Criador de persona: defina o rumo de suas estratégias de marketing

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Publicado: 9 de agosto de 2018 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

Com o criador de persona suas ações de divulgação tem um ponto de partida bem definido. Descubra por que o primeiro passo é o mais importante!

Vamos brincar de faz de conta? Calma, calma, calma! Você não acessou o conteúdo errado enganado por um título mentiroso.

A razão da nossa historinha é te provar que o primeiro passo para conquistar resultados reais está no esforço de imaginação. Afinal, a persona será seu ponto de partido para estruturar todas suas ações de divulgação.

Quer uma prova disso? Aquele título alí que chamou a sua atenção foi pensado exatamente para te atrair! Como isso é possível? Definindo a persona.

Não é conto de fadas nem lenda! Mas com um bom criador de persona você poderá se tornar um verdadeiro mito do marketing.

Por esse motivo, vamos falar aqui no conteúdo da importância dessa definição e de realizá-la em uma boa ferramenta.

Está preparado? Vamos enfrentar essa jornada juntos!

Confira agora os tópicos do conteúdo:

O que é persona?

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Antes de falarmos sobre o criador de persona, precisamos deixar claro o significado dessa palavra. Isso porque, sem entendê-la não será possível aplicá-la.

Esse termo tem diferentes significados em diferentes áreas. Na psicologia, por exemplo, a persona trata da maneira como alguém se mostra a outra pessoa ou grupo de pessoas sem demonstrar sua verdadeira personalidade.

Já no teatro a persona significa literalmente máscara, seja ela real ou metafórica, algo usado pelos atores para ter aparência necessária em determinada apresentação.
No mundo dos negócios, persona é a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ou seja, um amigo imaginário com a importante função de definir quem seria seu comprador dentro do público-alvo.

Vamos deixar mais claro com esse exemplo aqui baseado em uma empresa de mentira:

Público-alvo: Homens e mulheres, 15 a 25 anos, interessados em esportes radicais, renda salarial maior de 1,000 reais. Compra determinado tipo de roupa para praticar atividades físicas e preferem visual casual.

Persona: João, 22 anos, skatistas, interessado em tendências de moda estrangeiras, frequenta eventos culturais ligados ao skate…

Enfim, o limite dos detalhes está na sua imaginação! Tudo que for útil para dar fundamento a sua persona é válido.

Mas afinal qual a importância desse exercício de imaginação? Quais são as vantagens e os benefícios?

Isso nem será preciso imaginar! Pois te diremos logo no tópico abaixo,

Qual a importância do criador de persona

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Criar persona é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing, especialmente dentro do Inbound Marketing. Afinal, como vimos, é ela quem dará a direção de suas ações de divulgação.

Isso é, é a partir da persona que será definido qual será a linguagem a ser usada com seu público, quais são os melhores canais de divulgação para atingir seu público, que tipos de ação são mais engajadoras, tem as de maior interesse horários, imagens…

Em resumo, absolutamente tudo dentro de suas estratégias de marketing é guiado pela persona. Sentiu o peso?

Por isso, o uso de um criador de persona preciso e eficiente é tão importante ao seu negócio. Sem ele, suas campanhas de marketing perdem a direção e podem se tornar ineficientes.

Imagina só perder dinheiro por falta de imaginação? Ou deixar de ganhar por preguiça de pensar?

Mas não adianta ter imaginação sem as ferramentas certas. Por isso, no próximo tópico falaremos sobre como usar o criador de persona.

Como usar o criador de persona

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Antes de mais nada, para usar o criador de persona é preciso ter acesso a um deles. A mente é poderosa, mas não vai fazer tudo sozinha, não é?!

Alguns dos melhores criadores de persona estão nos planejamentos de marketing das agências. Por isso separamos esse conteúdo aqui sobre software de inbound marketing para te ajudar na escolha.

Voltando ao criador de persona em si, ele não é nada mais que uma planilha com perguntas criadas para identificar os aspectos mais importantes do consumidor ideal para definir a persona.

Em geral, as perguntas do criador de persona são do tipo:

  • Quantos anos tem o potencial cliente?
  • Qual nível de formação?
  • Qual sua faixa salarial?
  • Onde ele mora?
  • Quais são os interesses dele?
  • Por qual tipo de assunto ele procura?
  • Em quais canais de comunicação ele está presente?

No entanto, especificar ainda mais as perguntas pode ser uma boa ideia dependendo do seu tipo de negócio.

Uma casa de festas, por exemplo, pode precisar saber coisas como “quais as músicas preferidas?” ou “quais tipos de bebidas preferidas”.

Com esse tipo de informação bem clara na mente, você pode começar a criar de fato sua persona, de repente, escolher um nome ou fazer um desenho da maneira como você a imagina.

Esse tipo de preocupação pode parecer bobagem, mas com toda certeza será muito mais fácil criar campanhas de marketing e produzir conteúdos de qualidade se você puder visualizar para quem está fazendo.

Use o poder da imaginação

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Chegamos ao final deste conteúdo, então é hora de recapitular aquilo que aprendemos sobre o criador de persona. Sem viajar na maionese ou ficar de histórias triste, te provamos a importância da imaginação no sucesso dos seus negócios.

Tudo começou quando falamos sobre a definição de persona. Ela é um personagem fictício criado para representar o consumidor ideal do seu produto ou serviço.
E isso te será útil quando precisar definir suas estratégias de marketing. Afinal, a partir da persona você entenderá os melhores canais de comunicação, a melhor linguagem, os melhores assuntos, os melhores horários entre muitas outras informações importantes.

Por isso é tão importante usar um criador de persona eficiente, capaz de fazer as perguntas certas e retirar as melhores respostas da sua cabeça diretamente para o perfil de sua persona.

Vimos também que é importante aliar o criador de persona com software de inbound marketing para obter melhores resultados.

Assim, chegamos ao fim da nossa história!

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