Aprenda o que é briefing e crie ações de sucesso

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Publicado: 31 de janeiro de 2018 | Atualizado: 6 de dezembro de 2019.

O que é briefing de qualidade para sua empresa? Não sabe? Por isso você precisa acompanhar o conteúdo e entender o por que construir uma relação próxima com o cliente é importante para obter sucesso em suas ações.

O briefing tem como objetivo coletar dados a fim de facilitar o desenvolvimento de um projeto. O documento detalha informações sobre a situação de uma marca ou empresa, aponta os problemas e identifica as oportunidades.

Ao saber como fazer um briefing e desenvolver corretamente, sua empresa terá a quantidade de retrabalhos reduzida, algo considerado positivo para os resultados de qualquer empresa.

Para se aprofundar no conteúdo e entender de verdade o que é briefing, veja os temas tratados a seguir:

Entenda o que é briefing e sua importância em empreendimentos

O que é briefing

Para você saber o que é briefing e como fazê-lo, vamos adotar um exemplo que provavelmente você já teve algum tipo de contato – o futebol.

Você possivelmente já assistiu um técnico passar instruções ou até treinar seu time de futebol. Sim, é possível usar o futebol para inserir você neste tema.

Um bom técnico treina diversas táticas e estuda o adversário para poder ganhar um jogo. Desde treinamentos com o intuito de proteção defensiva, até uma melhor forma de chegar ao gol adversário sem correr tantos riscos em seu sistema defensivo. Muitas vezes ele usa uma lousa para passar orientações.

Neste caso, o futebol representa o mundo do marketing digital. Já a lousa ou prancheta de instruções faz alusão ao seu modelo de briefing, um documento com objetivo de passar informações claras e precisas para facilitar o trabalho de uma equipe e, consequentemente, dar bons resultados.

Saiba o que é briefing com intuito de obter bons resultados deve conter as seguintes informações:

  • Quais são os objetivos do meu cliente;
  • Quais são os objetivos da empresa;
  • História da empresa
  • Histórico de ações da empresa
  • Situação do mercado atuante do cliente;
  • Perfil do meu consumidor;
  • Detalhes do produto do cliente.

Saber o que é briefing e aderir à sua empresa é tão importante quanto capacitar funcionários a exercer um bom atendimento.

Abaixo falaremos um pouco de algumas vantagens.

Bons resultados

Como falamos no exemplo do futebol, quando o time estuda o adversário e treina estratégias, o resultado atende as expectativas de todos. Com um modelo de briefing a produtividade da empresa será maior.

Outro ponto que traz bons resultados são os estudos de outras campanhas já usadas pelo seu cliente. Com o feedback de todas elas, você saberá quais têm melhores resultados e, a partir disso, o direcionamento da sua estratégia tende a ser mais assertivo.

Inspiração

Para produzir campanhas de sucesso é preciso saber o que é briefing e tê-lo bem estruturado. Assim o trabalho da equipe de produção será facilitado e a possibilidade do cliente ficar satisfeito é maior.

O exemplo a seguir também traz o futebol para nossa realidade e facilitará o entendimento quanto ao briefing

Um determinado clube de futebol acaba de fechar patrocínio com uma marca de material esportivo. Ou seja, esta empresa será responsável pelo fornecimento de materiais e também pela produção dos uniformes.

Antes de iniciar o projeto de desenvolvimento da camisa do clube, a empresa elabora um briefing a fim de estudar os trabalhos anteriores e concluir qual teve aceitação maior dos torcedores, neste caso são os clientes.

A marca pôde identificar se os clientes aceitam uma camisa mais ousada, mais distante dos padrões das cores do clube ou se é uma torcida mais conservadora e prefira por uniformes sem muitas mudanças.

Para chegar a essa conclusão a empresa pode incluir no briefing números de vendas dos últimos uniformes profissionais ou até mesmo opinião por meio de avaliações nas redes sociais.

Com todo esse histórico a chance de obter sucesso com a nova camisa passa a ser muito maior e a equipe de criação terá algumas inspirações. Por isso é extremamente importante saber como fazer um briefing.

Planejamento

O planejamento depende muito da qualidade do briefing. Caso ele seja detalhado, com informações precisas do público-alvo, histórico de campanhas do cliente e tudo de relevante para elaborar uma ação, o planejamento será mais assertivo.

Caso o profissional não saiba como fazer um briefing, a probabilidade do planejamento perder o foco aumenta.

Ao aprender o que é briefing marketing, você terá uma certeza: perguntas não feitas geram discussões e desalinhamentos com o cliente. Isso pode gerar retrabalhos.

Veja os principais pontos de um briefing

Ítens de um briefing

Antes de esclarecer como fazer um briefing, é preciso destacar as principais peças desse documento.

Objetivo do cliente

É importante alinhar com o cliente qual é o seu real objetivo ao iniciar a construção do briefing mkt. Esta é uma das etapas mais importantes do processo. Estimule o cliente a entender o objetivo de investimento pretendido. A conversa para alinhamento permite que os conteúdos produzidos tenham uma qualidade maior.

Valor do investimento

Ter um diálogo a fim de saber qual o valor o cliente está disposto a investir também tem um papel fundamental para a sequência do projeto. Assim é possível detectar qual serviço é o ideal para a situação.

Prazos estabelecidos

Estabelecer um prazo para a conclusão do projeto é fundamental para fazer um briefing, portanto, seja criterioso e transparente para definir a data de entrega do projeto.

Na maioria das vezes o cliente não tem noção do que é briefing e não sabe o tempo que é necessário para concluí-lo, por isso há a necessidade de ser transparente e deixar claro o que é ou não possível de entregar. Não comprometa a qualidade do projeto.

Conheça melhor seus concorrentes

Ao pesquisar “briefing o que é” no Google, você imaginou que seu concorrente também teria importância?

Para se ter sucesso em qualquer ramo, saiba que é preciso estudar os concorrentes, por isso esta etapa é extremamente importante na criação de seu briefing. É fundamental saber quais são os preços praticados por eles os pontos positivos e negativos de seus produtos.

Além disso, estude as principais campanhas utilizadas por eles. É boa? Pode servir de inspiração para sua? É possível melhorá-la?

Por meio destas questões veja o que pode fazer de melhor e insira em seu briefing.

Mapeamento do público-alvo

Lembre-se: para que um projeto seja satisfatório, é muito importante que você saiba para quem ele será destinado. Portanto é preciso identificar e destacar todas as informações do público para quem a ação será voltada.

Pergunte tudo que possa facilitar o desenvolvimento do projeto para seu cliente. Idade, classe social, gênero, etc., toda e qualquer informação pode ser fundamental no processo de como fazer um briefing marketing.

É muito comum que a empresa não conheça seu público. Pergunte como são as pessoas que frequentam a sua empresa ou o consumidor ideal para seu negócio, ou seja, a buy persona do seu negócio. Mas o que é buy persona?

Persona seria o cliente em que você pensa ao elaborar sua estratégia. É uma pessoa fictícia, mas que deve estar bem próxima da realidade do seu negócio, é aquele cliente que ao entrar na loja você já consegue perceber que ele irá consumir seu produto.

Ao definir quem é sua persona, o conteúdo produzido terá um direcionamento que possivelmente afetará o cliente que você deseja ter contato e isso é fundamente em um modelo de briefing.

Portfólio e objeções

Ao saber o que é briefing e entrar neste mercado, você irá se deparar com clientes que já possuem alguns trabalhos de publicidade. Por isso é importante verificar quais são e analisá-los para compreender a necessidade de seu cliente.

O conhecimento desse material é importante para auxiliar a estratégia utilizada e também será fundamental para a qualidade do produto entregue ao comprador.

É importante que o cliente aponte quais trabalhos não agradam sua empresa. Nem sempre uma estratégia considera ideal por você, será bem recebida pelo cliente. Por isso é importante coletar cada detalhe no primeiro contato.

Quando você souber o que é um briefing e pôr em prática, terá a dimensão da importância desta etapa de portfólios e objeções.

Como desenvolver um modelo briefing marketing

Como desenvolver um briefing

Tenha sempre em mente: inclua apenas informações que podem realmente impactar a estratégia utilizada.

Os pontos a seguir irão conduzir o desenvolvimento e você saberá como fazer um briefing marketing perfeito!

Escolha de profissional ideal

É essencial que o profissional responsável pelo plano de ação seja claro ao transmitir informações ao público-alvo. Os pontos abaixo devem ser analisados:

  • Quantidade de funcionários;
  • Faturamento anual;
  • Pesquisa do mercado atuante;
  • Ticket médio;
  • Alcance das redes sociais da empresa.

É extremamente delicada a escolha deste profissional. Lembre: ele não deve apenas saber o que é briefing, deve ser um especialista.

Alinhamentos e métodos organizacionais

Esta parte é crucial para você saber o que é briefing e fazer um de qualidade: agende reuniões para ficar o mais alinhado possível. Elas devem ter um tempo pré-determinado e ser objetivas.

Lembre-se: questione posições do cliente. Seja participativo, analise e dê sugestões. Essas atitudes facilitam a compreender o desejo do cliente e evita o desperdício de tempo.

Centralizar informações em um único documento é a forma mais fácil de organizar um briefing marketing. Evite acumular folhas desmembradas, isso dificulta o trabalho de pessoas que também terão contato com o briefing. Procure sempre ser claro e organizado ao alimentar o documento.

Dicas de boas perguntas para montagem de um de briefing

Existem várias perguntas-chave para o desenvolvimento para um modelo de briefing. Vamos listar algumas que poderão facilitar a elaborar seu material.

  1. Qual o site do seu negócio?
  2. Qual o ramo de atuação da empresa?
  3. Quais foram as campanhas desenvolvidas para a marca e qual o desempenho delas?
  4. Qual a aceitação do seu produto no mercado?
  5. Você trabalha com algum slogan?
  6. Existe um estilo que deseja seguir?
  7. Tem restrição a alguma cor?
  8. Qual o prazo de entrega?
  9. Quais os motivos fazem um cliente comprar seu produto?
  10. Qual sua vantagem em relação ao concorrente?
  11. Qual a faixa etária dos seus clientes?
  12. Já trabalha com alguma propaganda? Se sim, quais são elas?
  13. O que você espera dos nossos serviços?

Ao aprender o que é briefing, estas são algumas das questões a ser trabalhadas em sua criação. Mas, ao decorrer das reuniões, ao se envolver mais com o cliente, você saberá o que deve ser perguntado para o desenvolvimento do projeto ser facilitado.

Coloque tudo em prática e crie um briefing que dê resultados

Como fazer um briefing de criação

Com este conteúdo você aprendeu o que é briefing. Treinar as técnicas apontadas ao longo do material é essencial, assim os resultados serão cada vez mais positivos e ajudem ainda mais a estratégia adotada.

O desenvolvimento do briefing marketing irá direcionar a estratégia utilizada e permitirá um sucesso maior tanto para você, quanto para seu cliente.

Muitos projetos podem demorar mais do que o ideal devido à má criação do briefing. Quando este material está bem elaborado, o profissional terá uma margem de acerto maior, evitando retrabalhos e desperdícios de tempo, como foi falado.

Criar um modelo de briefing bem estruturado pode alavancar a satisfação dos clientes e também a produção da sua equipe.

Agora você sabe como fazer um briefing e pode aplicar nas suas próximas produções. Comece e colha bons resultados!

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