Como Encantar e Fidelizar seus Clientes

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Publicado: 19 de julho de 2019 | Atualizado: 1 de agosto de 2019.

Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, conquistar clientes continua sendo um objetivo presente no planejamento das empresas, porém, e se você soubesse que o segredo para aumentar os lucros é manter os que já estão na casa?

Como diria Philip Kotler, o pai do marketing: ‘’conquistar um novo cliente custa 5 a 7 vezes que manter uma atual’’. Tal afirmação, pode até soar estranha em um primeiro momento, mas, na realidade, ela é precisa.

As empresas investem milhões em campanhas publicitárias, ações de marketing, promoções e coisas do gênero e mesmo não estando erradas em fazer isso, esquecem o quão importante é fortalecer o relacionamento com o seu público.

Logo de primeira pode ser dito que: reter atrai novos clientes.

Sabendo disso, você sabe como encantar e fidelizar seus clientes? Confira algumas dicas agora!

Invista em marketing digital

Milhões de pessoas estão conectadas à internet todo dia, logo, os canais digitais são a melhor forma de interagir com o público!

As redes sociais, por exemplo, possuem uma característica jamais vista durante toda a história da comunicação: a troca de informações entre marca e consumidor.

Por meio do contato direto e totalmente customizado, é possível saber o que pensam os consumidores e por outro lado, eles criam identificação, criando uma boa imagem em relação a ela.

O conceito de ‘lovemark’ estão tão em alta que hoje o público se interessa primeiro pelo o que a empresa passa e só depois pelo o que ela comercializa. Por isso, gerir o relacionamento é essencial para manter e conquistar novos cliente (inclusive eles estão interligados, em breve você saberá).

Disponha de um atendimento único

O cliente não tem sempre razão, mas precisa ser ouvido e atendido sempre que necessário.

Todo mundo que vende, é cliente em algum momento. Portanto, pense enquanto consumidor e atenda como gostaria de ser atendido.

O ideal é entender realmente a dor do cliente, para que seja possível resolvê-la da melhor maneira e deixá-lo satisfeito. E cliente realizado, volta a comprar e ainda recomenda o serviço.

O mais importante de tudo é: esteja disponível e seja solícito, isso gera satisfação.

Foque no cliente certo

Se a intenção é fidelizar e encantar, tenha certeza absoluta de quem é o seu cliente ideal. Em outras palavras, saiba tudo sobre ele: idade, classe social, desejos, dores, hobbies, hábitos de compra e por aí vai, quanto mais informações obtiver, maiores são as chances de acertar em cheio.

Direcionar os esforços aos clientes certos aumentará consideravelmente as possibilidades de eles ficarem na casa e esse é o melhor caminho. Até porque, como diz o ditado ‘’não adianta chover no molhado, né?’’

Ofereça tratamento especial a quem já compra

Cliente fiéis podem corresponder até 65% da sua receita, então eles são especiais e merecem ser tratados como tal, mas não tem a ver com bajulações e coisas do tipo.

Ofereça a eles, por exemplo, newsletter, conteúdos exclusivos sobre o segmento, cupons de desconto e cartões fidelidade. Essas ‘’cortesias’’ os fazem se sentir especiais, ponto importante para vê-los satisfeitos.

Monitore com frequência

Todas as ações precisam ser monitoradas a fim de saber o que está funcionando.

As de marketing digital, o primeiro item da lista, são um bom modelo. Seja uma estratégia de e-mail marketing ou uma oferta de conteúdo exclusivo, acompanhá-las é imprescindível para saber como está seu desempenho e assim, otimizá-las, se preciso.

Os dados obtidos permitirão realizar uma abordagem mais assertiva em relação ao público, compreendendo o que eles valorizam.

Benefícios do monitoramento:

  • Capacitação de integração com outros sistemas;
  • Permite a automação de processos;
  • Facilidade em gerar relatórios de desempenho;
  • Conhecer melhor o público.

A importância de encantar e fidelizar

Pense no seguinte cenário: você comprou um carro e foi visitar o seu amigo com ele.

Pois bem, ao chegar, você fala super bem do carro, diz que daqui 5 anos, quando trocar de novo, será pela mesma marca.

Seu amigo, interessadíssimo em conhecer o veículo, faz uma visita à concessionária, realiza um test drive e compra o mesmo modelo.

Sabe o que isso significa?

A montadora fidelizou e encantou um cliente e este, recomendou o produto, que comprou. E assim é o ciclo!

Fidelizar e encantar não só mantém os que já compram, como gera recomendação, que atrai novos compradores.

Em suma: fidelizar e encantar é a nova tendência. Ou melhor, a chave do sucesso. Aumente os lucros e tenha uma boa imagem no mercado.

Este conteúdo foi desenvolvido por Rebuzz, plataforma para fidelização de clientes web e mobile.

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