Conheça 7 dos melhores blogs de design nacionais e internacionais para se inspirar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de abril de 2022 | Atualizado: 12 de abril de 2022.

Blogs de design são ferramentas essenciais para os profissionais da área que querem se manter atualizados e acompanhar tendências nacionais e internacionais. Que tal conhecer alguns dos melhores, então?

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Quem trabalha no universo digital precisa se atualizar constantemente para acompanhar as tendências e mudanças do mercado.

E isso é ainda mais importante quando se trabalha com design, afinal é necessário conhecer as novidades do mercado e da profissão.

Para isso, a melhor forma de se atualizar é acompanhando o que acontece no Brasil e lá fora. Assim os profissionais conseguem se atentar para as novidades de modo geral.

E nada melhor que seguir blogs de design, pois essa é uma forma de estar por dentro de tudo que acontece no segmento. Então, preparamos uma lista completa para você com blogs nacionais e internacionais. Confira!

5 blogs de design brasileiros

Para falar dos blogs brasileiros, fomos atrás dos mais citados por profissionais da área para entender quais são, de fato, uma referência no ramo.

Então chegamos a essa lista de 5 blogs. Confira abaixo!

Designerd

O Designerd é um blog de design e web design que dá dicas para estudantes e especialistas da área, seja designers, ilustradores ou outros profissionais criativos.

Ele nasceu como um projeto de faculdade e hoje é um dos melhores blogs de design brasileiro. Inclusive, ele já recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior.

O blog traz notícias, dicas e curiosidades sobre o segmento, além de contar com uma seção cheia de materiais que podem ser usados como fonte de inspiração.

Lá você encontra fotografias, ilustrações, campanhas publicitárias e exemplos de tipografia, por exemplo.

E ainda tem uma seção criada exclusivamente para o compartilhar ferramentas gratuitas, bancos de imagens e outras que podem facilitar o trabalho dos profissionais da área.

Ou seja, esse é um dos blogs mais completos que encontramos no Brasil na área de design.

Sala 7 Design

O blog Sala 7 Design é bastante popular. É feito por profissionais da área de design, publicidade e outros mais do mercado criativo.

Ele tem publicações sobre todo o universo do design e ainda conta com uma seção exclusiva para falar sobre arte de uma maneira geral: decoração, tecnologia e fotografia. Com notícias, dicas e curiosidades do mercado.

Inclusive, no Sala 7 Design você encontra informações sobre os principais eventos de design do Brasil, além de uma área feita especialmente para o compartilhamento de conteúdos que podem ser usados como fonte de inspiração.

Design on the Rocks

O blog Design on the Rocks é um dos mais tradicionais do nosso país. Ele foi criado com o intuito de ser um banco de referências sobre o design e as suas vertentes.

Hoje ele é uma incrível fonte de inspiração para qualquer profissional da área que esteja desenvolvendo materiais.

No blog, você ainda encontra uma seção criada especialmente para o compartilhamento de dicas e tutoriais diversos. Para isso, ele ensina desde a modelação de materiais em 3D até a criação de esculturas no Photoshop.

Um dos diferenciais do blog é a atenção que ele dá ao design de produto, mostrando exemplos criativos que vão além da criação de embalagens, que podem melhorar a experiência e agregar valor aos produtos.

Designers Brasileiros

O Designers Brasileiros é um dos blogs de design nacionais sobre dicas, eventos da área, colunas, tutoriais e assuntos gerais relacionados ao mercado brasileiro.

O blog fala sobre os principais problemas enfrentados no dia a dia dos profissionais brasileiros da área de design e ainda conta com uma seção dedicada à tecnologia.

Além de assuntos como design de games, design automotivo, design de interiores, design gráfico, design de embalagens e assim por diante.

Criatives

O Criatives é um blog que fala sobre arte, design, inspiração e criatividade de forma simples e fácil de entender. Isso faz dele uma ferramenta incrível de estudo para quem já trabalha na área, mas ainda não domina todos os detalhes da profissão.

Nesse que é um dos melhores blogs nacionais de design, você encontra: análises de campanhas promocionais, dicas para uso e manipulação de imagens digitais, fotografias, arquitetura e uma série de outros tópicos relacionados ao design.

O blog da Criatives compartilha informações sobre cursos e materiais gratuitos que ajudam a ampliar conhecimentos sobre design, criação de marca e empreendedorismo.

O blog ainda conta com uma série de conteúdos que falam sobre criatividade e inovação e podem servir como uma ótima fonte de inspiração.

2 blogs de design internacionais

blogs de design internacionais

Agora que você conheceu alguns dos principais blogs nacionais de design, está na hora de conhecer alguns dos melhores blogs internacionais.

Fizemos para você uma lista com 3 blogs essenciais para todo profissional da área. Confira abaixo!

Abduzeedo

O Abduzeedo foi criado pelo designer brasileiro Fabio Sasso e hoje é um dos principais blogs da área de design do mundo, pois ganhou muita notoriedade lá fora!

O blog é uma incrível fonte de inspiração para designers, afinal ele conta com vários conteúdos que dão ideias para o desenvolvimento de peças publicitárias, sites e outros materiais.

O Abduzeedo faz a indicação de ferramentas gratuitas, templates e tutoriais completos que podem ajudar os profissionais a criar campanhas ainda mais eficientes.

Designmodo

O Designmodo é um blog essencial para quem trabalha na criação de blogs, sites e outros materiais digitais.

Ele tem uma seção especial para dar dicas e compartilhar tutoriais sobre o WordPress, temas e até plugins que ajudam a criar blogs mais bonitos e interativos.

A sua seção de tutoriais é extremamente completa e vai além de dicas para usar o Photoshop e Illustrator. O blog ensina boas práticas para o uso do HTML, CSS3, Bootstrap e tudo o que for necessário para um bom material digital.

Um dos diferenciais do blog é seu repositório de fontes, ícones e templates gratuitos que ajudam no desenvolvimento de sites bonitos, interativos e funcionais.

Bônus: Zupi

A Zupi é uma produtora de conteúdo e de eventos que foi fundada pelo designer Allan Szacher, editor e curador da revista de arte Zupi.

Ela trata de assuntos relacionados a design, arte, street art (arte de rua), arquitetura, food design, ilustração e outros campos criativos.

A revista é mundialmente conhecida e se tornou referência para profissionais criativos das áreas de propaganda, design, ilustração, direção de arte etc.

A produtora também é responsável pelo festival de criatividade Pixel Show, que hoje é o maior da América Latina com essa temática.

Agora você já conhece os melhores blogs de design para se atualizar!

Se você leu até aqui, concordamos que os blogs de design são ferramentas essenciais para os profissionais que querem se atualizar e acompanhar tendências da área, seja dentro ou fora do Brasil.

E agora você tem uma lista de blogs que vão fazer toda a diferença na sua experiência e qualidade profissional.

Se você quer continuar se atualizando, temos aqui no blog um mar de materiais que te ajudam a ter sucesso.

Então, se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão, continue acompanhando o blog Ideal Marketing e se inscreva na nossa newsletter.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing de Conteúdo para as redes sociais