Como postar vídeo no Facebook? 7 dicas que farão sua empresa ter superpoderes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de maio de 2018 | Atualizado: 30 de janeiro de 2023.

Saiba como postar vídeo no Facebook pode fazer a sua empresa ser um sucesso de bilheteria na web e aproveite todas as vantagens de usar a rede social. Já imaginou quantas pessoas você atingiria publicando em um dos principais canais de divulgação online?

De acordo com o último balanço do Facebook, a plataforma já soma mais de dois bilhões de usuários no mundo.

Só no Brasil são mais de 100 milhões, ou seja, METADE da população do país.

Já parou para pensar que investir em um veículo com uma vitrine dessas seria o mesmo que dar a sua empresa superpoderes?

Entretanto, se com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades, você precisa saber utilizá-los corretamente para conseguir aproveitar todos os seus recursos.

Mas relaxa! Ao contrário do Homem-Aranha, você não vai precisar descobrir tudo isso na raça, é só conferir o conteúdo a seguir sobre como postar vídeo no Facebook para impulsionar a sua empresa:

Saiba por que postar vídeo no Facebook

Saiba por que postar vídeo no Facebook

De acordo com estudos, mais de 49% dos usuários querem comprar um produto depois de assistir a um vídeo explicativo sobre ele.

Então, por que não investir nessa estratégia publicando no Facebook, a segunda página web mais acessada no mundo?

Seria como se você usasse o bat-sinal para divulgar a sua marca, mostrando para todos online que você está ali pronto para ajudar.

Mas, nesse caso, em vez de um morcego no meio da noite, seria o logo da sua empresa no feed de notícias do Facebook.

Dessa forma, você conseguiria até dobrar o número de visitas em seu site!

Afinal, de acordo com estudos, os vídeos nativos do Facebook aumentam em até 80% as interações e em 75% o alcance orgânico.

Alcance orgânico é o número de pessoas que têm acesso ao seu perfil no Facebook e acabam entrando no site ao pesquisarem sobre sua empresa. Mas se você quiser conhecer mais sobre o assunto, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre tráfego orgânico.

Para tirar o máximo proveito dessa estratégia online, veja no próximo tópico sete dicas incríveis de como postar vídeo no Facebook.

Aprenda como ter sucesso publicando vídeos no Facebook

Como postar vídeo no facebook

O blog da Ideal Marketing já tem um guia completo de como arrasar na arte de usar o vídeo marketing como estratégia.

Mas agora você vai começar um novo treinamento no qual, ao final, vai ser como trocar de faixa no Judô. Você se torna um especialista em estratégia online de marketing digital.

Então, sem mais delongas, vamos as dicas de como publicar vídeo no Facebook.

1. Conheça a sua persona

Conheça a sua persona

Quem é o seu alvo?

Esse deverá sempre ser o seu ponto de partida ao iniciar qualquer estratégia de marketing.

Afinal, não se joga uma rede em um lago por jogar. Você vai querer pescar o maior número de peixes possível.

A persona da sua empresa é o cliente ideal para aquilo que você oferece, seja um produto ou serviço.

Ela é quem vai definir todas as suas ações de divulgação, seja no site, no blog ou nas redes sociais.

Por isso existe a necessidade de saber para quem o seu tipo de serviço é destinado e como esse cliente gostaria de ter conhecimento da sua empresa.

Nesse caso, você seria como o Gavião Arqueiro e o cliente seria o seu alvo, então é só mirar no alvo certo e o sucesso vem!

Caso você ainda precise de uma mãozinha para definir a sua persona, não deixe de conferir o conteúdo sobre o que persona.

Depois disso você vai estar pronto para o próximo passo de como fazer vídeo na rede social.

2. Use a criatividade

Suponhamos que depois de ter estudado o seu público, você descobriu que a persona do seu negócio se chama Miguel.

Sim, você deve dar um nome a sua persona porque, embora seja fictício, o Miguel foi baseado em fatos e dados reais.

Mas, voltando a história…

Miguel é um advogado de 28 anos, passa a maior parte do tempo online vendo vídeos no Facebook e gosta de música e séries de investigação.

Aqueles tipo Netflix, sabe? 😉

O perfil do Miguel é objetivo, mas ele gosta muito de se informar de uma maneira mais leve, sem aquele monte de texto e gráficos complexos para explicar um tipo de informação.

Pois, com todo esse dossiê em suas mãos é possível pensar em uma estratégia para a sua missão de produzir um material que Miguel ache atrativo.

Só assim você conseguirá mais alcance e engajamento.

Para tanto, não deixe de aproveitar as informações sobre o gosto de sua persona. Você pode usá-la na trilha sonora do vídeo e até na linguagem, por meio de algum bordão.

As possibilidades são infinitas, só não deixe elas atrapalharem a mensagem a ser transmitida.

3. Seja breve

Qualquer que seja o tipo de vídeo a ser produzido, saiba uma coisa: ele precisa ser breve. Ninguém utiliza as redes sociais para ver um filme, não é mesmo?!

No Facebook o raciocínio é o mesmo.

Não vale a pena criar um vídeo com mais de 10 minutos para divulgar no Facebook, se o público alvo dessa rede social não tem tempo para assistir por completo.

Quando existir a necessidade de criar conteúdos mais explicativos e, por consequência, mais demorados o mais indicado é que você os publique em um canal no YouTube específico para sua empresa.

Por isso, para os conteúdos em vídeo nessa rede social, o mais recomendado é que eles tenham até cinco minutos de duração.

Então, caso uma ideia passar muito esse tempo médio de vídeo, opte por transformar o conteúdo em uma série, como nas playlists usadas no YouTube.

4. Entregue um vídeo com valor

Não adianta postar vídeo com conteúdo nulo, ainda mais depois das últimas atualizações do Facebook.

E para produzir um conteúdo relevante para o Miguel (nunca se esqueça dele!!), dá uma olhadinha no que ele sente falta da sua empresa, se tem alguma dúvida a respeito de algum produto ou serviço…

Para isso, procure fazer uma pesquisa de mercado para saber tudo a respeito da opinião e das necessidades de seu cliente.

Assim você terá material suficiente para pensar em bons temas relacionados a sua empresa. Você precisa conquistar o coração da sua audiência e, para isso, use todas as artimanhas possíveis para postar vídeo no Facebook.

Pode até ver as causas com as quais ela se identifica e, se compatível com os valores da sua empresa, invista nelas e produza ações com isso.

Nesse embate entre os heróis da sua empresa e os clientes vale tudo, principalmente se for ajudar na próxima dica de como colocar vídeos no feed do Facebook.

5. Engaje a sua audiência

Engaje a sua audiência

Se a sua intenção é ter mais seguidores e likes na rede social, não dá para deixar de falar em como postar vídeo no Facebook!

Mas não deve ser só por esse motivo que você deve levar esse objetivo de ter mais seguidores em consideração!

O engajamento também é uma excelente forma de divulgação boca a boca.

Afinal, quanto mais interessante for o seu vídeo, mais as pessoas falarão sobre ele e mais a sua empresa será divulgada.

É um efeito dominó, mas para que todos caiam é necessário que alguém faça o primeiro movimento.

Por isso é tão importante pensar em produzir um material que desperte interesse em quem estiver vendo.

Afinal, como nós dissemos, quanto mais a pessoa se identificar com o vídeo, mais ela vai se engajar com a sua marca, e, assim, a conquista estará quase completa.

Mas “quase” concluído por quê?

Quase porque ainda faltam dois pontos importantes.

6. Não deixe de usar um CTA

Depois que duas pessoas passaram um tempo se conhecendo melhor e a partir de então tenha nascido um sentimento recíproco, normalmente rola aquele beijinho tipo o da Mary Jane com o Homem aranha (nada de cabeça para baixo, por favor!).

Depois disso e de alguns beijos como aquele, normalmente uma certa perguntinha é feita. 😉

Nesse caso aqui, você não vai pedir para o consumidor namorar contigo, assim como o Homem aranha pediu a Mary Jane. Até porque isso seria muito estranho! o.O

Mas você pode pedir para ele assumir um compromisso com a sua empresa por meio de uma compra.

Para tanto, inclua um CTA, o Call To Action em seus vídeos no Facebook, por meio de links em indicadores como “compre” ou qualquer outra ação que desejar.

Se quiser saber tim tim por tim tim o que é Call To Action e como utilizá-lo corretamente, não deixe de conferir a publicação sobre o assunto.

7. Avalie os resultados

O Facebook fornece todos os dados sobre as campanhas realizadas nele.

Elas ficam armazenadas no Gerenciador de anúncios da rede social e ajudam um analista de marketing e um CEO a terem mais conhecimento do que realmente têm surtido resultado dentro das campanhas feitas.

Mas, apesar de esse gerenciador normalmente é usado quando existe um investimento feito em publicidade paga, ele também é muito útil para avaliar o número de pessoas que têm interagido com a sua publicação.

Então aproveite isso e avalie o seu desempenho com o vídeo.

Nenhuma estratégia online é eficiente se não for acompanhada de perto, porque só acompanhando de perto é possível tomar decisões em uma campanha.

Assim dá para corrigir algum erro de percurso e até usar a métrica para pensar em ações futuras.

Como já entendemos como postar vídeo no Facebook, você gostaria de saber os benefícios de usar esse tipo de produção?

Benefícios de postar vídeo no Facebook

Benefícios de postar vídeo no Facebook

Ao fazer uma publicação desse tipo você está satisfazendo a necessidade das pessoas de consumir vídeos relevantes, rápidos e fáceis de consumir.

Como poucas estratégias conseguem grudar igual chiclete uma empresa na cabeça dos consumidores como o vídeo marketing. Sendo assim, ao produzir um, você consegue aumentar o valor da sua marca.

E por ter escolhido o Facebook como plataforma, os vídeos vão ainda aumentar o alcance, a visibilidade e o engajamento da sua empresa.

Sendo assim, mais pessoas estarão conhecendo o seu produto ou serviço, o que pode muito bem vir a gerar mais vendas e fazer o seu negócio crescer.

Como você já sabe como postar vídeo no Facebook, vamos conhecer uma outra ferramenta muito eficiente para vídeos que você precisa usar na sua empresa.

BÔNUS: com grandes lives vêm grandes visibilidades

BÔNUS

O Facebook Live é um recurso da rede social usado para transmissão de vídeos ao vivo.

Essa ferramenta é uma forma de divulgar um tipo de conteúdo sobre a empresa dentro da rede social com o objetivo de trazer ainda mais visibilidade para uma ela.

Quer um exemplo de sucesso com lives?

Sites de notícias costumam fazer transmissões ao vivo com maior frequência sempre que há necessidade de mostrar algo novo ou de passar uma informação muito importante.

Esse tipo de transmissão normalmente tem a intenção de divulgar uma novidade da empresa para os clientes.

Por isso as “lives” costumam ser cheias de informações e normalmente possuem um ou dois apresentadores em um ambiente neutro, podendo ser um estúdio ou até mesmo uma palestra.

Ficou curioso sobre o assunto?

Dê uma lida em nosso conteúdo sobre Facebook Live e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Faça como a frase: “mire a lua porque mesmo se você errar, ainda estará entre as estrelas”.

Agora, preste um pouco mais de atenção nas facilidades que a rede social oferece e aproveite esses segredos sobre como postar vídeo no Facebook e arrase na divulgação da empresa.

Como postar vídeo no Facebook? Luz! Câmera! Ação!

Como postar vídeo no Facebook Luz! Câmera! Ação!

Investir em vídeo para o Facebook como parte da estratégia online é um dos segredos do sucesso das grandes empresas no mercado atual.

Agora sim nós podemos apostar que você não vai querer ficar de fora desse filme de ação sucesso de bilheteria!

Mas é fácil! Para fazer parte dele é só seguir essas dicas e mais de meio caminho já estará andando.

E por isso nós preparamos um pequeno resumo de tudo o que foi lido até aqui. Uma revisão nunca faz mal, não é mesmo?

Então, anote tudo!

  1. Saber como postar vídeo no Facebook está diretamente ligado a sua necessidade de divulgação da empresa;
  2. Os vídeos são uma forma de se aproximar do seu cliente ideal, o Miguel;
  3. Com vídeos postados no Facebook, a chance de conquistar um excelente resultado quando o assunto for ter mais seguidores e ser conhecido na web;
  4. Nunca demore demais para publicar vídeos nessa rede social, acaba ficando chato;
  5. Descubra os benefícios de usar o Facebook Live e aproveite para sair na frente do concorrente.

E se quiser outras dicas sobre como postar vídeo no Facebook ou qualquer outro assunto não deixe de conferir os conteúdos sobre marketing, texto, análises, redes sociais e muito mais no blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!