Conheça o que é Branding e aprenda como gerir sua marca na Web

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 31 de janeiro de 2018 | Atualizado: 19 de novembro de 2019.

O que é branding para sua marca? É o método mais usado por quem busca por inovação na hora de criar e manter a imagem de uma marca. Por isso, invista, cresça e ganhe mais clientes com um branding de marca bem elaborado.

Já percebeu como a maioria das marcas conhecidas se tornou referência trabalho, seja produto ou serviço? A intenção do especialista de branding de marca e marketing desta empresa é exatamente essa!

Um exemplo de como o seu cérebro de consumidor trabalha, é pensar em um produto ou serviço específico: refrigerante gelado – sua mente apresentará uma ou duas marcas específicas ao ler a palavra “refrigerante”, isso acontece porque o trabalho de branding de empresas foi pensado para você relacionar o “problema/necessidade” à marca.

Branding, quando relacionado à marca, é o termo mais utilizado do marketing digital, afinal ele será o carro chefe de todo o trabalho da sua empresa.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Para saber melhor o que é Branding e como fazer uma excelente gestão de marca, acompanhe nosso conteúdo:

Entenda o que é branding de marca

Como você já aprendeu o que é branding, saiba como usá-lo para construir uma marca forte. Uma excelente definição sobre o que é branding de marca está resumida na frase: “Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” de autoria de Wally Olins.

Os trabalhos de branding de marca são a forma mais eficiente de investir na imagem, na “cara” da sua empresa para o público, atraindo clientes novos para comprar o seu produto ou serviço.

O especialista de Branding da ESPM, Fábio Pando, afirmou em entrevista ao Terra que a marca de uma empresa é o conjunto de relações e valores para formar uma cultura. A cultura é determinante no jeito de ser e de se fazer o negócio.

O Branding marketing equivale a identidade de uma empresa, afinal, ela precisa ser única em todos os pontos. É importante também saber o que é branding de marca para poder corresponder aos interesses e necessidades do seu  público-alvo.

Em termos gerais, trabalhos de branding de marca é a percepção do seu cliente em relação à sua marca e não a sua vontade de transformá-la em algo.

O cuidado com a marca da sua empresa vai desde o pessoal até os trabalhos de marketing. Não basta divulgar a competência e praticidade do seu negócio se a sua equipe não acredita no funcionamento do seu serviço.

Conhecer os detalhes sobre o que é branding garante a todos na empresa entender de um mesmo raciocínio sobre a qualidade do serviço do seu negócio.

Uma empresa com um forte posicionamento no mercado, geralmente é uma lugar onde  as ideias centrais estão dentro do dia a dia da empresa na mente de cada funcionário.

Vender o sonho da empresa faz parte de conseguir bons resultados com o que é branding marketing, para os colaboradores absorverem a missão simbolizada pela marca. Isso também é  branding, porquê o colaborador se torna um espelho da missão e dos objetivos da empresa.

Todos precisam comprar a causa da empresa, todos precisam ter o mesmo alinhamento com relação a empresa, não basta apenas o dono.

Branding para construção de marca

Não é nada fácil fazer uma marca se tornar referência quando citar um assunto ou problema, são necessários muitos anos de investimento em conteúdo de branding marketing relevante, além de muita paciência.

Não pense que ao investir hoje em trabalhos de branding de marca, em menos de um mês os resultados começarão a aparecer!

A principal coisa a ser feita para criação de uma marca forte, por meio do estudo de branding, está relacionada a constante alimentação de informações em um determinado meio, mas como fazer isso?

O que é branding para gestão de marca?

Ótimo! O conceito sobre o que é branding marketing e como utilizar na sua marca já foi definido, entenda uma coisa importante: nunca subestime a força da sua marca no mercado e principalmente a reputação dela no meio comercial, pois não é uma questão apenas de nome!

Uma marca pode ser tudo aquilo que você representa para um cliente, depende de você se essa representação será boa ou ruim. Por isso o seu negócio precisa de um bom especialista para trabalhar o que é branding de marca, ou seja, alguém para cuidar de detalhes como:

1. Conteúdo

Procure conectar sua empresa a pessoas conhecidas popularmente, mas precisa ter relação com a sua marca.

Muitas empresas utilizam famosos e, dependendo do nicho de mercado, você poderá escolher pessoas  para defenderem o seu serviço ou produto para outras pessoas por meio de publicidade em revista, jornal, na web ou até mesmo na televisão.

Por exemplo a Bruna Marquezine para um produto de beleza, ou o Rafael Zulu para propagandas de roupa masculina.

2. Multissensorial

Explore sem pudor os 5 sentidos do seu cliente e para isso incentive a divulgação de experiências pessoais, por exemplo oferecendo amostras grátis do seu produto. Essa é uma prática muito utilizada nos trabalhos sobre o que é branding de marca.

Não se esqueça de fazer uma longa e extensa pesquisa sobre quem são e onde estão os seus clientes, o seu público alvo, isso é muito importante para garantir mais tranquilidade no momento de investir na produção de branding.

3. Persistência

Confie na sua insistência diante de cada uma das dificuldades encontradas no momento de divulgar sua marca para o cliente. Insista e seja teimoso, pois assim você saberá como o resultado vai aparecer, mais cedo ou mais tarde, o branding de marca trata muito disso.

Como já foi alertado, os resultados do seu investimento em qualidade de branding de marca não vão aparecer de um dia para o outro, é necessário paciência, calma e muita persistência no trabalho da sua equipe de marketing, tudo para agregar ainda mais o branding.

Saber o que é branding marketing é algo para ser construído aos poucos, baseado em técnicas, estudos e principalmente, baseado na imagem a qual você quer reforçar na cabeça do seu público alvo sobre a sua empresa.

Toda a parte gráfica demanda muito trabalho, análise e tempo, principalmente tempo. Tenha paciência, pois se você estiver fazendo um trabalho produtivo, os resultados aparecerão, só não se esqueça do conceito de “marca” e o ligue aos elementos básicos da sua empresa:

  1. Atendimento;
  2. Produto/serviço;
  3. Solução de problemas.

Caso este atendimento não seja feito de forma eficiente, sobre o que é branding marketing você estará prejudicado a empresa como um todo.

A maioria dos especialistas define o que é branding como uma prática constante, já que não depende apenas das ações de marketing atreladas a ele.

Produto ou serviço precisa ter qualidade, resistente, eficiente e especialmente preparado para suprir as necessidades do seu público-alvo. Não descuide um minuto sequer da qualidade do seu trabalho e do seu produto ou serviço oferecido.

Resolver problemas é uma forma simples e eficiente de mostrar ao seu cliente que você está interessado em manter o relacionamento entre vocês o mais próximo possível. Os problemas podem acontecer em qualquer situação, por isso auxilie seu cliente quando isso acontecer.

Saiba melhor o que é marca

Uma marca é o conjunto de coisas para, de alguma forma, remeter sua empresa. Saber o que é marca não se baseia apenas no logo, seu nome, seu mascote ou slogan, a marca de uma empresa é o conjunto de todas as características as quais podem representá-la.

Porém, saber o que é marca não depende exclusivamente de você. Na verdade, até mesmo a sua equipe de funcionários pode influenciar na visão das pessoas sobre a sua empresa.

O especialista em branding marketing, Luc Speisser, da Landor, afirma que saber o que é marca é entender “o que uma empresa, uma instituição ou grupo de produtos e serviços representam no coração e na mente das pessoas”.

De uma forma específica, o conceito do que é branding dentro de uma empresa vai além de uma imagem corporativa bem vista pelo consumidor, é preciso criar uma imagem coerente, única e personalizada para que a sua companhia possa sobreviver no mercado.

Usar um bom entendimento do que é branding para cuidar melhor do que é gestão de marca na sua empresa e permite que a retenção dos clientes seja maior, meta de todos os gestores hoje.

Você será lembrado porque o trabalho de branding foi feito especialmente para agregar valor e qualidade a todo o conjunto de serviços que você tem a oferecer ao seu público alvo.

Perfeito não mesmo? Para que você entenda o que é branding marketing todas as vertentes que ligam, de alguma forma a sua marca precisam ser cuidadosamente detalhadas.

Com o desenvolvimento do marketing e suas estratégias durante os anos, os empresários têm investido um bom tempo e recursos nos estudos de branding, pois ali estão as tão esperadas jóias raras de uma grande gestão de marca.

Saber o que é gestão de marca ajuda a controlar toda a base do seu negócio com o objetivo de ligar de forma natural a sua empresa na mente do consumidor sem ele perceber.

Existem muitas formas de fazer com que o seu público lembre da sua marca com mais facilidade por meio do branding, e se você seguir todos os passos de como montar um bom esquema de branding para o gestão de marca, saber o que é marca poderá ajudá-lo a fixar sua empresa na mente do consumidor.

Lembra daquele exemplo do refrigerante gelado que você imaginou lá no começo? É deve ser o tipo de percepção do seu cliente sobre o que é gestão de marca. Criar uma identidade, indispensável e única no mercado.

Saber o que é marca, para os consumidores, pode ser as asas da Victoria Secrets, o som inconfundível de uma Harley-Davidson, o vermelho no logo da Coca-Cola, a batata crocante do McDonald’s ou a elegância dos equipamentos da Apple. Todas essas companhias são exemplos fortes de uso de branding para força do que é gestão de marca.

Gestão de marcas - branding

Marca é, portanto, aquilo que diferencia produtos e empresas uns dos outros e quanto mais clara for essa distinção, mais profunda a companhia estará na mente do cliente, o que pode ser de uma forma positiva ou negativa, vai depender de como você gerencia tudo.

Bom, você já sabe o que é branding, e como utilizar para cuidar da sua marca, vamos entender melhor como planejar essa estratégia.

Passo a passo para planejar o branding de uma empresa

De acordo com o especialista em definir o que é branding marketing, Wally Olins a construção de uma marca depende, de engajamento da equipe e de muita pesquisa.

O especialista defende que o dia a dia de um líder em marketing seja baseado em ter uma estratégia pré definida de como será a sua abordagem da marca.

Para Wally Olins, o gerenciamento e a construção de um bom branding para sua companhia deve seguir um passo a passo:

Estudo dos vetores – analisar a percepção do seu Produto;

Estrutura da Marca – É importante saber o que é marca corporativa, para definir onde e como o nome e a parte gráfica da companhia podem juntos descrever o segmento e área de atuação da empresa;

O que pertence e o que não – Essa é a base do seu branding, afinal é a partir disso no qual se inicia o primeiro contato com a sua empresa;

Diferenciar – Dê um novo olhar ao produto ou serviço oferecido pela sua companhia, ofereça novidade e se a marca tiver sucesso em fazer a releitura de uma coisa comum em algo moderno e inovador, sua empresa possui uma identidade própria favorecendo o branding da sua marca;

Pesquise – Não deixe de olhar o seu público e as pesquisas feitas por ele na internet, quais suas preferências. Mensurar os dados e colher informações são maneiras de garantir mais sucesso ainda no planejamento do seu branding;

Propaganda – A promoção da sua empresa é muito importante neste processo e favorece o branding;

Se você quiser conhecer mais sobre o que é propaganda acesse nosso conteúdo específico sobre esse tema!

Distribuição – Logística é um dos pilares de uma companhia e está diretamente ligada ao prazo de entrega de produtos, e consequentemente está ligada ao branding de uma empresa.

Eles sempre dizem que para que uma marca seja bem representada na internet ela precisa de uma boa imagem, oferecer uma boa experiência ao usuário e construir com ele uma conexão de objetivos e verdades.

Depois que essa conexão é feita, você não irá conquistar apenas clientes… E sim fãs!

Vale a pena conferir!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Branding: melhor ferramenta para fortalecer empresas

O que é branding de uma empresa nova ou uma startup? Como deve ser projetado para facilitar o trabalho de quem está procurando por um especialista no seu produto ou serviço?

Criar um modelo de branding para divulgar a sua marca permite maior liberdade para que o seu trabalho tenha resultados e, posteriormente, traga conversões.

Se você conseguir seguir todas as regras de como trabalhar o branding de forma correta, o seu nível de conversão pode crescer com o tempo para um número muito acima do projetado com ações de marketing isoladas.

Para isso, conte com os diferentes modelos de gestão de marca na qual a sua companhia pode obter e aproveite o conhecimento de branding para incrementar ainda mais o trabalho de divulgação das ideias da sua companhia.

No geral, o trabalho de um especialista em gestão de marca se baseia em definir quais impressões o seu cliente terá ao ouvir falar de um serviço ou produto específico.

Para Startups a forma mais eficiente de crescer, além da qualidade no serviço ou produto oferecido, está na divulgação do que é marca, e só dá certo com um bom planejamento de branding e gestão.

Para que o branding funcione no planejamento de identidade de marca de uma empresa é necessário que as etapas estipuladas pelos especialistas acima citados sejam cumpridas da forma correta, sem isso fica complicado relacionar uma necessidade ou problema de um cliente com a sua marca.

Como disse o especialista Fábio Pando: “Criar uma marca vai muito além do logo”

Todo o estudo de uma boa gestão de marca parte do princípio de a empresa inteira agregar na construção da imagem do negócio e para isso o branding é extremamente necessário.

Compartilhe nas Redes Sociais

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa