perdendo ótimas oportunidades de aumentar sua carteira de clientes.

Quer conhecer outras formas de atrair visitantes para o seu site e gerar vendas? Clique aqui e descubra.

Conteúdo produzido em parceria com Agência yard.

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